PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO (PPGAVE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE DOS SANTOS DEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE DOS SANTOS DEIRO
DATA: 08/08/2024
HORA: 00:00
LOCAL: Sala virtual Google meet
TÍTULO: ALINHANDO ESTRATÉGIAS E CONSTRUINDO O FUTURO
PALAVRAS-CHAVES: Plano de desenvolvimento institucional. Educação superior. Planejamento setorial
PÁGINAS: 58
RESUMO: Uma avaliação das práticas de planejamento das coordenações dos cursos de graduação em um Centro de Ensino da Universidade Federal da Paraíba PÁGINAS: 58 RESUMO: A implementação do planejamento estratégico nos diversos níveis de uma organização requer a aplicação de técnicas e ferramentas que traduzam a estratégia em cursos de ação, objetivos e metas a serem alcançadas. No contexto da educação superior, o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) define o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) como o documento norteador na condução deste processo. Diante desse cenário, este estudo se propõe avaliar as práticas de planejamento utilizadas pelas coordenações dos cursos de graduação em um centro de ensino da UFPB, identificando e classificando a percepção dos sujeitos da pesquisa quanto à contribuição do planejamento setorial alinhado ao PDI para a melhoria da gestão educacional e as principais dificuldades encontradas em sua execução. Metodologicamente, a pesquisa será conduzida por meio de um procedimento de métodos mistos, combinando elementos de abordagem qualitativa e quantitativa, sustentado por pressupostos que circulam entre a lógica dedutiva e indutiva e estruturas interpretativas pragmáticas, sob a lente teórica das ciências sociais, cuja abordagem de investigação será um Estudo de Caso Intrínseco. Para alcançar os objetivos pretendidos, será realizada a caracterização do perfil dos gestores e técnicos administrativos dos cursos de graduação do centro de ensino em estudo, bem como uma análise das respectivas práticas de planejamento. A coleta de dados será realizada por meio de pesquisa documental seguida da aplicação de questionário semi-estruturado, com questões abertas e fechadas, junto aos técnicos administrativos, coordenadores e vice-coordenadores vinculados aos cursos de graduação, e da realização de entrevistas semiestruturadas agrupadas por pauta com os gestores e um representante técnico-administrativo de cada coordenação de curso de graduação do respectivo do centro de ensino. A análise dos dados ocorrerá em uma abordagem convergente, a partir da fusão dos resultados de ambos os achados, qualitativos e quantitativos. Os dados quantitativos serão interpretados por meio de análise descritiva e os dados qualitativos através da análise do discurso, com o aporte teórico de Eni Orlandi, Carlos Matus e Pierre Bourdieu. Como produto técnico, será desenvolvida uma plataforma web para apoiar o planejamento estratégico setorial que possa ser aplicável a todas as unidades educativas da UFPB.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1071458 - PAULO FERNANDO DE MOURA BEZERRA CAVALCANTI FILHO
Interno - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Externo ao Programa - 1516861 - RODRIGO FREIRE DE CARVALHO E SILVA