PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO (PPGAVE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: HIRLA CARLA LIMA AMORIM

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HIRLA CARLA LIMA AMORIM
DATA: 29/05/2025
HORA: 10:00
LOCAL: Google Meet - Atividade Remota
TÍTULO: AUTOFINANCIAMENTO DAS AÇÕES DE INTERNACIONALIZAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA EM UMA PERSPECTIVA ORÇAMENTÁRIA (2019 – 2023)
PALAVRAS-CHAVES: internacionalização da educação; ações de internacionalização;monitoramento orçamentário; autofinanciamento.
PÁGINAS: 200
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas
RESUMO: A Política de Internacionalização do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) foi aprovada por seu Conselho Superior através da Resolução – Ad Referendum n° 19, de 24 de abril de 2018. Todavia, é possível constatar que as ações de internacionalização já ocorriam, conforme podemos observar no primeiro Plano de Desenvolvimento Institucional 2005 - 2009 do IFPB. A pesquisa se debruça sobre o autofinanciamento das ações de internacionalização do Instituto, no período de 2019 a 2023. A perspectiva orçamentária é aplicada aqui como ferramenta, auxiliando na compreensão da gestão dos recursos destinados à internacionalização do IFPB. Neste recorte temporal, as ações foram analisadas frente aos eixos da Política de Internacionalização e aos indicadores de desempenho do Planejamento Estratégico Decenal (2016 – 2025). Quanto à metodologia, a pesquisa se caracteriza com abordagem qualitativa, objetivos descritivos, tendo como procedimento técnico a análise documental. Documentos institucionais publicados no sítio eletrônico do IFPB, foram utilizados como fontes primárias, a exemplo de: regimentos, resoluções, recomendações, planos de desenvolvimento, relatos integrados, editais e etc. Após a coleta de dados, estes foram tratados por meio da técnica de análise de conteúdo. A análise permitiu inferências significativas, e concluiu que não vem ocorrendo o monitoramento orçamentário das ações de internacionalização autofinanciadas, nem tão pouco há um direcionamento sistêmico quanto a disponibilidade orçamentária, ou uma gestão centralizada destes recursos. Em face a este cenário, foi elaborado um relatório técnico que apresenta além da análise situacional, sugestões e recomendações para o monitoramento destas ações. Este documento consolidado a partir de uma análise propositiva, idealizado no formato de cartilha digital, busca contribuir de forma prática para o monitoramento orçamentário, alicerçado em um painel colaborativo de dados.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS
Interno - 1668617 - PAULO CESAR GEGLIO
Externo à Instituição - Rooney Figueiredo Pinto