PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO (PPGAVE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: GILDA BARBOSA OLIVEIRA DE SOUSA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GILDA BARBOSA OLIVEIRA DE SOUSA
DATA: 27/08/2025
HORA: 15:00
LOCAL: Laboratório do PPGAES
TÍTULO: CAMINHOS DA SAÚDE NA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA UFPB: avanços e desafios
PALAVRAS-CHAVES: Assitência estudantil; saúde; ensino superior.
PÁGINAS: 42
RESUMO: O advento das políticas públicas como o REUNI e a Lei de Cotas fez com que o perfil dos estudantes das IES mudassem significativamente resultando numa presença expressiva de alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas com maior participação de pretos, pardos, minorias étnicas e estudantes com baixa renda familiar. Diante dessa aparente democratização do ensino superior as IES contam com o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), normatizado pelo Decreto nº 7.234 de 19 de julho de 2010, que se afirma como sendo uma política pública que pauta a permanência estudantil neste nível de ensino. O PNAES trás dez áreas estratégicas para o desenvolvimento das ações de assistência esudantil. São garantidas ações na área de moradia, alimentação e transporte, que possibilitam o acesso dos estudantes às universidades e o suprimento das suas necessidades elementares, como também estão previstas ações na área da saúde, esporte, cultura, e outras que contribuem para uma assistência mais ampla e uma promoção integral do bem-estar acadêmico. A partir deste contexto, a presente pesquisa tem como intencionalidade responder a seguinte questão problema: como as ações de atenção à saúde são desenvolvidas pela assistência estudantil na UFPB?. Nesse sentido, busca-se mapear os serviços de saúde disponibilizados aos discentes da UFPB nos seus quatro campi com a finalidade de alcançar o seguinte objetivo geral: compreender como as ações de atenção à saúde, enquanto eixo do PNAES, são desenvolvidas pela assistência estudantil na realidade da UFPB, notadamente a partir da criação do PNAES/PRAPE. A pesquisa é empírica, aplicada, exploratória e descritiva, com foco nos serviços de saúde ofertados pela UFPB no âmbito da assistência estudantil. Adota abordagem mista: qualitativa, com o mapeamento dos serviços nos quatro campi; quantitativa, com questionários aplicados aos discentes residentes e analiza os dados pala abordagem da estatística descritiva. Utiliza pesquisa de campo e levantamento bibliográfico/documental. O estudo abrange o período de 2020 a 2025, contemplando tanto um ciclo completo de formação acadêmica quanto uma gestão reitoral integral. A partir da percepção dos estudantes, busca oferecer subsídios concretos para o aprimoramento das políticas institucionais de saúde no ensino superior.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1106940 - Alexandre Macedo Pereira
Interno - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS
Externo ao Programa - 1346663 - ALDA MARIA DUARTE ARAUJO CASTRO