PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO (PPGAVE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: GEYSA KARLLANA BATISTA LEITE
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GEYSA KARLLANA BATISTA LEITE
DATA: 07/08/2025
HORA: 15:00
LOCAL: Centro de Educação
TÍTULO: PERCEPÇÕES E SILENCIAMENTOS: Um estudo sobre as relações étnico-raciais e a construção de uma gestão antirracista no Instituto Federal de Educação da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Questões étnico-raciais; racismo institucional; gestão antirracista; IFPB
PÁGINAS: 97
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente estudo, intitulado PERCEPÇÕES E SILENCIAMENTOS: Um estudo sobre as
relações étnico-raciais e a construção de uma gestão antirracista no Instituto Federal de
Educação da Paraíba, teve como objetivo compreender como as questões étnico-raciais
atravessam o exercício do trabalho dos/as Técnicos/as Administrativos/as em Educação no
Instituto Federal de Educação da Paraíba, lotados/as na Diretoria Geral de Gestão de Pessoas,
buscando contribuir com o exercício de uma gestão antirracista. Os objetivos específicos
dessa pesquisa são: contextualizar a política de cotas raciais para o ingresso no serviço
público, ressaltando a sua dimensão histórica e a sua materialização; analisar a manifestação
do racismo estrutural presente nas instituições, destacando como a gestão antirracista se alinha
aos propósitos históricos e institucionais do IFPB; conhecer a percepção dos servidores/as
acerca de como as questões étnico-raciais perpassam o exercício do seu trabalho na Diretoria
Geral de Gestão de Pessoas do Instituto Federal de Educação da Paraíba; propor um produto
em forma de seminário sobre letramento racial como projeto de formação humana para os
servidores/as do Instituto Federal de Educação da Paraíba. Compreendendo a subjetividade
presente nas relações sociorraciais em seu contexto laboral, optamos por uma metodologia de
pesquisa qualitativa e seus processos envolveram uma revisão sistemática, e pesquisa
documental. Como técnica de coleta de dados, recorreu-se à aplicação de questionário e uma
escala de discriminação racial no atendimento ao público, fazendo o uso da análise temática
para sistematizar os achados provenientes do uso desses instrumentos. Os resultados obtidos
demonstram que há uma urgente necessidade de conscientização e educação dos servidores e
servidoras para o enfrentamento do racismo, bem como há um desconhecimento dos
participantes acerca do funcionamento das ações afirmativas no serviço público. Esses
resultados também indicam um ambiente de trabalho permeado por silenciamentos e
negações, em que a percepção a respeito dos atravessamentos das questões raciais varia entre
os indivíduos, sendo mais bem identificada por aqueles que possuem algum conhecimento
acerca dos efeitos deletérios que as desigualdades raciais produzem em nossa sociedade.
Como produto técnico tecnológico apresentamos a estrutura para a produção de um seminário
de letramento racial para o desenvolvimento de competências antirracistas em seus
participantes. E apresentamos, dentre as sugestões técnicas, a revisão das políticas e práticas
institucionais de gestão de pessoas, sob um olhar antirracista.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1779446 - MARIANA LINS DE OLIVEIRA
Interno - 1106940 - Alexandre Macedo Pereira
Externo ao Programa - 1238445 - DIEGO DOS SANTOS REIS