PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO (PPGAVE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: GEYSA KARLLANA BATISTA LEITE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GEYSA KARLLANA BATISTA LEITE
DATA: 07/08/2025
HORA: 15:00
LOCAL: Centro de Educação
TÍTULO: PERCEPÇÕES E SILENCIAMENTOS: Um estudo sobre as relações étnico-raciais e a construção de uma gestão antirracista no Instituto Federal de Educação da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Questões étnico-raciais; racismo institucional; gestão antirracista; IFPB
PÁGINAS: 97
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente estudo, intitulado PERCEPÇÕES E SILENCIAMENTOS: Um estudo sobre as relações étnico-raciais e a construção de uma gestão antirracista no Instituto Federal de Educação da Paraíba, teve como objetivo compreender como as questões étnico-raciais atravessam o exercício do trabalho dos/as Técnicos/as Administrativos/as em Educação no Instituto Federal de Educação da Paraíba, lotados/as na Diretoria Geral de Gestão de Pessoas, buscando contribuir com o exercício de uma gestão antirracista. Os objetivos específicos dessa pesquisa são: contextualizar a política de cotas raciais para o ingresso no serviço público, ressaltando a sua dimensão histórica e a sua materialização; analisar a manifestação do racismo estrutural presente nas instituições, destacando como a gestão antirracista se alinha aos propósitos históricos e institucionais do IFPB; conhecer a percepção dos servidores/as acerca de como as questões étnico-raciais perpassam o exercício do seu trabalho na Diretoria Geral de Gestão de Pessoas do Instituto Federal de Educação da Paraíba; propor um produto em forma de seminário sobre letramento racial como projeto de formação humana para os servidores/as do Instituto Federal de Educação da Paraíba. Compreendendo a subjetividade presente nas relações sociorraciais em seu contexto laboral, optamos por uma metodologia de pesquisa qualitativa e seus processos envolveram uma revisão sistemática, e pesquisa documental. Como técnica de coleta de dados, recorreu-se à aplicação de questionário e uma escala de discriminação racial no atendimento ao público, fazendo o uso da análise temática para sistematizar os achados provenientes do uso desses instrumentos. Os resultados obtidos demonstram que há uma urgente necessidade de conscientização e educação dos servidores e servidoras para o enfrentamento do racismo, bem como há um desconhecimento dos participantes acerca do funcionamento das ações afirmativas no serviço público. Esses resultados também indicam um ambiente de trabalho permeado por silenciamentos e negações, em que a percepção a respeito dos atravessamentos das questões raciais varia entre os indivíduos, sendo mais bem identificada por aqueles que possuem algum conhecimento acerca dos efeitos deletérios que as desigualdades raciais produzem em nossa sociedade. Como produto técnico tecnológico apresentamos a estrutura para a produção de um seminário de letramento racial para o desenvolvimento de competências antirracistas em seus participantes. E apresentamos, dentre as sugestões técnicas, a revisão das políticas e práticas institucionais de gestão de pessoas, sob um olhar antirracista.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1779446 - MARIANA LINS DE OLIVEIRA
Interno - 1106940 - Alexandre Macedo Pereira
Externo ao Programa - 1238445 - DIEGO DOS SANTOS REIS