PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO (PPGAVE) 
			 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA  
			
			
			
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Banca de DEFESA: MERCIA FERREIRA DE ASSIS
		
		
		 Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 
 DISCENTE: MERCIA FERREIRA DE ASSIS
 DATA: 23/01/2017
 HORA: 14:00
 LOCAL: CEDESP
 TÍTULO: A permanência e o êxito escolar dos estudantes: um estudo de caso
no Curso Técnico em Enfermagem da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal da
Paraíba.
 PALAVRAS-CHAVES: Permanência; Êxito Escolar; Educação Profissional Técnica de Nível Médio.
 PÁGINAS: 121
 GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
 ÁREA: Educação
 RESUMO: A presente pesquisa teve por objetivo maior analisar os fatores que favorecem ou prejudicam a permanencia e o exito escolar dos estudantes no Curso Tecnico em Enfermagem da Escola Tecnica de Saude da Universidade Federal da Paraiba, na perspectiva dos estudantes que permanecem, de seus professores e do gestor do curso. Alem desse, buscamos tambem: analisar as politicas publicas voltadas para a Educacao Profissional Tecnica de Nivel Medio no Brasil a partir da decada de 1990; caracterizar a Escola Tecnica de Saude, o Curso Tecnico em Enfermagem e seus indicadores de eficiencia academica; caracterizar o perfil socioeconomico e educacional do estudante que tem permanecido no Curso estudado e apresentar propostas de acoes visando a permanencia e o exito dos estudantes. Esse trabalho se constitui em um estudo de caso, no qual utilizamos para a interpretacao dos dados as categorias do modelo conceitual de performance escolar de Rumberger e Lim (2008). Na coleta dos dados, adotamos cinco instrumentos e envolvemos 66 sujeitos. Privilegiamos a abordagem qualitativa visto que adotamos a analise de conteudo apoiada em Bardin (2009) e em Minayo (2010). As conclusoes a que chegamos revelam que os aspectos favoraveis e prejudiciais a permanencia e ao exito estao, em sua maioria, classificados no fator Institucional, na categoria Escola. Portanto, passiveis de intervencao por parte da Escola. Ao final, apresentamos propostas de acoes, visando a permanencia e ao exito dos estudantes no Curso Tecnico em Enfermagem, referenciadas nas falas dos sujeitos que deram sua valorosa contribuicao nessa construcao. 
 MEMBROS DA BANCA: 
Interno - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
Interno - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES
Interno - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS
Externo ao Programa - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO