PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GERONTOLOGIA (PMPG)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
83998587527/8524
Notícias
Banca de DEFESA: ADRIANA MEIRA TIBURTINO NEPOMUCENO
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANA MEIRA TIBURTINO NEPOMUCENO
DATA: 25/09/2024
HORA: 14:00
LOCAL: INSTITUTO PARAIBANO DE ENVELHECIMENTO
TÍTULO: VÍDEO EDUCATIVO PARA PESSOA IDOSA SUBMETIDA AO CATETERISMO CARDÍACO
PALAVRAS-CHAVES: Idoso. Cateterismo cardíaco. Sentimentos. Educação em saúde. Tecnologia
educacional.
PÁGINAS: 81
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Neste estudo, explora-se a importância das doenças cardiovasculares, com ênfase na doença
arterial coronariana, principal causa de mortalidade mundial. Esta doença impacta a qualidade
de vida das pessoas idosas e sobrecarrega os serviços de saúde. O diagnóstico é realizado
através do cateterismo cardíaco, um procedimento invasivo que apresenta riscos e pode causar
ansiedade nos pacientes. Nesse contexto, o enfermeiro de hemodinâmica desempenha um
papel importante, oferecendo suporte educacional e emocional aos pacientes antes, durante e
após o procedimento. Os objetivos da pesquisa foram mapear as evidências na literatura sobre
os efeitos do uso de tecnologias educativas para pessoas idosas submetidas ao cateterismo
cardíaco e identificar os principais sentimentos desses pacientes frente ao procedimento, bem
como reconhecer as expectativas advindas do processo educativo. Além disso, visou-se
produzir um vídeo educativo sobre os cuidados adequados para o preparo, apresentação do
procedimento e cuidados pós-exame. O estudo possui abordagem metodológica que englobou
revisão de escopo, pesquisa de campo com pessoas idosas submetidas ao procedimento e
construção do vídeo educativo. A primeira fase seguiu as etapas tradicionais desse tipo de
estudo. A amostra foi composta por 20 estudos, majoritariamente publicados em 2021,
oriundos do Irã, executados por enfermeiros e com delineamento experimental randomizado.
As tecnologias utilizadas foram predominantemente vídeos educativos, com implicações nos
aspectos psicológicos e fisiológicos, no nível de conhecimento e na qualidade da assistência.
A pesquisa de campo consistiu em uma abordagem descritiva e exploratória, com entrevistas
semiestruturadas realizadas durante a admissão dos usuários, na hemodinâmica do Hospital
Universitário Lauro Wanderley. A população foi constituída por pessoas idosas com patologia
cardíaca a esclarecer, submetidas ao cateterismo cardíaco. A amostra não-probabilística por
conveniência foi composta por 25 participantes. Os dados coletados foram analisados
qualitativamente e processados com o auxílio do software IRaMuTeQ. A análise textual
multivariada pela Classificação Hierárquica Descendente permitiu a identificação de quatro
classes principais: Concepções positivas sobre o exame; Opiniões frente à participação na
pesquisa; Orientações sobre o procedimento a ser realizado; e Sentimentos em relação ao
procedimento. Os resultados mostraram que muitos pacientes experimentam sentimentos de
medo, ansiedade e incerteza. No entanto, as expectativas dos pacientes em relação ao
processo educativo são positivas. Este não apenas forneceu informações claras e acessíveis,
mas também foi bem recebido pelos pacientes, que relataram uma maior compreensão e
segurança em relação ao procedimento. Por fim, desenvolveu-se um recurso audiovisual, com
43 telas, que se destacou como uma importante ferramenta educativa, viabilizando maior
segurança de informações para esses indivíduos e reduzindo a possibilidade de intercorrências
durante ou após o procedimento. É um recurso tecnológico educativo, interativo, com
linguagem acessível e que fornece informações esclarecedoras, objetivas e dinâmicas sobre a
temática abordada.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2934188 - MAILSON MARQUES DE SOUSA
Presidente - 2166087 - MARIA ADELAIDE SILVA PAREDES MOREIRA
Interno - 1612532 - SUSANNE PINHEIRO COSTA E SILVA