PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GERONTOLOGIA (PMPG)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
83998587527/8524

Notícias


Banca de DEFESA: ADRIANA MEIRA TIBURTINO NEPOMUCENO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANA MEIRA TIBURTINO NEPOMUCENO
DATA: 25/09/2024
HORA: 14:00
LOCAL: INSTITUTO PARAIBANO DE ENVELHECIMENTO
TÍTULO: VÍDEO EDUCATIVO PARA PESSOA IDOSA SUBMETIDA AO CATETERISMO CARDÍACO
PALAVRAS-CHAVES: Idoso. Cateterismo cardíaco. Sentimentos. Educação em saúde. Tecnologia educacional.
PÁGINAS: 81
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Neste estudo, explora-se a importância das doenças cardiovasculares, com ênfase na doença arterial coronariana, principal causa de mortalidade mundial. Esta doença impacta a qualidade de vida das pessoas idosas e sobrecarrega os serviços de saúde. O diagnóstico é realizado através do cateterismo cardíaco, um procedimento invasivo que apresenta riscos e pode causar ansiedade nos pacientes. Nesse contexto, o enfermeiro de hemodinâmica desempenha um papel importante, oferecendo suporte educacional e emocional aos pacientes antes, durante e após o procedimento. Os objetivos da pesquisa foram mapear as evidências na literatura sobre os efeitos do uso de tecnologias educativas para pessoas idosas submetidas ao cateterismo cardíaco e identificar os principais sentimentos desses pacientes frente ao procedimento, bem como reconhecer as expectativas advindas do processo educativo. Além disso, visou-se produzir um vídeo educativo sobre os cuidados adequados para o preparo, apresentação do procedimento e cuidados pós-exame. O estudo possui abordagem metodológica que englobou revisão de escopo, pesquisa de campo com pessoas idosas submetidas ao procedimento e construção do vídeo educativo. A primeira fase seguiu as etapas tradicionais desse tipo de estudo. A amostra foi composta por 20 estudos, majoritariamente publicados em 2021, oriundos do Irã, executados por enfermeiros e com delineamento experimental randomizado. As tecnologias utilizadas foram predominantemente vídeos educativos, com implicações nos aspectos psicológicos e fisiológicos, no nível de conhecimento e na qualidade da assistência. A pesquisa de campo consistiu em uma abordagem descritiva e exploratória, com entrevistas semiestruturadas realizadas durante a admissão dos usuários, na hemodinâmica do Hospital Universitário Lauro Wanderley. A população foi constituída por pessoas idosas com patologia cardíaca a esclarecer, submetidas ao cateterismo cardíaco. A amostra não-probabilística por conveniência foi composta por 25 participantes. Os dados coletados foram analisados qualitativamente e processados com o auxílio do software IRaMuTeQ. A análise textual multivariada pela Classificação Hierárquica Descendente permitiu a identificação de quatro classes principais: Concepções positivas sobre o exame; Opiniões frente à participação na pesquisa; Orientações sobre o procedimento a ser realizado; e Sentimentos em relação ao procedimento. Os resultados mostraram que muitos pacientes experimentam sentimentos de medo, ansiedade e incerteza. No entanto, as expectativas dos pacientes em relação ao processo educativo são positivas. Este não apenas forneceu informações claras e acessíveis, mas também foi bem recebido pelos pacientes, que relataram uma maior compreensão e segurança em relação ao procedimento. Por fim, desenvolveu-se um recurso audiovisual, com 43 telas, que se destacou como uma importante ferramenta educativa, viabilizando maior segurança de informações para esses indivíduos e reduzindo a possibilidade de intercorrências durante ou após o procedimento. É um recurso tecnológico educativo, interativo, com linguagem acessível e que fornece informações esclarecedoras, objetivas e dinâmicas sobre a temática abordada.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2934188 - MAILSON MARQUES DE SOUSA
Presidente - 2166087 - MARIA ADELAIDE SILVA PAREDES MOREIRA
Interno - 1612532 - SUSANNE PINHEIRO COSTA E SILVA