PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GERONTOLOGIA (PMPG)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: HANYCKA THAYARA WANDERLEY FEITOSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HANYCKA THAYARA WANDERLEY FEITOSA
DATA: 16/10/2024
HORA: 09:30
LOCAL: INSTITUTO PARAIBANO DE ENVELHECIMENTO
TÍTULO: VÍDEO EDUCATIVO SOBRE AS DOENÇAS REUMÁTICAS PARA IDOSOS DA ATENÇÃO SECUNDÁRIA A SAÚDE
PALAVRAS-CHAVES: Vídeo Educativo. Pessoa Idosa. Idoso com Deficiência Funcional. Doenças reumáticas. Doenças Crônicas Não Transmissíveis.
PÁGINAS: 87
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: A longevidade mundialmente alcançada pressupôs certa urgência em tornar ações em saúde direcionadas às repercussões, tanto fisiológicas quanto patológicas do envelhecimento humano, tal como nas doenças reumáticas, que nos últimos anos passaram a ser alvo de estudos que pudessem compreender os fenômenos observados e assim desenvolver ferramentas terapêuticas e tecnológicas, as quais sejam capazes de gerir e prevenir os danos à saúde dessa população. Objetivos: investigar nas evidências científicas através de revisão integrativa da literatura quais as intervenções fisioterapêuticas atuais aplicadas em idosos com doenças reumáticas; avaliar o desempenho funcional dos idosos com doenças reumáticas da Atenção Secundária a Saúde; desenvolver um vídeo educativo sobre as doenças reumáticas em idosos. Método: Trata-se de um estudo metodológico realizado em três etapas. A primeira foi realizada uma revisão integrativa da literatura; a segunda foi uma pesquisa de caráter descritivo com abordagem quantitativa com objetivo de verificar o desempenho funcional dos idosos com doenças reumáticas na Atenção Secundária à Saúde; a terceira foi a construção de um vídeo educativo sobre as doenças reumáticas, possuindo como público alvo principal os idosos. Resultados: na primeira etapa foi evidenciado que a atividade física centrada na pessoa e aliada à educação em saúde por meio de suportes tecnológicos educativos, não agrava os sintomas, proporcionaram maior adesão ao tratamento e aumento do desempenho funcional entre os idosos. Na segunda etapa, os dados apresentaram que idosos nesse contexto em sua maioria eram mulheres (82,1%), tinham ensino fundamental incompleto (33,3%); pardos (48,7%); residiam na zona rural (56,4%); casados (61,5%), renda de um salário mínimo (69,2%); católicos (71,8%); autodeclararam sua saúde como regular ou ruim (71,8%); fisicamente inativos (56,4%); possuíam hipertensão arterial (33,3%) ou hipertensão arterial e diabetes (33,3%); espondiloartrose (35,9%), osteoartrose dos joelhos (25,3%) e nenhuma hospitalização anual (79,5%). No desempenho funcional através do WHODAS 2.0 36 itens, apresentaram comprometimentos maiores nos domínios da participação social (12±7,1), mobilidade (8,68±4,6), atividades domésticas (8,5±9,8) e escore total de (37,7±18,9). Conclusão: Foi possível verificar que o uso do recurso tecnológico audiovisual educativo em formato de vídeo pode ampliar a assistência aos idosos que buscam assistência fisioterapêutica nesse nível de atenção à saúde.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 6335603 - ANTONIA LEDA OLIVEIRA SILVA
Presidente - 3210302 - ROBSON ANTAO DE MEDEIROS
Externo à Instituição - VANESSA DA NÓBREGA DIAS