CCS - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GERONTOLOGIA (PMPG)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
83998587527

Notícias


Banca de DEFESA: LEONNYA DAYSE ARAÚJO PINHEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEONNYA DAYSE ARAÚJO PINHEIRO
DATA: 31/03/2025
HORA: 09:00
LOCAL: INSTITUTO PARAIBANO DE ENVELHECIMENTO
TÍTULO: JOGO SÓCIOINTERATIVO PARA CRIANÇAS E PESSOAS IDOSAS
PALAVRAS-CHAVES: crianças, pessoas idosas, representaçõe sociais, relação intergeracional, jogo
PÁGINAS: 78
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: O processo de envelhecimento humano está acontecendo de maneira exponencial, levando a um cenário mundial de crescente envelhecimento populacional. Este fenômeno traz à tona diversas reflexões, seja no campo da assistencia à saúde, seja nos diferentes setores dos quais atendem à esta população idosa.Outra questão relevante é sobre como as diferentes gerações estão preparadas para lidar com esse aumento e com este público.O presente trabalho, que se configura como uma dissertação teve como objetivos: Evidenciar estudos científicos que apresentavam as relações intergeracionais sob a perspectiva do olhar de crianças e pessoas idosas; identificar na pesquisa de campo às representações sociais das crianças e pessoas idosas sobre as relações intergeracionais e construir jogo interativo para crianças e pessoas idosas que trabalhe a temática das relações intergeracionais a partir das representações sociais. O método tratou-se de um estudo metodológico, qualitativo, composto por uma revisão de literatura, do tipo escopo, guiada pelas recomendações do Joanna Briggs Institute Reviewer’s Manual (JBI) e teve como pergunta norteadora: Quais as evidências científicas com representações sociais de crianças e pessoas idosas sobre relações intergeracionais? Também foi realizada pesquisa de campo com a participação de 40 (quarenta) alunos do ensino fundamental matriculados no Colégio de Aplicação – CAP/EBAS/UFPB e 40 (quarenta) pessoas idosas participantes do Instituto Paraibano de Envelhecimento – IPE/UFPB. A coleta de dados foi realizada em duas etapas. Na primeira etapa utilizou-se a técnica da Técnica da Associação Livre de Palavras (TALP) e em seguida foi realizada a tecnica do desenho-estória, a fim de captar as representações sociais de crianças e pessoas idosas. Para a construção do produto foram considerados os dados da revisão de literatura e da pesquisa. Os resultados da revisão mostratam a importância das relações intergeracionais e que estas podem contribuir para a melhoria da saúde física, mental e social de crianças e pessoas idosas; os estudos também demonstraram a complexidade e a riqueza dessas interaçõe geracionais, porém foi apontado uma escassez de estudos, no campo das representações sociais. Na pesquisa os resultados indicaram que as representações de cada grupo em relação ao outro são distintas, embora ambos demonstrem afetividade mútua. As pessoas idosas têm uma representação positiva das crianças, percebendo- as como seres afetivos e lúdicos. Já as crianças veem as pessoas idosas como seres amorosos e frágeis, que necessitam de cuidado. Ficou evidente a importância da promoção de atividades que envolvam relações intergeracionais, especialmente no engajamento em atividades lúdicas, para proporcionar o desenvolvimento tanto de crianças quanto de pessoas idosas. Concluiu -se que existem poucos estudos que abordem essa temática, ressaltando a necessidade de mais pesquisas na área. Os resultados obtidos subsidiaram a construção de um jogo de tabuleiro e cartas, a fim de trabalhar a témática do envelhecimento e das relações intergeracionais voltado para crianças e pessoas idosas.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6335603 - ANTONIA LEDA OLIVEIRA SILVA
Interno - 075.347.048-98 - BEATRIZ APARECIDA OZELLO GUTIERREZ - USP
Externo ao Programa - 290121 - EDNA GOMES PINHEIRO