CCS - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GERONTOLOGIA (PMPG)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: LEONNYA DAYSE ARAÚJO PINHEIRO
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEONNYA DAYSE ARAÚJO PINHEIRO
DATA: 31/03/2025
HORA: 09:00
LOCAL: INSTITUTO PARAIBANO DE ENVELHECIMENTO
TÍTULO: JOGO SÓCIOINTERATIVO PARA CRIANÇAS E PESSOAS IDOSAS
PALAVRAS-CHAVES: crianças, pessoas idosas, representaçõe sociais, relação intergeracional, jogo
PÁGINAS: 78
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: O processo de envelhecimento humano está acontecendo de maneira exponencial,
levando a um cenário mundial de crescente envelhecimento populacional. Este fenômeno traz
à tona diversas reflexões, seja no campo da assistencia à saúde, seja nos diferentes setores dos
quais atendem à esta população idosa.Outra questão relevante é sobre como as diferentes
gerações estão preparadas para lidar com esse aumento e com este público.O presente trabalho,
que se configura como uma dissertação teve como objetivos: Evidenciar estudos científicos
que apresentavam as relações intergeracionais sob a perspectiva do olhar de crianças e pessoas
idosas; identificar na pesquisa de campo às representações sociais das crianças e pessoas idosas
sobre as relações intergeracionais e construir jogo interativo para crianças e pessoas idosas que
trabalhe a temática das relações intergeracionais a partir das representações sociais. O método
tratou-se de um estudo metodológico, qualitativo, composto por uma revisão de literatura, do
tipo escopo, guiada pelas recomendações do Joanna Briggs Institute Reviewers Manual (JBI)
e teve como pergunta norteadora: Quais as evidências científicas com representações sociais de
crianças e pessoas idosas sobre relações intergeracionais? Também foi realizada pesquisa de
campo com a participação de 40 (quarenta) alunos do ensino fundamental matriculados no
Colégio de Aplicação CAP/EBAS/UFPB e 40 (quarenta) pessoas idosas participantes do
Instituto Paraibano de Envelhecimento IPE/UFPB. A coleta de dados foi realizada em duas
etapas. Na primeira etapa utilizou-se a técnica da Técnica da Associação Livre de Palavras
(TALP) e em seguida foi realizada a tecnica do desenho-estória, a fim de captar as
representações sociais de crianças e pessoas idosas. Para a construção do produto foram
considerados os dados da revisão de literatura e da pesquisa. Os resultados da revisão mostratam
a importância das relações intergeracionais e que estas podem contribuir para a melhoria da
saúde física, mental e social de crianças e pessoas idosas; os estudos também demonstraram a
complexidade e a riqueza dessas interaçõe geracionais, porém foi apontado uma escassez de
estudos, no campo das representações sociais. Na pesquisa os resultados indicaram que as
representações de cada grupo em relação ao outro são distintas, embora ambos demonstrem
afetividade mútua. As pessoas idosas têm uma representação positiva das crianças, percebendo-
as como seres afetivos e lúdicos. Já as crianças veem as pessoas idosas como seres amorosos e
frágeis, que necessitam de cuidado. Ficou evidente a importância da promoção de atividades
que envolvam relações intergeracionais, especialmente no engajamento em atividades lúdicas,
para proporcionar o desenvolvimento tanto de crianças quanto de pessoas idosas. Concluiu -se
que existem poucos estudos que abordem essa temática, ressaltando a necessidade de mais
pesquisas na área. Os resultados obtidos subsidiaram a construção de um jogo de tabuleiro e
cartas, a fim de trabalhar a témática do envelhecimento e das relações intergeracionais voltado
para crianças e pessoas idosas.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6335603 - ANTONIA LEDA OLIVEIRA SILVA
Interno - 075.347.048-98 - BEATRIZ APARECIDA OZELLO GUTIERREZ - USP
Externo ao Programa - 290121 - EDNA GOMES PINHEIRO