PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: LAURA COSTA DOS ANJOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAURA COSTA DOS ANJOS
DATA: 12/12/2018
LOCAL: Auditório do CEAR
TÍTULO: UTILIZAÇÃO DA VINHAÇA COMO MEIO DE CULTIVO PARA MICROALGAS E ESTUDO DA POTENCIALIDADE PARA A PRODUÇÃO ENERGÉTICA A PARTIR DA BIOMASSA
PALAVRAS-CHAVES: Vinhaça, Biocombustíveis, Microalgas.
RESUMO: Os biocombustíveis obtidos a partir das microalgas têm um retorno energético muito mais elevado do que outros biocombustíveis oriundo das plantas oleaginosas, entretanto seu custo de produção é de 4 a 10 vezes maior do que os combustíveis derivados de petróleo e do biocombustível proveniente das plantas oleaginosas, porém as microalgas produzem até 30 vezes mais quantidade de óleo por unidade de área de terra quando comparadas às plantas terrestres, o que compensa o alto custo de produção. A possibilidade de utilizar resíduos agroindustriais, inclusive resíduos da produção de biocombustíveis como meio de cultura, pode ser opção sustentável tanto energética como ecológica. A vinhaça mostra-se como um meio alternativo de cultivo de microalgas, porém, pelas suas características tóxicas e intensidade de cor e turbidez que impedem a fotossíntese, tornado-a inviável sem que haja um tratamento prévio desta. Vários materiais de baixo custo vêm sendo testados e utilizados com o intuito de diminuir a cor e toxicidade deste efluente, entre estes está as conchas de marisco Anomalocardia brasiliana. O coagulante natural TANFLOC SL vem sendo testado como adsorvente para tratamento de efluentes,.Considerando o que foi descrito, este trabalho testará os dois materiais no tratamento da vinhaça com a intenção de diminuir a turbidez e corrigir o pH para ser utilizada como nutriente nas culturas de microalgas. Após preparo da casca de marisco, estas serão adicionadas à amostras de vinhaça junto com o coagulante TANFLOC SL . Em seguida as amostras serão filtradas e foram determinados pH e turbidez . Os maiores valores de pH e menores valores de turbidez foram obtidos para as alíquotas cuja quantidade de pode casca de marisco foi menor (0,5g), de TANFLOC SL maior (0,3g). Após o tratamento da vinhaça 4 cepas de microalgas foram inoculadas com concentração de 10%, 20% e 40% de vinhaça num período de 15 dias. O desenvolvimento dos cultivos será acompanhado por meio de contagens celulares e através de medidas da fluorescência in vivo.A biomassa das algas será utilizada para a produção de bio diesel. Esperasse que os resultados sejam favoráveis pra o cultivo destas cepas na vinhaça para que a mesma venha a ter uma segunda fonte de utilização.
Externo ao Programa - 1855591 - KELSON CARVALHO LOPES
Interno - 1991244 - RAPHAEL ABRAHAO