PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: DANIEL DE PAULA DINIZ

DISCENTE: DANIEL DE PAULA DINIZ
DATA: 20/02/2020
LOCAL: Auditório do CEAR
TÍTULO: AVALIAÇÃO DE CICLO DE VIDA EM CERVEJARIAS
PALAVRAS-CHAVES: Cerveja, Avaliação de Ciclo de Vida, Energias Renováveis, Energia Solar Térmica, Energia Solar Fotovoltaica.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Fontes Alternativas de Energia
RESUMO: O mercado cervejeiro é um dos mais relevantes setores econômicos do Brasil, alcançando o patamar de terceiro maior do mundo, atrás apenas de China e Estados Unidos. A adequação desse setor às práticas ambientalmente sustentáveis estimula sua competitividade, resultando também em benefícios ambientais. Este trabalho está organizado em três artigos científicos. O primeiro artigo faz uma análise ambiental da etapa de transporte do malte para as indústrias, considerando uma cervejaria de grande porte e uma de pequeno porte, ambas instaladas no Nordeste. Verificou-se um alto impacto ambiental devido às grandes distâncias percorridas. O segundo artigo trata da geração de energia térmica para uso industrial cervejeiro, demonstrando a viabilidade tecnológica para substituição de fontes energéticas tradicionais (gás natural, por exemplo) por energia solar térmica. O terceiro artigo trata da geração de energia elétrica para uso em cervejarias. Aqui se compara a matriz energética atual com a geração fotovoltaica. Todos artigos quantificaram a pegada de carbono por meio da aplicação da metodologia da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), utilizando o software SimaPro, base de dados EcoInvent e método de avaliação de impacto ambiental IPCC 2013 GWP100a, que expressa o impacto ambiental em kg CO2-eq. Os resultados obtidos neste trabalho, somados aos resultados de futuras pesquisas abrangendo diversos setores industriais, poderão diminuir os efeitos negativos das atividades humanas. Com esses resultados, poderemos criar ações afim de mitigar a intensificação do efeito estufa, uma vez que o somatório das emissões evitadas poderá ser elevado. Por meio destas mudanças em diferentes setores, será possível, em um futuro próximo, estabelecer uma economia de baixo carbono.
Externo ao Programa - 6338198 - FLAVIO LUIZ HONORATO DA SILVA
Presidente - 1991228 - MONICA CARVALHO