PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ JOAQUIM DE SOUZA NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ JOAQUIM DE SOUZA NETO
DATA: 28/02/2020
LOCAL: SALA DE REUNIÕES DO CEAR
TÍTULO: GERAÇÃO DE ENERGIA TÉRMICA POR BIOGÁS EM UMA AGROINDÚSTRIA NA CIDADE DE POMBAL/PB
PALAVRAS-CHAVES: biodigestor sertanejo; biogás; viabilidade econômica.
RESUMO: Os resíduos sólidos oriundos de atividades antrópicas, como a bovinocultura, externam graves problemas ambientais, devido à elevada concentração de matéria orgânica. Por isso, faz-se necessário utilizar tecnologias para o seu tratamento. À vista disso, os biodigestores mostram-se como uma alternativa capaz de atender essa exigência. Perspectiva esta, observada na agroindústria Bolo das Oliveiras, na cidade de Pombal – PB, onde se encontra instalado um biodigestor modelo sertanejo. Assim sendo, este trabalho busca a maximização da produção de biogás, advindo do mesmo. A investigação ocorreu entre agosto de 2019 a janeiro de 2020, perfazendo 157 dias. O biodigestor foi alimentado diariamente com dois tipos de diluição. Na primeira fase, foram inseridos 100 Kg de dejetos bovinos diluídos em 200 litros de água, proporção de 1:2. Na segunda parte do experimento, foram utilizados 150 Kg de esterco diluídos em 150 litros de água, proporção de 1:1. Em ambas as fases adotou-se o tempo de retenção hidráulica de 45 dias, após esse período foram realizadas análises quinzenalmente até o 157° dia. As análises do afluente e dos efluentes abrangem as físicas e químicas. Os resultados obtidos até o presente momento mostraram poucas variações, no que concerne aos substratos, que podem estar associadas à incompleta digestão da massa orgânica em ambas as fases.
Externo ao Programa - 050.881.324-76 - ANDRE LUIZ MENEZES DE OLIVEIRA - UFPB
Interno - 007.382.484-44 - JOELDA DANTAS - UFPB