PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de DEFESA: TIAGO FONSECA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TIAGO FONSECA COSTA
DATA: 02/12/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Virtual
TÍTULO: ANÁLISE DE UM MÉTODO QUASI-ISOTRÓPICO PARA MITIGAÇÃO DE EFEITO DE ORIENTAÇÃO DE MALHA EM SIMULAÇÃO DE ESCOAMENTO BIFÁSICO EM RESERVATÓRIOS DE PETRÓLEO
PALAVRAS-CHAVES: Simulação de Reservatório, Efeito de Orientação de Malha, Método de Volumes Finitos Isotrópico, Método Quasi-Isotrópico.
PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Matemática da Computação
ESPECIALIDADE: Modelos Analíticos e de Simulação
RESUMO: Modelos matemáticos de reservatórios de petróleo têm sido utilizados há décadas. Estes modelos consistem em um sistema de Equações Diferenciais Parciais que descrevem o escoamento de fluidos dentro de um meio poroso, juntamente com um conjunto de condições iniciais e de contorno. A confiabilidade das predições atingidas depende do quão bem o modelo matemático representa a física do fenômeno. Como são feitas hipóteses simplificadoras para possibilitar a obtenção da solução numérica, erros são introduzidos. Desta forma, surgem diferentes resultados para um mesmo problema, a depender da orientação da malha, e este efeito, chamado de Efeito de Orientação de Malha, é o foco deste trabalho. Sua redução ou eliminação traz mais confiabilidade para os resultados obtidos. Este trabalho propõe um método Quasi-Isotrópico, que reconstrói valores de velocidade e mobilidade total na face de forma que leva o erro de truncamento a se tornar menos anisotrópico, para uma malha cartesiana, aplicando esta formulação na simulação de reservatórios de petróleo e comparando os resultados com as formulações convencionais. O método proposto é aplicado em malhas quadrangulares para três problemas: advecção-difusão linear; padrão 1/4 de 5 poços com relação constitutiva piston-like; problema de 3 poços com relação constitutiva brooks-corey. Ao analisar o desempenho do Método Quasi-Isotrópico nos dois problemas de petróleo, observa-se melhora em ambos, para todos os casos simulados, demonstrando o sucesso obtido na construção da formulação.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1508309 - MARCIO RODRIGO DE ARAUJO SOUZA
Interno - 2206749 - JOAO ALVES DE LIMA
Externo à Instituição - FERNANDO RAUL LICAPA CONTRERAS
Externo à Instituição - JOÃO BOSCO DIAS MARQUES