PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: LOUISE PEREIRA DA SILVA

DISCENTE: LOUISE PEREIRA DA SILVA
DATA: 24/02/2021
LOCAL: online
TÍTULO: AVALIAÇÃO DOS DADOS CLIMÁTICOS HISTÓRICOS NO ESTADO DA PARAÍBA E SEU USO EM ESTUDOS DE ENERGIA FOTOVOLTAICA
PALAVRAS-CHAVES: Tendências, Irradiação solar, MBE, MAE, RMSE, Temperatura do ar, Energias renováveis, Energia fotovoltaica.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
SUBÁREA: Engenharia Térmica
ESPECIALIDADE: Controle Ambiental
RESUMO: As mudanças climáticas podem gerar consequências no desempenho de unidades geradoras de eletricidade a partir de recursos renováveis, pois essas tecnologias são dependentes do clima da região de instalação. A partir das séries históricas de dados climáticos e das aplicações estatísticas, como o teste de Mann-Kendall quantificado pelo declive de Sen, é possível investigar indícios de mudanças climáticas. O estado da Paraíba, que está localizado na região Nordeste do Brasil, foi selecionado como área de estudo no presente trabalho. Estudou-se o comportamento climático dos dados das estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e de dados climáticos estimados, além da influência na produtividade de sistemas fotovoltaicos de silício monocristalino e policristalino. Foi verificada a presença de tendências significativas decrescentes, através do teste de Mann-Kendall, quantificadas pelo declive de Sen, nos dados de irradiação solar total horizontal do INMET, nas estações de Areia e Cabaceiras, o que significa que houve uma redução da irradiação solar nessas localidades. Nas análises de dispersão (MAE e RMSE) dos dados de irradiação solar total horizontal, entre o INMET e a National Aeronautics and Space Administration (NASA), três estações da NASA apresentaram erro aceitável em relação aos dados do INMET. A irradiação difusa horizontal calculada do INMET, relacionada com os dados do Centro de Referência para as Energias Solar e Eólica Sérgio de Salvo Brito (CRESESB) e da NASA, demonstrou pouca variação ao longo ano. A temperatura média do ar apresentou tendências significativas de aumento no período anual em todas as estações. A correlação de Spearman entre a irradiação solar total horizontal e a temperatura de operação da célula, foi significativa para todos os modelos de painéis fotovoltaicos. O impacto na produção fotovoltaica tomando como base o incremento da temperatura média do ar foi menor do que 1% para todas as estações. Mesmo a variação na produção fotovoltaica tendo sido pequena até o momento, há indícios de que esse impacto se incremente no futuro. Dessa forma, é preciso estar ciente das mudanças climáticas e de como ela pode afetar os setores energéticos. Para isso, mais pesquisas devem ser realizadas acerca da temática, a fim de obtenção de conhecimento mais aprofundado a e elaboração das possíveis alternativas para mitigar esses impactos das mudanças climáticas.
Presidente - 1991244 - RAPHAEL ABRAHAO
Interno - 1980960 - FLAVIA DE MEDEIROS AQUINO