PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: ANNA MANUELLA MELO NUNES

DISCENTE: ANNA MANUELLA MELO NUNES
DATA: 28/07/2021
LOCAL: Sala Virtual do Google Meet (meet.google.com/sfb-ufpc-bgr)
TÍTULO: Políticas públicas em energias renováveis e a bioeletricidade florestal brasileira: evidências empíricas para uma economia circular
PALAVRAS-CHAVES: Desenvolvimento sustentável, Aproveitamento energético, Circularidade; Economia verde.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Fontes Alternativas de Energia
RESUMO: O eminente esgotamento das reservas fósseis, a crescente demanda energética mundial e a necessidade do cumprimento da políticas ambientais de combate a emissões de gases do efeito estufa (GEE), tem ocasionado aumento da utilização de fontes de energias renováveis na matriz energética mundial. Uma transição sistêmica para regimes de energia mais eficientes requer uma sequência estrategicamente projetada de ações envolvendo todos os níveis de políticas. Dentre as diferentes abordagens para atingir o desenvolvimento sustentável está a economia circular, aplicada as energias renováveis, em especial, a bioeconomia. O objetivo desta pesquisa é analisar os impactos das políticas públicas em energias renováveis e a evolução estrutural da bioeletricidade florestal brasileira sob uma perspectiva da economia circular. Os dados utilizados foram das usinas participantes do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (PROINFA) e das termelétricas da biomassa florestal, através do Sistema de Informações de Geração da Aneel (SIGA) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Para atingir os objetivos foi realizada uma revisão sistemática da taxonomia das Políticas públicas (PP), assim como as principais fontes, os beneficiados e as convergências de circularidade associadas às PP para energias renováveis. Também realizou-se análise ex-post e ex-ante, calcada no modelo econométrico do Diff-in-Diff para mensurar o impacto da política pública do PROINFA no Brasil; por fim, realizou-se análise descritiva da termelétricas da bioeletricidade florestal e sua classificação com relação às premissas da economia circular. Dentre os resultados obtidos notou-se um cenário de desenvolvimento energético nos últimos 20 anos e a aplicação de conceitos de circularidade observado nas publicações dos últimos 5 anos. Todavia, os artigos de revisão, imprescindíveis para avaliação das políticas implementadas até o momento, são apresentados em uma menor quantidade, existindo oportunidade para realizar pesquisas comparativas. Com relação ao PROINFA observou-se uma elevação de 10% na renda per capita nos municípios participantes, 13,82% no número de trabalhadores formais e 0,39% na despesa do capital, demonstrando que os beneficiados com o programa alcançaram desenvolvimento econômico e social. As análises realizadas demostraram que que o PROINFA colaborou com o desenvolvimento regional. Da análise de circularidade foi identificado que as termelétricas que utilizam Licor Negro e Resíduo Florestal apresentaram maior quantidade de premissas de economia circular em seus processos produtivos. Também foi verificado que possuem atuação no mercado internacional, o que evidenciou o engajamento para atendimento as práticas circulares e as metas da COP 21. Esses resultados podem auxiliar a um maior desenvolvimento das premissas de economia circular no setor da bioeletricidade florestal, indicando os stakeholders a necessidade de investimentos e de políticas públicas voltadas a economia circular.
Presidente - 1643037 - LUIZ MOREIRA COELHO JUNIOR
Interno - 1991228 - MONICA CARVALHO