PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: ANGÉLICA OLIVEIRA DE ALENCAR

DISCENTE: ANGÉLICA OLIVEIRA DE ALENCAR
DATA: 22/02/2022
LOCAL: meet.google.com/vai-nkzo-egj
TÍTULO: USO DO REJEITO DE VERMICULITA ATIVADO COMO ADSORVENTE NA PURIFICAÇÃO DE BIODIESEL DE SOJA CATALISADO POR CaO DE CASCAS DE OVOS DE GALINHA
PALAVRAS-CHAVES: Biodiesel, cascas de ovos, óxido de cálcio, rejeito de vermiculita, purificação por via seca.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Fontes Alternativas de Energia
RESUMO: O crescente aumento do aquecimento global e da poluição ambiental decorrente da utilização dos recursos fósseis disponíveis na natureza e dos avanços científico-tecnológicos da sociedade tem motivado o estudo de novas fontes renováveis de energia para suprir as necessidades humanas e ao mesmo tempo reduzir os problemas ambientais. Como alternativas para substituir o petróleo e seus derivados surgem os biocombustíveis, em especial o biodiesel, por ser biodegradável, atóxico e por reduzir as emissões de gases poluentes. Esse biocombustível é comumente obtido pela rota de transesterificação, onde moléculas de triacilgliceróis reagem com álcool para formar biodiesel e glicerol como coproduto. Geralmente essa reação é catalisada por uma base forte homogênea e o seu processo de lavagem final para retirar impurezas é feito com água. Entretanto, a catálise heterogênea e o processo de purificação por adsorvente vêm sendo estudados por apresentarem respectivamente, a vantagem de reutilizar o catalisador e eliminar etapas de lavagens. Nesse sentido, o presente estudo objetivou obter CaO da calcinação da casca do ovo de galinha em diferentes temperaturas (650, 700, 800 e 900 °C) por um período de 2 horas, com intuito de avaliar a potencialidade como catalisador nas reações de transesterificação metílica do óleo de soja em biodiesel, além de utilizar um novo método de purificação desse biocombustível a partir do uso de rejeito de vermiculita (adsorvente RVA) como alternativa a tradicional lavagem úmida. Foram realizadas para os resíduos e os catalisadores caracterizações por DRX, FTIR, BET, DE, ζ-potencial, DG, EDX e TGA/DrTGA. Os testes catalíticos foram divididos em quatro (4) etapas para avaliar a conversão em ésteres e o rendimento final do biodiesel (massa do óleo/massa do biodiesel). Na primeira etapa, todos os catalisadores alcançaram elevada conversão em ésteres de 98,27, 98,60, 98,58 e 96,96% para OC65, OC7, OC8 e OC9, respectivamente. No entanto, os resultados de rendimento final entre a massa do óleo de soja e a massa do biodiesel obtido da reação (m/m) após lavagem úmida se mostraram relativamente baixos, apresentando o maior valor de 34,30% para o biodiesel catalisado pelo OC7. Desse modo, nas etapas consecutivas foi adotado o catalisador OC7, no entanto, aplicando o processo de lavagem por via seca, usando ineditamente rejeito de vermiculita, para avaliar novamente os dois parâmetros já mencionados. Na segunda etapa a conversão em ésteres foi de 98,46% e o rendimento final aumentou consideravelmente 2,8 vezes quando comparado ao da primeira etapa, obtendo 97,45%. Com intuito de avaliar ainda mais a viabilidade do processo de lavagem a seco, numa terceira e quarta etapa foram realizadas modificações nos parâmetros temperatura da reação e razão molar óleo:álcool. Os resultados obtidos para ambas as etapas foram, respectivamente, de 94,4% e 96,94% de conversão em ésteres, e 95,10% e 84,30% do rendimento final do biodiesel após a lavagem a seco, confirmando a sua eficácia. Ainda, quando realizadas análises físico-químicas de índice de acidez, índice de iodo e densidade, estes resultados foram identificados tais quais os exigidos em relação aos limites para comercialização estabelecidos pelos órgãos reguladores como a ANP. Portanto, dos resultados obtidos, se valida a amostra OC7, produzida com o diferencial da redução dos gastos energéticos envolvidos com processo de calcinação, como potencial catalisador heterogêneo e ambientalmente benéfico para a produção de biodiesel de forma mais sustentável. Além do uso do rejeito RVA como adsorvente na lavagem a seco apresentando as vantagens de aumentar o rendimento final do biodiesel e de reduzir de forma drástica a geração de efluentes aquosos, tornando o processo ecologicamente correto e reduzindo custos.
Presidente - 1979055 - POLLYANA CAETANO RIBEIRO FERNANDES
Interno - 007.382.484-44 - JOELDA DANTAS - UFPB