PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: PHILIP ALEXANDRE ARAÚJO VENTURA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PHILIP ALEXANDRE ARAÚJO VENTURA DOS SANTOS
DATA: 28/02/2023
LOCAL: meet.google.com/yjr-gmxp-jxb
TÍTULO: APROVEITAMENTO DO LODO DE ESGOTO POR PIRÓLISE PARA PRODUÇÃO DE BIO-ÓLEO E BIOCARVÃO VISANDO A CONVERSÃO EM BIODIESEL
PALAVRAS-CHAVES: Sustentabilidade, lodo de esgoto, pirólise, bio-óleo, biocombustível.
RESUMO: O biocombustível é uma das alternativas mais promissoras aos combustíveis fósseis e exerce um papel significativo no cenário energético global. As principais características dos combustíveis alternativos sustentáveis são sustentabilidade, custo-benefício, eficiência e menos prejudiciais ao meio ambiente do que os combustíveis fósseis convencionais. A dependência excessiva de fontes únicas de energia tem grandes impactos adversos na segurança energética. Devido a isto, o aproveitamento de materiais residuais encontra grande relevância neste cenário. Dentre os resíduos de difícil destinação encontra-se o lodo de esgoto, o qual é um dos principais subprodutos do tratamento de esgoto sanitário. A maior parte dos contaminantes encontrados nos efluentes das estações de tratamento de esgoto (ETE) está concentrada no lodo, sendo impreterivelmente obrigatório descartá-los de forma segura e razoável. O lodo contém substâncias nocivas e tóxicas, como vírus, bactérias e metais pesados. O tratamento inadequado representa uma séria ameaça ao meio ambiente. O processo de pirólise pode transformar o lodo de esgoto orgânico em bioprodutos valiosos que são simples de armazenar, transportar e utilizar. O bio-óleo é o subproduto mais comum da pirólise de alta temperatura, este óleo pode ser utilizado como combustível ou convertido em um produto químico. O bio-óleo derivado da pirólise é tipicamente composto por múltiplos compostos orgânicos, cuja composição e quantidade variam dependendo da fonte do resíduo pirolisado e do processo empregado. Dentro deste contexto, o presente trabalho concentra-se na investigação teórica sobre o tema, por meio de um estudo bibliométrico utilizando o método ProKnow-C, estudo sistêmico, além da investigação do lodo de esgoto e do processo de sua conversão em bio-óleo através da reação de pirólise, bem como na caracterização regida pela ANP para conhecimento de propriedades adequadas para utilização como biocombustível. Dos resultados obtidos no estudo bibliométrico e sistêmico, considerando-se o período de publicação de 2018-2022, identificou-se que são escassas as pesquisas no Brasil envolvendo o tratamento do lodo de esgoto por meio da pirólise. Em relação a caracterização de um bio-óleo de pirólise produzido 500 °C, foi analisado o seu comportamento térmico mediante exposição a taxas de aquecimento de 5 °C/min, 10 °C/min e 20 °C/min, fluxo de ar sintético 30 mL/min, com temperatura de 27 °C até 800 °C, sendo constatado que o aumento da temperatura originou um maior teor de compostos voláteis, mostrando a importância da caracterização do bio-óleo para determinar suas melhores aplicações. Além disto, diante da análise do poder calorífico foi alcançado o valor de 39.423 J/g, valor próximo ao diesel fóssil 42.286 J/g e ao biodiesel 37.681 J/g, demonstrando que o bio-óleo estudado é um promissor biocombustível. Dos resultados alcançados até aqui, é possível afirmar que a pirólise é um processo potencial na produção de bio-óleo de lodo sanitário, sendo bastante atrativo devido ao enorme valor econômico deste produto. Novos estudos e relevantes caracterizações estão sendo desenvolvidos para amostras de bio-óleo produzidas por pirólise em diferentes temperaturas visando otimização de propriedades e elevação da sustentabilidade.
Externo à Instituição - ELVIA LEAL
Presidente - 1980960 - FLAVIA DE MEDEIROS AQUINO