PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARINA LIMA FIGUEIRÊDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARINA LIMA FIGUEIRÊDO
DATA: 27/07/2023
LOCAL: AUDITÓRIO DO CEAR
TÍTULO: DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DO CAMPUS I DA UFPB PARA CERTIFICAÇÃO DE SUSTENTABILIDADE
PALAVRAS-CHAVES: Diagnóstico ambiental, Desenvolvimento sustentável, Estudo de caso, Meio ambiente, Métricas globais, Universidade Federal.
RESUMO: A responsabilidade educacional das Instituições de Ensino Superior (IES) em relação à sustentabilidade aumentou significativamente nos últimos anos. As IES, são grandes consumidoras de recursos, demandando um alto consumo de água, energia e gerando uma elevada quantidade de resíduos sólidos. Nesse contexto, é importante o comprometimento das IES com o desenvolvimento e implantação de políticas e iniciativas sustentáveis, além da educar sua comunidade interna a respeito de seus impactos ambientais e sociais. A participação de IES em rankings universitários globais de sustentabilidade refletem o compromisso da instituição pela busca em promover iniciativas relacionadas ao Desenvolvimento Sustentável. Sendo assim, o objetivo geral do trabalho é realizar um diagnóstico ambiental do Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para avaliar o nível de sustentabilidade da instituição, utilizando as métricas e indicadores estabelecidos pelos rankings internacionais UI GreenMetric World University Rankings (UIGM-WUR) e o Times Higher Education World University Ranking (THE-WUR). Os objetivos específicos consistem em realizar um levantamento de indicadores de sustentabilidade no Campus I da UFPB; apresentar um mapeamento ambiental do campus; identificar as ações de sustentabilidade já implantadas; avaliar as práticas de sustentabilidade por meio do score do campus no UIGM-WUR e THE-WUR; apresentar recomendações para aprimoramentos das práticas já em vigor e sugestão de novas em áreas que precisem de aprimoramento. A pesquisa é desenvolvida através de uma metodologia de estudo de caso. É um estudo descritivo com abordagens quantitativas e qualitativas, onde realiza-se: uma revisão bibliográfica sobre rankings e métricas de sustentabilidade; pesquisa documental nos arquivos públicos e da UFPB; levantamento de dados ambientais e políticas para aplicação nos questionários dos rankings escolhidos e uma análise SWOT dos resultados dos rankings para identificar os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças quanto aos resultados e a instituição. Espera-se com a realização do trabalho responder aos questionários estabelecido pelo UIGM-WUR e o THE-WUR, comparar o resultado de ambos através da classificação do painel de sustentabilidade, identificar o nível de sustentabilidade da UFPB e aplicar a análise SWOT para obter propostas e metas para promover melhorias no campus. Visa ao final do projeto a classificação da UFPB como uma universidade sustentável e impulsionar sua inserção nos rankings globais de sustentabilidade em estudo. Com isso, a pesquisa busca contribuir para subsidiar tomadas de decisões futuras, ações e incentivar futuras pesquisas dentro da instituição para a caminhada continua rumo à sustentabilidade.
Presidente - 2582891 - ADRIANO DA SILVA MARQUES
Interno - 1991244 - RAPHAEL ABRAHAO