PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: ILLANA THAYNÁ AMARAL DE FREITAS

DISCENTE: ILLANA THAYNÁ AMARAL DE FREITAS
DATA: 27/07/2023
LOCAL: meet.google.com/nxr-uqwt-ctq
TÍTULO: Eventos de superirradiância no Nordeste brasileiro e sua influência na produção fotovoltaica
PALAVRAS-CHAVES: Irradiância solar; Energia; Impactos climáticos; Produção FV.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
SUBÁREA: Engenharia Térmica
ESPECIALIDADE: Controle Ambiental
RESUMO: A irradiância solar que atinge a superfície no Nordeste brasileiro possui constância e intensidade suficiente para a operação de usinas fotovoltaicas na região. No entanto, fenômenos de superirradiância, comuns em muitos lugares do mundo, mas pouco estudados na literatura, podem causar impactos e comprometer o desempenho dos sistemas fotovoltaicos. O presente estudo teve como objetivo geral investigar a ocorrência de eventos de superirradiância e superirradiância extrema no Nordeste brasileiro e seus impactos na produção fotovoltaica. Uma revisão bibliográfica dos impactos gerados pelos eventos é apresentada neste estudo. As metodologias desenvolvidas consistiram na aplicação dos critérios de identificação de eventos presentes na literatura utilizando três bases de dados, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e dados de produção real da Usina Escola também da UFPB. Os resultados mostraram que a superirradiância ocorrem durante o ano todo na região Nordeste, no entanto eventos extremos são comuns no verão. A correlação da distribuição mensal da superirradiância nas estações do INPE com algumas variáveis climatológicas mostraram que a precipitação e a nebulosidade se associam positivamente a meses com mais eventos registrados. Os eventos de superirradiância e superirradiância exterma identificados nas estações do INPE tiveram duração média de 1 a 2 minutos. Em João Pessoa-PB foram identificados 229 eventos extremos durante os meses analisados. Os impactos dos eventos foram constatados na elevação da temperatura do inversor, aumento da potência instantânea e na corrente dos módulos conectados ao inversor. Com os estudos realizados foi possível aprofundar mais na compreensão sobre a sazonalidade, duração e intensidade dos eventos de superirradiância no Nordeste brasileiro, como também na influência da superirradiância em inversores fotovoltaicos em real operação.
Presidente - 1991244 - RAPHAEL ABRAHAO
Interno - 1366580 - ITALO ROGER FERREIRA MORENO PINHEIRO DA SILVA