PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ RENATO HOLANDA DUARTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ RENATO HOLANDA DUARTE
DATA: 27/07/2023
LOCAL: Auditório do CEAR
TÍTULO: USO DE NANOMATERIAIS PARA REMOÇÃO DO TEOR DE COR E TURBIDEZ DE AMOSTRAS DA ÁGUA IN NATURA DA ETA GRAMAME/PB
PALAVRAS-CHAVES: Sulfato de alumínio, nanomateriais alternativos, tratamento de água, água potável, sustentabilidade ambiental.
RESUMO: A produção de água potável destinada para o consumo humano é cada vez mais necessária devido fatores como o rápido crescimento demográfico e o exponencial consumo deste mineral, consequentemente, originado um desequilíbrio entre demanda antrópica e a oferta deste bem natural tão valioso para a vida. É cada vez mais difícil encontrar mananciais com a qualidade e a quantidade minimamente exigidas para satisfazer as condições básicas, aumentando a necessidade de produtos químicos para auxiliar na produção e purificação da água dentro dos padrões legais que normatizam a atividade. Um destes produtos químicos, o sulfato de alumínio Al₂(SO₄)₃), se destaca por ser o mais utilizado no Brasil e em vários outros países, devido a sua eficiência como coagulante, embora, desperte a preocupação por ser um sal metálico, que quando dosado em excesso, pode contribuir com a ingestão de Al, podendo causar danos à saúde. Portanto, está sendo proposto investigar as dosagens adequadas para tratabilidade da água in natura usando o coagulante Al₂(SO₄)₃), utilizando o um aparelho Jarro teste, para fins de encontrar eventual semelhança de eficiência em alguns dos parâmetros comumente medidos, em comparação com testes utilizando nanomateriais ambientalmente sustentáveis. Até o momento os nanomateriais foram caracterizados por TGA, DRX, UV/Vis e Potencial zeta (ζ), e a performance no Jarro teste como coagulantes. Inicialmente foram rodadas no simulador de tratabilidade e executadas algumas análises no aparelho adotando amostras de rejeito de vermiculita puro e acidamente ativado, sendo que nas condições testadas, não ocorreu a floculação desejada. Buscando encontrar resultados eficientes, serão consideradas novas variáveis para as amostras, bem como novos testes explorando diferentes nanomateriais alternativos, visando uma efetiva contribuição nesta relevante área.
Presidente - 1979055 - POLLYANA CAETANO RIBEIRO FERNANDES
Interno - 007.382.484-44 - JOELDA DANTAS - UFPB