PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUDMILA SILVA ARAGÃO DE ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUDMILA SILVA ARAGÃO DE ALMEIDA
DATA: 27/07/2023
LOCAL: Auditório do CEAR
TÍTULO: DESEMPENHO DE NANOFERRITAS DO SISTEMA Ni-Zn NA FOTOCATÁLISE SOLAR PARA DESMINERALIZAÇÃO DO AZUL DE METILENO EM EFLUENTES TÊXTEIS
PALAVRAS-CHAVES: Design of Experiments, ferritas, fotocatálise solar, processos oxidativos avançados, azul de metileno.
RESUMO: É de suma relevância a preocupação ambiental no que tange a poluição das águas, e que o setor têxtil, desde a revolução industrial, vem degradando a biota aquática com os seus despejos de elementos tóxicos (corantes) em efluentes de forma indevida. Nos dias de hoje, existem processos convencionais que remediam a desmineralização dos corantes, porém de forma não eficiente, uma vez que eles apenas mudam o elemento de fase e não o desmineralizam por completo, além do seu alto custo. Com isso, uma das alternativas para a resolução desta problemática, é utilizar meios não convencionais para tal objetivo, e um desses meios são os processos oxidativos avançados, que dentre eles se destaca a fotocatálise solar, que utiliza a energia do sol para degradar os corantes despejados inadequadamente. Existem catalisadores semicondutores que podem fazer esse processo, no entanto, eles não possuem aplicabilidade a nível industrial, tampouco podem ser reutilizados, e para isso, entram em cena os materiais conhecidos como ferritas, que possuem propriedades promissoras, dentre elas as magnéticas, que facilitam sua remoção e o seu reuso, bem como possuem baixo custo de síntese, visto que podem ser sintetizadas através da reação de combustão com elevada área superficial e presença de sítios químicos ativos, podendo ser aplicadas em grande escala. O presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo bibliométrico e sistêmico pelo método Proknow-C sobre os processos oxidativos avançados, fotocatálise solar e ferritas espinélios, na finalidade de verificar as possíveis lacunas existentes na área, bem como investigar de forma experimental, a degradação do corante azul de metileno em relação ao parâmetro de remoção de cor, pH, concentração do catalisador, concentração do peróxido de hidrogênio e tempo de reação, utilizando como catalisador a ferrita FeNiZnCu nanoferritas do sistema Ni-Zn pelo processo de fotocatálise solar heterogênea. Nos primeiros testes foi alcançado 73,83% de degradação do corante azul de metileno quando utilizado 0,1 g/L de FeNiZnCu, 120 mg/L de peróxido de hidrogênio e pH igual a 5, sendo compatível com as melhores condições do processo utilizando o Design of Experiments como análise de otimização do sistema. Outras condições reacionais serão levadas em consideração na busca por melhores resultados na mineralização do efluente contendo o corante tóxico.
Presidente - 1979055 - POLLYANA CAETANO RIBEIRO FERNANDES
Interno - 007.382.484-44 - JOELDA DANTAS - UFPB