PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: HYGOR MATHAEUS AFONSO SANTOS

DISCENTE: HYGOR MATHAEUS AFONSO SANTOS
DATA: 30/01/2024
LOCAL: Auditório do CEAR
TÍTULO: Aplicações de uma Formulação Acurada e Convergente para Simular a Condução de Calor Transiente em Material Anisotrópico no Contexto de Usinagem com Laser para Reutilização de Pás de Turbinas Eólicas
PALAVRAS-CHAVES: Condução de Calor, MPFA, Reuso de pás eólicas, Métodos Numéricos, Volumes finitos
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
SUBÁREA: Fenômenos de Transporte
ESPECIALIDADE: Mecânica dos Fluídos
RESUMO: A indústria de energia eólica tornou-se uma grande consumidora de materiais compósitos, especificamente, polímero reforçado com fibra (FRP), utilizado nas pás de turbinas eólicas. Com o fim da vida útil das pás, é necessário encontrar um destino sustentável e a reutilização é uma opção justa. O processo de reutilização exige, em muitos casos, operações de usinagem, comumente realizadas com corte por ação de laser. Devido à anisotropia do FRP, é essencial compreender a transferência de calor em meios anisotrópicos para controlar a zona termicamente afetada, estabelecida quando a pá é cortada. A simulação numérica torna-se, portanto, uma ferramenta atraente para entender esse processo. O presente trabalho tem como objetivo utilizar o método de Aproximação de Fluxo Multiponto (MPFA) na solução numérica de problemas de condução de calor transitória em meios anisotrópicos. Isto representa uma alternativa ao tradicional método de aproximação de fluxo de dois pontos (TPFA), que tem uma ampla gama de aplicações, mas não consegue gerar soluções acuradas para problemas com certas configurações de materiais anisotrópicos. Apesar do método MPFA ser bem conhecido, a versão transiente aqui desenvolvida ainda é pouco explorada na literatura. Experimentos numéricos consistindo em problemas clássicos para validar o desempenho do método MPFA são apresentados. Os resultados mostram que o MPFA pode descrever as soluções de problemas anisotrópicos transiente com mais precisão do que o TPFA tradicional.
Presidente - 1508309 - MARCIO RODRIGO DE ARAUJO SOUZA
Interno - 3221435 - TAYNARA GEYSA SILVA DO LAGO