PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: EMMANUELLE CARNEIRO DE MESQUITA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EMMANUELLE CARNEIRO DE MESQUITA
DATA: 31/01/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 06 Bloco da Pós-graduação do CCSA "Prof. Afrânio de Aragão".
TÍTULO: ESTUDO DO POTENCIAL EÓLICO DA RODOVIA BR 101 NO ESTADO DA PARAÍBA POR MEIO DA ANÁLISE DO FLUXO DE AR RESULTANTE DO TRÁFEGO DE VEÍCULOS
PALAVRAS-CHAVES: Energia Eólica; Potencial Eólico; Rodovia; Captação de energia.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: Diante do aumento da demanda por energia, há necessidade da utilização de mais fontes de energias renováveis que permitam um fornecimento sustentável contribuindo para a mitigação de impactos ambientais. A energia eólica é uma fonte de energia limpa e alternativa que vem crescendo diante das opções existentes. O vento é uma corrente de fluido que se move em quantidades variáveis, dependendo da diferença na pressão do ar ambiente. O fluxo de ar gerado por veículos trafegando na rodovia é uma forma de produção de energia que pode ser aproveitada para geração de eletricidade utilizando aerogerador de pequeno porte, tornando-se uma fonte sustentável para infraestrutura e podendo ser utilizada para pequenas cargas nas redes principais. Este trabalho analisou a velocidade do vento gerada pela passagem de veículos na Rodovia BR 101, km 101, do Estado da Paraíba. O potencial da energia eólica da rodovia por meio dos veículos em movimento pode gerar velocidades de vento de até 11 m/s dependendo da velocidade, intensidade e tamanho do veículo. A velocidade foi estimada por anemômetros digitais instalados nas laterais da Rodovia, onde registrava a velocidade em diferentes alturas e distâncias e variação de ângulos. Os resultados obtidos diante das condições climáticas registraram uma média eficiente e satisfatórias para produção de energia em pequena escala. A velocidade média do vento nas medições entre setembro e outubro de 2022 é a mais alta de 3,8 m/s e a mais baixa é de 1,75 m/s, com potencial para rajadas de vento de 11,09 m/s. A velocidade média do vento entre maio e agosto de 2023 é a mais alta em 1,95 e a mais baixa é de 1,51 m/s com rajadas de 6,42 m/s. As velocidades registradas pelo anemômetro in locu em comparativo com as registradas pela estação meteorológica do INMET se mostraram superiores, confirmando que as esteiras de vento criadas pelo deslocamento do veículo na via contribuem consideravelmente com o aumento da velocidade. Com base no potencial das velocidades de vento e altura do aparato experimental, foram selecionados cinco tipos de turbinas comerciais que podem girar em baixa velocidade. As turbinas ENB-500W VAWT e ENB-300W-HQS VAWT apresentaram melhor potencial de energia eólica do que relação as outras. Por fim, diante de todo o levantamento de dados, comprovou que a captação de energia ao redor da rodovia é algo promissor, uma alternativa de geração de energia sustentável, dispondo de benefícios para aplicação e incorporação no desenvolvimento energético do sistema público, beneficiando a sociedade.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3221435 - TAYNARA GEYSA SILVA DO LAGO
Interno - 1508309 - MARCIO RODRIGO DE ARAUJO SOUZA
Externo à Instituição - Oswaldo Hideo Ando Junior