PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ADONIAS ALENCAR DE AZEVEDO NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADONIAS ALENCAR DE AZEVEDO NETO
DATA: 26/02/2024
LOCAL: Auditório do CEAR, UFPB
TÍTULO: ESTUDO DE BANCOS DE DADOS CLIMÁTICOS GEORREFERENCIADOS PARA ANÁLISES AVANÇADAS DE CAPACIDADE DE GERAÇÃO FOTOVOLTAICA
PALAVRAS-CHAVES: Geração de Energia; Mudanças Climáticas; Base de Dados Espaciais; Energia Solar Fotovoltaica; e Eficiência Energética.
RESUMO: Este trabalho de pesquisa de dissertação adota um formato de compêndio de artigos para investigar a geração de energia solar na região de João Pessoa, Paraíba. Organizado em quatro capítulos, o estudo aborda a importância das bases de dados espaciais na análise de estudos climáticos de energia solar e eólica, revisando o papel desses dados na precisão das previsões de geração de energia. A partir da análise comparativa entre cenários idealizados, previsões baseadas em dados e casos reais de sistemas instalados, o trabalho busca entender melhor a relação entre os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e a geração de energia solar. Os resultados esperados incluem insights valiosos para o desenvolvimento de políticas energéticas mais eficazes e sustentáveis, além de contribuições significativas para a compreensão e otimização da geração de energia solar na região nordeste do Brasil. O estudo destaca a importância da análise espacial na identificação de locais apropriados para a instalação de usinas solares e ressalta a relevância das bases de dados climáticas para estudos de energia solar. A metodologia proposta visa solucionar desafios na previsão de séries temporais, proporcionando uma compreensão mais precisa e prática para o planejamento da geração de energia solar em ambientes urbanos. Os resultados desta pesquisa têm o potencial de influenciar o desenvolvimento e a implementação de estratégias para a melhoria da eficiência de sistemas de geração de energia solar na região, contribuindo assim cada vez mais para a mitigação dos impactos das mudanças climáticas e para o desenvolvimento sustentável.
Presidente - 1118165 - FELIPE VIGOLVINO LOPES
Interno - 1597497 - LUCIANO SALES BARROS