PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PAULA FREIRE DE ARAÚJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA PAULA FREIRE DE ARAÚJO
DATA: 29/02/2024
LOCAL: Auditório do CEAR
TÍTULO: AMORTIZAÇÃO DO PASSIVO AMBIENTAL DE SISTEMAS SOLARES FOTOVOLTAICOS PARA EDIFÍCIOS UNIVERSITÁRIOS
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação de Ciclo de Vida (ACV); Emissões de Carbono; Energia Solar Fotovoltaica; Sistemas Fotovoltaicos; Impactos Ambientais.
RESUMO: O aumento da geração de energia elétrica por meio de fontes renováveis tem sido uma estratégia global para reduzir as emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) provenientes do setor de geração de energia, contribuindo assim para mitigar as mudanças climáticas. A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) surge como uma metodologia essencial para quantificar os impactos ambientais associados a produtos, processos ou atividades, permitindo uma compreensão abrangente desde a produção até o descarte. À medida que a sociedade busca reduzir os impactos ambientais, a ACV torna-se uma ferramenta valiosa para tomar decisões sustentáveis. Neste contexto, a análise das emissões de gases do efeito estufa (GEE) relacionadas a um sistema fotovoltaico instalado no edifício do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), será orientada na forma de artigos para submissão em periódicos científicos. O primeiro artigo trata de uma revisão bibliométrica e sistêmica da difusão da metodologia de ACV para sistemas fotovoltaico no período entre 2013 e 2022. O segundo artigo apresentará um estudo de caso para o edifício do CEAR construindo um inventário de ciclo de vida para o projeto original do edifício do CEAR, quantificando as emissões de GEE associadas e calculando o tempo necessário para amortização do passivo ambiental. O terceiro artigo trará uma atualização do projeto original do sistema solar fotovoltaico proposto para o edifício do CEAR, contemplando módulos fotovoltaicos mais modernos, objetivando verificar as repercussões na quantificação de GEE, na produção de eletricidade e no tempo de payback ambiental Espera-se que, ao selecionar modelos mais modernos de painéis fotovoltaicos a eficiência do sistema aumente e as emissões associadas à produção de energia diminuam. Essa pesquisa almeja contribuir para o aprimoramento da geração de energia do CEAR e colaborar para redução das emissões de GEE associadas ao edifício.
Presidente - 2991228 - MONICA CARVALHO
Interno - 1991244 - RAPHAEL ABRAHAO