PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREZZA PEREIRA DE MATOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDREZZA PEREIRA DE MATOS
DATA: 29/02/2024
LOCAL: Sala de Reuniões - CEAR
TÍTULO: AVALIAÇÃO DO POTENCIAL FOTOCATALÍTICO DE FERRITAS DE CÁLCIO PARA A DEGRADAÇÃO DE RODAMINA B EM EFLUENTES
PALAVRAS-CHAVES: Energia solar. Fotocatálise Solar. Ferritas de cálcio. Tratamento de efluentes. Rodamina B.
RESUMO: O presente estudo investigou o potencial fotocatalítico das ferritas de cálcio na degradação da Rodamina B em efluentes, por meio de uma abordagem integrativa que combinou estratégias experimentais e bibliométricas. Na parte experimental, realizaram-se experimentos de fotocatálise sob irradiação solar, otimizando parâmetros como a absorbância da solução, cujos valores iniciais foram de 0,5 a 0,8 em comprimento de onda específico (552 nm), e analisando o pH final da solução, que variou de 7,2 a 7,8. Paralelamente, uma análise bibliométrica foi conduzida nas bases de dados Web of Science e Scopus, identificando mais de 1000 estudos relevantes sobre fotocatálise e degradação de corantes. Embora os resultados iniciais tenham sugerido potencial nas ferritas de cálcio, a eficácia do processo foi comprometida devido à subpar absorbância das soluções, resultando em uma eficácia abaixo do esperado. As próximas etapas do estudo devem se concentrar em aprimorar a absorbância para otimizar o processo, além de explorar estratégias de melhoria, como a criação de heterojunções. Futuras investigações também devem aprofundar a compreensão dos mecanismos envolvidos e elucidar completamente as implicações dos subprodutos na degradação.
Presidente - 1979055 - POLLYANA CAETANO RIBEIRO FERNANDES
Interno - 007.382.484-44 - JOELDA DANTAS - UFPB