PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIANE GAMA DE MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIANE GAMA DE MEDEIROS
DATA: 31/08/2016
LOCAL: Auditório do CEAR
TÍTULO: Análise Econômica e termodinâmica da produção de carvão vegetal.
PALAVRAS-CHAVES:
RESUMO: A crescente economia dos últimos anos, juntamente com o aumento das taxas de petróleo e as preocupações ambientais, exige que qualquer cadeia de produção que faz uso de recursos naturais procure meios mais acessíveis, porém com melhor eficiência durante a exploração e/ou produção. Para desenvolver esse fato foramestudados, na cadeia de fabricação de carvão vegetal, a modernização e o desenvolvimento da geração utilizados dentro da conversão da madeira em carvão vegetal, além da utilização de manejo florestal sustentado na exploração de florestas nativas. Para alcançar como consequência uma maior qualidade e uniformidade do produto. O carvão vegetal – subproduto da madeira – é produzido e utilizado no mundo desde a antiguidade. Sua utilização como combustível serviu para a produção de ferramentas de metal na Idade do Bronze. O carvão vegetal é uma importante fonte de energia, uma das mais consumidas nas regiões tropicais, em países em desenvolvimento, tanto para uso doméstico quanto industrial (VITAL, et al., 2009); (CARDOSO, 2009). Atualmente, é amplamente utilizado em residências urbanas e rurais para cocção e aquecimento por produzir pouca fumaça e ter um alto poder calorífico. Grandes quantidades de carvão são utilizadas na indústria para produção de ferro, cobre e zinco, assim como na produção de metais preciosos(AMOUS, 2000). O Brasil é um dos maiores produtores e consumidores de carvão vegetal, responsável por cerca de 1/3 da produção mundial. Em 2013, foram produzidas mais de 1 milhão de toneladas de carvão vegetal (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, 2014). O consumo é voltado quase que totalmente para o uso interno, constituindo 1,6% do consumo de energia do país produzidos no ano de 2013 (EPE., 2013). Entretanto, para aumentar o uso de uma tecnologia mais eficiente, com maior robustez e custo mais baixo, faz-se necessário avaliar a concentração do mercado do carvão vegetal, a conversão da madeira em carvão para reduzir as emissões atmosféricas e maximizar sua eficiência energética, além de examinar a sua viabilidade econômica. Estas tecnologias carecem de ser implantadas por meio dos produtores de carvão vegetal, que podem tornar seu processo produtivo mais verde e, ainda, de baixo custo. Desta forma, esta dissertação será construída com a composição de um referencial teórico sobre a temática maisos artigos científicos que foram distribuídos em capítulos. No primeiro capítulo será analisada por meio de indicadores econômicos, a produção regional do carvão vegetal no Estado da Paraíba. No segundo capítulo será analisada a viabilidade econômica do processo produtivode uma empresa de fabricação de carvão vegetal, localizada no estado da Paraíba.Por fim, no terceiro capítulo será feita uma avaliação energo-exergética da produção de carvão vegetal da mesma empresa estudada no segundo capítulo.
Interno - 2206749 - JOAO ALVES DE LIMA
Interno - 1643037 - LUIZ MOREIRA COELHO JUNIOR