PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: SUSANE ETERNA LEITE MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SUSANE ETERNA LEITE MEDEIROS
DATA: 21/02/2017
LOCAL: Auditório do CEAR
TÍTULO: Análise de tendências e padrões climáticos para a mesorregião do sertão paraibano com ênfase nas energias renováveis.
PALAVRAS-CHAVES: Mudanças climáticas, Análise de tendências, Teste de Mann-Kendall, Semiárido, Precipitação, Temperatura.
RESUMO: O estado da Paraíba, localizado na região Nordeste do Brasil, possui 223 municípios, distribuídos em uma área de 56.469 km2, estando grande parte desses municípios em áreas de baixos índices pluviométricos. A Paraíba é dividida em quatro mesorregiões: Zona da Mata ou Litoral, Agreste, Borborema e Sertão Paraibano. A proposta desta pesquisa é compreender a dinâmica climática inerente à mesorregião do Sertão Paraibano, pertencente a uma área cujo clima é semiárido, com o intuito de verificar os impactos das mudanças climáticas sobre a produção de energia por fontes renováveis para o Estado da Paraíba. As fontes renováveis de energia dependem de recursos naturais que sofrem influência direta das condições climáticas. Enquanto a matriz energética brasileira é prioritariamente hidráulica, a da Paraíba é majoritariamente térmica fóssil, seguida pela eólica, biomassa e, por último, hidráulica. A mesorregião do Sertão Paraibano possui relevância socioeconômica e ambiental por conter o maior complexo hídrico do Estado, Coremas- Mãe D’água, utilizado tanto para abastecimento da população quanto para a geração de energia por uma Pequena Central Hidroelétrica (PCH). No estudo sobre tendências nos dados de precipitação, foram utilizadas cinco estações meteorológicas com série de dados históricos compreendendo o período de 1912 a 2012, mantidas pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA) e pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS). O teste não-paramétrico de Mann-Kendall foi aplicado às séries de dados mensais, trimestrais, semestrais e anuais para cada estação. Os resultados iniciais indicam tendência de aumento para a precipitação, verificada em quatro das cinco estações meteorológicas elegidas, especialmente na avaliação anual, com incrementos de 2,67 mm/ano e 5,45 mm/ano.
Externo ao Programa - 1668619 - ANA CLAUDIA FERNANDES MEDEIROS BRAGA
Interno - 1980960 - FLAVIA DE MEDEIROS AQUINO