PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: WALLYSSON KLEBSON DE MEDEIROS SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WALLYSSON KLEBSON DE MEDEIROS SILVA
DATA: 28/02/2018
LOCAL: AUDITÓRIO DO CEAR
TÍTULO: INFLUÊNCIA DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO CULTIVO DA CANA-DE-AÇÚCAR NO ESTADO DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Cana-de-açúcar, Mudança climática, Produção, Agricultura, Avaliação de ciclo de vida.
RESUMO: A mudança climática representa um grande desafio para a agricultura do Brasil, devido à dependência de elementos climáticos, como: precipitação, umidade relativa, temperatura e luz solar. Essas alterações são ocasionadas, principalmente, por atividades antrópicas, como: a queima de combustíveis fósseis, poluição, desmatamento, queimadas, uso de fertilização química na agricultura, com a finalidade de aumentar a produtividade, causando maiores concentrações de CO2 atmosférico, dentre outros efeitos. O objetivo foi analisar possíveis tendências climáticas e viabilidade ambiental, que possam influenciar no cultivo da cana-de-açúcar no estado da Paraíba. Para tanto, utilizaram-se diferentes conjuntos de dados, a saber: dados meteorológicos de temperatura média, precipitação total e umidade relativa do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET); dados do cultivo da cana-de-açúcar obtidos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; além das bases de dados do SimaPro® e coleta, através de um experimento no município de Pedras de Fogo, no estado da Paraíba. Nas análises, realizaram-se cálculos através de métodos estatísticos (teste de tendência de Mann-Kendall), econométricos (regressão com dados em painel) e de avaliação de ciclo de vida (avaliação de impactos ambientais). Os resultados evidenciaram que ocorreram impactos das variáveis climáticas na produção de cana-de-açúcar, nos municípios paraibanos; a precipitação foi uma condicionante positivamente correlacionada e a temperatura influenciou negativamente. Indicaram também tendências importantes, principalmente em relação à temperatura, com tendência de crescimento na maioria das estações analisadas e de decrescimento para umidade relativa. Percebeu-se uma resposta heterogênea dos impactos para as mesorregiões, com os municípios pertencentes à Mata Paraibana possuindo maior probabilidade de produção de cana-de-açúcar, em relação às outras mesorregiões. De acordo com o estudo de avaliação do ciclo de vida, observou-se que a utilização do biossólido se mostrou mais viável ambientalmente e economicamente, com maior produtividade e menor emissão de dióxido de carbono produzido, além de contribuir na redução da pegada de carbono e solucionar o problema da destinação final desse resíduo.
Externo à Instituição - CLAUDIO AUGUSTO UYEDA
Interno - 1643037 - LUIZ MOREIRA COELHO JUNIOR