PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA (PPGQ)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: BRENO XAVIER PORTO ALVES

DISCENTE: BRENO XAVIER PORTO ALVES
DATA: 09/04/2024
LOCAL: https://meet.google.com/xea-zcfg-ukf
TÍTULO: Estudo teórico de propriedades do estado excitado de proteínas fluorescentes
PALAVRAS-CHAVES: Estados excitados. GFP. TD-DFT. Dinâmica molecular.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Físico-Química
ESPECIALIDADE: Química Teórica
RESUMO: A fim de investigar propriedades de estado excitado em sistemas biomoleculares, a proteína fluorescente verde (GFP) foi escolhida como objeto de estudo do presente trabalho, devido às características fotofísicas de seu cromóforo. Sendo assim, buscou- se obter dados de energia de excitação para estruturas do cromóforo da proteína e da proteína otimizada em nível PM6/Amber com o método ONIOM além de estruturas representativas de uma trajetória de dinâmica molecular de 200 ns. Nestas estruturas, foram realizados cálculos single-point com o método TD-DFT variando os funcionais, conjuntos de funções de base e o tamanho das camadas tratadas com o método ONIOM. Com o funcional e conjunto de base escolhido, foram calculados a energia de excitação para cromóforos de proteínas fluorescentes variantes da GFP. As análises estatísticas de RMSD e RMSF indicaram estruturas com baixas flutuações em torno do cromóforo. Os funcionais que desempenharam a melhor performance foram o CAM-B3LYP e wB97XD e o conjunto de base selecionado foi o 6-311+G*. Os dados obtidos por cálculos com TD-DFT na abordagem ONIOM são bastante próximos dos valores reportados na literatura, apresentando variações significativas para algumas estruturas oriundas da dinâmica molecular. No entanto, a média dos valores de energia de excitação das estruturas significativas de cada cluster da trajetória de dinâmica molecular, são mais próximos aos valores experimentais. Não foi verificada influência significativa da proteína sobre os níveis de energia do cromóforo da GFP. Quanto aos cromóforos análogos, as energias de excitação seguem a tendência da literatura, embora os valores calculados tenham sido superestimados em relação aos dados experimentais.
Presidente - 1724468 - KAREN CACILDA WEBER
Interno - 1520134 - GERD BRUNO DA ROCHA