PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: ADONAI FELIPE PEREIRA DE LIMA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADONAI FELIPE PEREIRA DE LIMA SILVA
DATA: 28/02/2024
LOCAL: Defesa por meio virtual
TÍTULO: CONECTIVIDADE DE SEDIMENTOS: UMA ABORDAGEM MULTIESCALAR EM AMBIENTE SEMIÁRIDO
PALAVRAS-CHAVES: Sistema Fluvial Semiárido; Hidrossedimentologia; Conectividade de Sedimentos; Multi-escalas espaciais e temporais.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
SUBÁREA: Geografia Física
ESPECIALIDADE: Geomorfologia
RESUMO: A transmissão de matéria e energia e o transporte de água e sedimentos no sistema fluvial tem sido cada vez mais presentes em pesquisas geomorfológicas, constituindo aspectos importantes para a gestão ambiental. A abordagem da conectividade tem sido utilizada para compreender os processos e complexidades de transmissão de matéria e energia em bacias hidrográficas, tanto em relação ao transporte de água quanto de sedimentos. Nesse sentido, a presente pesquisa busca compreender os processos de transmissão e estocagem de sedimentos, além das mudanças hidrológicas ocorridas na Bacia Riacho do Tigre - PB através da abordagem da conectividade de sedimentos em multi-escalas. Os procedimentos metodológicos foram divididos em etapas de aplicação do Índice de Conectividade (IC) e do mapeamento da conectividade para escala da bacia, como também para escala de encosta, tanto em períodos secos quanto em períodos úmidos, e por último, a etapa da validação por meio do Índice de Conectividade de Campo (ICC). Para a análise da conectividade em escala de bacia, o modelo digital de elevação utilizado foi o NASADEM, com resolução espacial de 30 m, e obtidas um total de cinquenta e uma imagens Landsat da área entre os anos de 2014 a 2023. A partir do resultado gerado através do processamento das imagens Landsat para a aplicação do NDVI, o os valores médios de cada imagem permitiram o agrupamento em quatro cenários de vegetação: densidade muito baixa, densidade baixa, densidade média e densidade alta. Os mapas de vegetação serviram de base para o fator C usado no mapeamento da conectividade estrutural de água e sedimentos, indicando uma alta variabilidade da densidade da biomassa em cada cenário e apresentando diferentes respostas em relação à chuva antecedente acumulada. Já os mapas de conectividade apontam para uma conectividade mais alta nos cenários muito seco e seco, moderada no cenário médio e mais baixa no cenário úmido. Para a análise da conectividade em encosta, foram selecionados três trechos fluviais (T1, T2 e T3), dos quais foram obtidos dados de modelo digital de elevação com resolução de 0,2 m e imagens RGB através do uso de drone em três períodos diferentes (C1, C2 e C3), gerando um total de nove ortofomosaicos. Os ortofotomosaicos serviram de base para a aplicação do VIgreen em todos os trechos e períodos analisados, resultando na elaboração dos mapas de vegetação, que consequentemente foram aproveitados no fator C para a aplicação do IC. Os resultados mostraram que em todos os trechos – sobretudo, no T2 – o C2 foi o período com maior densidade da cobertura vegetal, como também o período em que a conectividade se mostrou mais baixa, havendo uma forte correlação com a chuva, visto que no C2 os valores de chuva antecedente acumulada resultaram em 249,2 mm para 90 dias e 260,6 mm para 120 dias, ou seja, valores que são considerados para um cenário úmido na região. No tocante à validação, os valores obtidos através do ICC em quatro pontos selecionados foram comparados com os valores do IC nas duas escalas de análise, onde os valores coincidiram em todos os índices para uma conectividade mais alta nos pontos T1B e T2B, além de demonstrar coerência com as evidências observadas em campo. De forma geral, as análises da conectividade de sedimentos na Bacia Riacho do Tigre demonstrou ser mais baixa em áreas com cobertura vegetal densa, reduzindo a intensidade do escoamento superficial e dos processos erosivos, sendo esse um aspecto importante para a preservação e manutenção dos ambientes fluviais semiáridos. Os dados e informações obtidos nesta pesquisa são pertinentes para o entendimento da conectividade em diferentes ambientes fluviais, podendo contribuir com futuras avaliações para a conectividade funcional da Bacia Riacho do Tigre, fundamentais para o gerenciamento ambiental em múltiplas escalas espaciais e temporais, como também para a otimização do manejo do solo e dos meios de subsistência em terras agrícolas do semiárido brasileiro.
Presidente - 1493597 - JONAS OTAVIANO PRACA DE SOUZA
Interno - 083.336.117-10 - RAFAEL ALBUQUERQUE XAVIER - UEPB