PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: EDILSON DOS SANTOS SILVA

DISCENTE: EDILSON DOS SANTOS SILVA
DATA: 26/03/2024
LOCAL: Google/meet
TÍTULO: PERCURSO TEÓRICO-METODOLÓGICO DO MAPA MENTAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: ESTUDO DE CASO EM ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO ESTADO DA PARAÍBA.
PALAVRAS-CHAVES: Educação geográfica, cartografia escolar, mapa mental, raciocínio geográfico.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
ESPECIALIDADE: Geografia Urbana
RESUMO: As práticas cartográficas na educação geográfica necessitam ir além da dimensão unicamente geométrica de mapa, pois esta não é mais capaz de despertar o interesse dos estudantes pelos conhecimentos cartográficos, nesse processo a consideração que existem outras cartografias é um importante passo para a ressignificação da função dos mapas na escola. É com base nessa problemática que procuramos investigar se a utilização da metodologia dos mapas mentais integrada a educação geográfica, possibilitará a construção e materialização do raciocínio geográfico e a ressignificação do processo de ensino-aprendizagem da cartografia escolar. Fundamentada na abordagem qualitativa, a presente pesquisa se refere a um estudo de caso com o objetivo de analisar as representações do espaço vivido a partir da utilização do mapa mental de forma integrada com uma ferramenta de mapeamento digital (Google Maps), desenvolvida em turmas do 9º ano, na Escola Estadual de E.F. de Aplicação, Campina Grande-PB e na Escola Municipal de E.F. Dom Manuel Palmeira da Rocha, Esperança- PB. A integração do mapa mental com as funcionalidades do Google Mapas nos fez avançar no conhecimento e comprovar sua relevância parar suscitar raciocínios geográficos na sala de aula. Com base nos resultados constatamos que os mapas mentais podem ser compreendidos não apenas como meio para propiciar a alfabetização cartográfica e um ensino lúdico, mas como uma metodologia que auxilia os discentes a construírem um pensamento geográfico e aos professores a compreender e analisar o processo de aprendizagem das noções cartográficas.
Presidente - 122.895.168-30 - EMERSON RIBEIRO - URCA
Interno - 031.880.724-65 - LUIZ EUGÊNIO PEREIRA CARVALHO - UFCG