PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: WIGNA GOUVEIA DE LACERDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WIGNA GOUVEIA DE LACERDA
DATA: 28/03/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Videoconferência: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/cajagr
TÍTULO: EFEITO AGUDO DOS MODELOS DE ENSINO APRENDIZAGEM NA FADIGA MENTAL, ATENÇÃO E TOMADA DE DECISÃO DE ATLETAS INICIANTES DE VOLEIBOL DE PRAIA
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Modelos de ensino, desempenho esportivo, voleibol, atletas.
PÁGINAS: 43
RESUMO: RESUMO Introdução: Os esportes coletivos têm despertado interesse de pesquisadores da ciências do esporte em diferentes perspectivas. Com isso, tem se verificado na literatura que nos últimos anos tem crescido as investigações sobre a fadiga mental atenção e modelos de ensino aprendizagem no esporte. No entanto, não existem estudos que investigaram se modelos de ensino aprendizagem no esporte podem promover fadiga mental e diminuir o estado de atenção e tomada de decisão de atletas de voleibol de praia. Objetivo: Analisar o efeito agudo de diferentes modelos de ensino-aprendizagem na fadiga mental, atenção e tomada de decisão em atletas iniciantes de voleibol de praia. Metodologia: A amostra será comporta por 24 mulheres atletas de voleibol de praia da categoria sub 15. Na primeira sessão do estudo, as atletas responderão uma anamense e o termo de assentimento livre e esclarecido e realizarão as medidas antropométricas. Logo após, será realizado a familiarização dos instrumentos de avaliação, Stroop e Vas que serão utilizados nas sessões experimentais. Após esta visita, as voluntárias irão no centro de treinamento de voleibol de praia em três ocasiões diferentes separadas por um intervalo de sete dias para realizarem as sessões de treinamento em ordem randomizada. As atletas serão submetidas a três condições experimentais, a saber: a) Pedagogia linear (modelo analítico); b) Pedagogia não linear (modelo de jogos reduzidos, “small side games”) e c) Modelo híbrido (Analítico e Small Side Games). Todas as sessões terão duração de 60 minutos, distribuídos em alongamento/aquecimento padronizado para todas as propostas e desenvolvimento específico conforme a abordagem. Após 5 minutos de recuperação serão realizados um jogo simulado com duração de 30 minutos para todas as sessões. Para análise do nível de atenção das atletas será utilizado o stropp test e para verificar a fadiga mental será utilizado a escala visual analógica (VAS), enquanto que para análise da tomada de decisão dos atletas no jogo simulado será utilizado o índice de tomada de decisão (ITM). Desfecho primário: Espera-se que os modelos de ensino-aprendizagem que enfatizam os aspectos cognitivos aumentem a fadiga mental e reduzam a atenção e tomada de decisão das atletas de voleibol de praia.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DALTON ROBERTO ALVES ARAÚJO DE LIMA JÚNIOR
Presidente - 1736864 - GILMARIO RICARTE BATISTA
Externo à Instituição - HENRIQUE DE OLIVEIRA CASTRO