PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: PEDRO HENRIQUE MONTEIRO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PEDRO HENRIQUE MONTEIRO DA SILVA
DATA: 27/08/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Sala Acácia/ DEP/PPGEP
TÍTULO: Estruturação DOS CUSTOS LOGÍSTICOS EM UMA OPERAÇÃO DE IMPORTAÇÃO DE UMA CARGA CONTEINERIZADA
PALAVRAS-CHAVES: Custos; portos; logística.
PÁGINAS: 153
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção
SUBÁREA: Gerência de Produção
ESPECIALIDADE: Suprimentos
RESUMO: Os portos sao elementos importantes para a economia de um pais, pois sao as principais portas de entrada e saida do comercio exterior, uma vez que e ponto de passagem de boa parte das mercadorias (Souza Junior, Nobre Junior, & Prata, 2008). Eles funcionam como os nos das redes logisticas, por onde circulam, de forma simultanea e sincronica, fluxos de produtos cada vez mais fragmentados e mais aleatorios e onde se estabelecem atividades que agregam valor aos produtos em circulacao. A literatura e rica em trabalhos praticos e teoricos aplicados em portos. Exemplos praticos podem ser destacados como os de (Shi, 2015), que investigou a cadeia de suprimentos no porto do golfo de Guangxi Beibu – China, ou (Clott & Hartman, 2016) que realizou um trabalho similar no porto de Chicago – EUA e (Cheng & Wang, 2016) em Hong Kong. (Cai, Peng, & Destech Publicat, 2014), (M. Akhavan, 2017) e (G. W. Y. Wang, Zeng, Li, & Yang, 2016) focaram seus estudos em operacoes logisticas e seu papel no desenvolvimento do porto e da hinterlandia (area geografica e infraestrutura pela qual as cargas veem do interior ate o porto). O desenvolvimento portuario e sua integracao com a hinterlandia tambem sao foco dos estudos de (Garcia-Alonso, Martinez-Pardo, & Vallejo-Pinto, 2016), (Sugawara, 2017) e (Lonza & Marolda, 2016). Assim, diferentemente das pesquisas ora apresentadas, este trabalho visa oferecer um framework para a identificacao e compreensao dos agentes envolvidos na cadeia logistica portuaria assim como aplicar o activity based costing (ABC) para mensurar os custos logisticos incorridos em uma operacao de importacao de carga granel liquida escoada pelo Porto de Cabedelo – PB, localizado no estado da Paraiba. Isto diferenciara este trabalho dos anteriores pela realizacao de um estudo aprofundado nao so da cadeia logistica da operacao de importacao atraves de um porto publico nacional, mas tambem por apresentar os custos logisticos de tal operacao e como eles impactam os custos totais. Trabalhos citados anteriormete ja discutiram a importancia dos custos logisticos nao so no contexto portuario mas para empresas e para os sistemas de custo como um todo, a correta mensuracao dos mesmos e ponto de partida para tomada dedecisoes visando o melhorando do desenpenho financeiro e operacional de qualquer instituicao. Desta forma este trabalho visa responder a seguinte questao: Como mensurar os custos logisticos de uma carga granel liquida escoada atraves de um porto publico? E quais impactos esse custo oferece para o custo total de aquisicao desta carga?
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2225575 - MARIA SILENE ALEXANDRE LEITE
Interno - 2317198 - PAULO ROTELLA JUNIOR
Externo ao Programa - 1331488 - ALDO LEONARDO CUNHA CALLADO