PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone:
Não informado

Exames de Qualificação


Clique aqui para acessar os arquivos diretamente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB

2020
Descrição
  • ALVARO MARQUES BORGES CALAZANS
  • Proposta e análise de framework conceitual para avaliar as competências profissionais requeridas para a adoção dos princípios da indústria 4.0.
  • Orientador : DARLAN AZEVEDO PEREIRA
  • Data: 26 de Março de 2020 às 14:00
  • Mostrar Resumo
  • As três primeiras revoluções industriais foram períodos que causaram profundas mudanças na sociedade: a primeira revolução industrial teve como principal acontecimento a invenção da máquina a vapor e sua aplicação na fabricação de fios e tecidos; a segunda revolução teve principal marco o surgimento da eletricidade, com ganhos de escala de produção em massa através das linhas de montagem, invenção e produção em massa de plásticos sintéticos e novos materiais; e, por fim, a terceira revolução foi marcada pelo surgimento dos computadores, criação da internet, dos softwares e dos dispositivos móveis. Atualmente, estamos caminhando para o início de uma quarta revolução industrial, que vem como parte de um projeto de estratégia de alta tecnologia do governo da Alemanha, buscando a automatização total das fábricas, através de tecnologias disruptivas, como robótica, inteligência artificial, realidade aumentada, big data, nanotecnologia, impressão 3D e a chamada internet das coisas, onde cada vez mais dispositivos serão conectados uns aos outros por meio da internet. Tudo isso diminui radicalmente a mão-de-obra humana, exigindo o desenvolvimento de certas competências profissionais como forma de se adaptar a todas essas mudanças no mercado. Este trabalho tem como objetivo propor um framework para avaliar as competências profissionais requeridas para a adoção dos princípios da indústria 4.0. Para a elaboração do framework, foi identificada e proposta relações entre as competências profissionais e os princípios da indústria 4.0, com base na literatura, para que especialistas analisem e deem suas opiniões através do método Delphi. Além disso, esse framework será aplicado e validado por meio de um estudo de caso em uma empresa que já possui a indústria 4.0 implementada ou está em fase de implementação.
2019
Descrição
  • BRUNA CAVALCANTI BARROS
  • CAPACIDADES DINÂMICAS E INOVAÇÕES COM FOCO EM SUSTENTABILIDADE: PROPOSTA E ANÁLISE DE UM FRAMEWORK SEGUNDO AS ETAPAS DO CICLO DE VIDA ORGANIZACIONAL
  • Data: 09 de Setembro de 2019 às 16:30
  • Mostrar Resumo
  • Inovações são essenciais para a sobrevivência de qualquer organização, independentemente do seu setor de atuação e do estágio do ciclo de vida. Alinhado a isso, as empresas estão constantemente buscando formas de alavancar sua vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. Assim, a Inovação Orientada para Sustentabilidade (SOI) tem ganhado a atenção dos gestores uma vez que auxilia na melhoria das capacidades e competências das organizações. Entretanto, mesmo com o reconhecimento da importância das capacidades na adoção de SOI, pouco se sabe sobre como elas são integradas nas operações das empresas durante seu ciclo de vida. Desse modo, essa pesquisa tem como objetivo propor um framework que relaciona as capacidades dinâmicas com o desenvolvimento de inovações orientadas para a sustentabilidade, de acordo com as etapas do ciclo de vida organizacional. Para tanto, em um primeiro momento foram identificados os tipos de SOI abordado na literatura, bem como as capacidades dinâmicas e seus respectivos fatores críticos. As SOIs identificadas foram a eco inovação, inovação social e a inovação orientada para sustentabilidade propriamente dita. As capacidades identificadas foram: absortiva, competências e habilidades, integração de recursos, P&D, tecnológica, parceria e organizacional. Esses elementos foram fundamentais para o desenvolvimento de um framework teórico que relaciona a SOI com as capacidades, levando em consideração os fatores críticos. Em seguida, esse framework será analisado por especialistas por meio da técnica Delphi, momento que será verificado quais as capacidades dinâmicas mais relevantes para o desenvolvimento de SOIs de acordo com as etapas do ciclo de vida organizacional. Ao final, este framework será aplicado em empresas que se encontram em diferentes etapas do ciclo de vida, por meio de estudos de caso. Com base nos resultados encontrados, pretende-se elaborar proposições de pesquisa. Dessa forma, como principal contribuição teórica este estudo avança na literatura no sentido de identificar quais as capacidades que auxiliam no desenvolvimento de inovações orientadas para sustentabilidade, considerando as diferentes etapas do ciclo vida e o TBL. Dentre as contribuições práticas a pesquisa pode auxiliar gestores no processo de tomada de decisões estratégicas, uma vez que possibilitará reconhecer quais são as capacidades necessárias para o desenvolvimento de SOIs, de acordo com a etapa do ciclo de vida que se encontra. Além disso, poderá reconhecer o seu nível de maturidade em relação à cada uma das capacidades que possui.
  • LEONARDO ANDRADE APOLINARIO
  • OBTENÇÃO DE LIMITANTES SUPERIORES PARA O PROBLEMA DE DIMENSIONAMENTO DE LOTES EM MÁQUINAS PARALELAS
  • Orientador : HUGO HARRY FREDERICO R KRAMER
  • Data: 28 de Junho de 2019 às 15:00
  • Mostrar Resumo
  • No contexto do planejamento de produção, os problemas de dimensionamento de lotes são considerados como dos mais importantes na literatura. Neste artigo, consideramos o Problema de Dimensionamento de Lotes de Múltiplos Itens com Restrições de Capacidade em Máquinas Paralelas Distintas. Este problema é NP-difícil e consiste em determinar um plano ótimo de produção para os itens de modo que as demandas sejam atendidas, as capacidades das máquinas sejam respeitadas e o custo total seja minimizado. O objetivo do trabalho é a obtenção de soluções viáveis de qualidade em baixo tempo computacional. Para tanto, é proposta uma abordagem que combina as heurísticas relax-and-fix e fix-and-optimize. A abordagem proposta é comparada com a formulação compacta do problema sendo resolvida por um resolvedor comercial. Os resultados encontrados demonstram que as soluções obtidas são de qualidade, com gaps percentuais menores que 0,531 %.
  • NATÁLIA GOMES LUCIO CAVALCANTE
  • CRIAÇÃO DE VALOR NO CONTEXTO DA ECONOMIA COMPARTILHADA: PROPOSTA E ANÁLISE DE UM FRAMEWORK TEÓRICO
  • Orientador : CLAUDIA FABIANA GOHR
  • Data: 28 de Junho de 2019 às 14:00
  • Mostrar Resumo
  • A Economia Compartilhada é um novo modelo de consumo que tem sido disseminado globalmente desde 2010, fomentando cada vez mais o interesse de acadêmicos e empreendedores. Este trabalho relaciona Criação de Valor no contexto da Economia Compartilhada sob a perspectiva das dimensões da sustentabilidade. Até o momento pouco se encontra na literatura sobre criação de valor em organizações de economia compartilhada, e, dos poucos que se encontram estão focados em plataformas on-line, nesse sentido esta pesquisa tem foco em organizações que atuam em comunidades off-line. Na literatura pode-se encontrar diversos tipos de valor bem como várias fontes de criação de valor, essa pesquisa tem como objetivo desenvolver um framework conceitual de criação de valor onde se tem fatores de criação de valor e o tipo de valor que estes fatores criam, tanto pelo ponto de vista social, ambiental quanto econômico, levando em consideração múltiplos stakeholders. Para tanto, foram identificados focos e fatores de criação de valor, a partir da literatura geral de criação de valor, os focos identificados foram: gestão de stakeholders, estratégia empresarial e propostas de valor. Os fatores de criação de valor identificados a partir desses focos foram: Seleção de consumidores e fornecedores, relacionamento com os stakeholders, Gerenciamento da experiência do consumidor, Inovação, Definições das propostas de valor, Posicionamento da marca, Gerenciamento de recursos e, Gerenciamento de processos. A partir disso, foi desenvolvido um framework teórico que propõe fatores de criação de valor considerando as características de empresas inseridas na Economia compartilhada. Esse framework teórico será aplicado através de estudos de caso e grupos focais em empresas inseridas em no setor da moda. A partir das evidências do estudo empírico serão elaboradas proposições e refinado do framework. Desse modo, como principal contribuição teórica este estudo avança na literatura por integrar temas importantes e pouco relacionados, até o momento. Dentre as contribuições práticas a pesquisa tem o potencial de incentivar o negócio, de conhecer o mercado, e de fornecer insights para acadêmicos e profissionais, ao fornecer evidências empíricas de fatores que podem criar valor para que as empresas se desenvolvam e melhorem junto à sociedade e meio-ambiente.
  • LÍGIA MARIA DE OLIVEIRA MAIA
  • Big Data e Redes Sociais no Monitoramento da Criminalidade
  • Orientador : ROBERTO QUIRINO DO NASCIMENTO
  • Data: 28 de Junho de 2019 às 10:00
  • Mostrar Resumo
  • A redução da criminalidade pode ser possível formulando e implementando logísticas da segurança que permitam prevenir e diminuir o crime e a violência baseados em estudos que utilizem como metodologia Big Data. Mapear e monitorar a criminalidade com a utilização de redes sociais como fonte de dados pode ajudar na tomada de decisão quanto a alocação de viaturas, por exemplo. A análise das redes sociais é feita do geral para a parte, a correlação entre as conclusões à partir de análises nas mídias sociais e o mundo real tem sido comprovada em diferentes países (HEMPEL, 2014). Big Data, um conjunto de dados muito grande e de diferentes formatos (TUFEKCI, 2014), também pode ser visto como um novo cenário de vantagem competitiva em diversas áreas (CAESARIUS, 2018) e apresentam um efeito transformador na organização do trabalho nas empresas, logísticas, mapeamentos, monitoramentos, entre outras aplicações. Apesar de existirem ferramentas, a literatura é carente de conceitos básicos, do qual indivíduos ou grupos de outras áreas poderiam encontrar soluções e linguagens acessíveis, fazendo a rede ainda mais inclusiva. (SOUZA, 2013) Desse modo, a finalidade desse trabalho concentra-se na revisão da literatura, aplicação de métodos de coleta de dados das mídias sociais, utilização de Big Data no mapeamento da criminalidade em algumas regiões com coleta de dados em redes sociais e comparação de métodos para cada uma das etapas citadas. Utilizando Big Data e o software estatístico livre R pretende-se ser capaz de realizar todas as fases dessa pesquisa.
  • LÍGIA MARIA DE OLIVEIRA MAIA
  • Big Data e Redes Sociais no Monitoramento da Criminalidade
  • Orientador : ROBERTO QUIRINO DO NASCIMENTO
  • Data: 28 de Junho de 2019 às 10:00
  • Mostrar Resumo
  • A redução da criminalidade pode ser possível formulando e implementando logísticas da segurança que permitam prevenir e diminuir o crime e a violência baseados em estudos que utilizem como metodologia Big Data. Mapear e monitorar a criminalidade com a utilização de redes sociais como fonte de dados pode ajudar na tomada de decisão quanto a alocação de viaturas, por exemplo. A análise das redes sociais é feita do geral para a parte, a correlação entre as conclusões à partir de análises nas mídias sociais e o mundo real tem sido comprovada em diferentes países (HEMPEL, 2014). Big Data, um conjunto de dados muito grande e de diferentes formatos (TUFEKCI, 2014), também pode ser visto como um novo cenário de vantagem competitiva em diversas áreas (CAESARIUS, 2018) e apresentam um efeito transformador na organização do trabalho nas empresas, logísticas, mapeamentos, monitoramentos, entre outras aplicações. Apesar de existirem ferramentas, a literatura é carente de conceitos básicos, do qual indivíduos ou grupos de outras áreas poderiam encontrar soluções e linguagens acessíveis, fazendo a rede ainda mais inclusiva. (SOUZA, 2013) Desse modo, a finalidade desse trabalho concentra-se na revisão da literatura, aplicação de métodos de coleta de dados das mídias sociais, utilização de Big Data no mapeamento da criminalidade em algumas regiões com coleta de dados em redes sociais e comparação de métodos para cada uma das etapas citadas. Utilizando Big Data e o software estatístico livre R pretende-se ser capaz de realizar todas as fases dessa pesquisa.
  • CAIO DE ARAÚJO PEREIRA GADELHA
  • MENSURAÇÃO DOS CUSTOS LOGISTICOS NO PROCESSO DE IMPORTAÇÃO DE UMA CARGA CONTEINERIZADA EM UM PORTO LOCALIZADO NO NORDESTE DO BRASIL
  • Data: 26 de Junho de 2019 às 14:00
  • Mostrar Resumo
  • O setor portuário apresenta um grande espaço no âmbito mundial, não sendo diferente no Brasil, possuindo 82 portos. Esse setor vem passando por constantes formulações, sendo a última a lei 12.815/13, denominada de nova lei dos portos, que busca modernizar os portos, tendo uma redução nos seus custos e melhorando sua competitividade. A partir daí surge uma necessidade de uma eficiente gestão portuária através da redução de seus custos. O objetivo principal este trabalho é mensurar os custos logísticos portuários de um processo de importação de uma carga conteinerizada com o emprego do método ABC, escoada por um porto localizado no Nordeste do Brasil. Para o levantamento do referencial teórico foi realizada revisões da literatura a fim de se contemplar aspectos voltados para a logística, logística portuária, legislação dos portos, gestão de custos, custos logísticos e custos logísticos portuários. Para os dois últimos itens foi feita uma revisão sistemática da literatura (RSL), por serem considerados tópicos cruciais ao trabalho. A execução da pesquisa será realizada com entrevistas, análise documental e observações diretas, de modo a mapear a cadeia da carga e levantar seus custos e recursos para a aplicação do método Baseado em Atividades (ABC).
  • ROMULO DE OLIVEIRA AZEVEDO
  • Identificação e análise de fatores de risco na viabilidade econômica do investimento em energia eólica
  • Orientador : PAULO ROTELLA JUNIOR
  • Data: 26 de Junho de 2019 às 10:00
  • Mostrar Resumo
  • A crescente demanda energética no mundo e a preocupação de fontes de energia que agridem em demasia o meio ambiente têm causado um aumento no interesse por pesquisas que busquem alternativas de fontes renováveis de energia, como a energia eólica. Como passo incial de estudo, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, como meio de agrupar trabalhos sobre viabilidade econômica em energia eólica no mundo. O objetivo da revisão sistemática desta pesquisa foi investigar, dentro da literatura, quais são os principais fatores que impactam na viabilidade econômica do investimento em energia eólica. A busca foi realizada na base de dados eletrônica ISI Web of Knowledge (WoS) e gerou um resultado de 190 manuscritos, entre artigos e revisões. O processo de análise dos estudos envolveu a leitura de títulos, resumos e textos completos, bem como a aplicação de critérios de inclusão e exclusão dos manuscritos para essa revisão sistemática. A amostra final da pesquisa ficou com um total de 101 trabalhos, que foram sintetizados e analisados para identificar os fatores de risco. Como resultado da análise de revisão, foram identificados 25 parâmetros como fatores de risco. Identificados os fatores de risco, trabalhos futuros serão realizados a fim de entender a relação deles com a viabilidade econômica, estudando cada fator separadamente e, na sequência, aplicando-os em caso prático para visualizar o real impacto na economia de projetos de energia eólica.
  • ALAN GURGEL SARAIVA
  • RELAÇÃO ENTRE SITUAÇÃO DE TRABALHO E SATISFAÇÃO NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO EM TAQUÍGRAFOS PARLAMENTARES
  • Orientador : LUIZ BUENO DA SILVA
  • Data: 25 de Junho de 2019 às 16:00
  • Mostrar Resumo
  • A situação de trabalho e a satisfação no trabalho são duas variáveis que auxiliam na melhora da produtividade e na satisfação do trabalhador. Ter um posto de trabalho adequado e o trabalhador satisfafeito com a profissão pode trazer muitos benefícios para a empresa. Este projeto de dissertação foca essa questão ao propor um estudo com o objetivo de avaliar a relação entre a situação de trabalho e a satisfação no trabalho em taquígrafo. Trata-se de uma pesquisa básica e aplicada, exploratória com abordagem quali – quantitativa. Os dados serão coletados por meio da aplicação de questionários, registros fotográficos e de vídeos, observações do autor e consulta de documentos. Para análise dos resultados serão utilizados o teste dos postos sinalizados de wilcoxon e a correlação de Spearman, o primeiro para analisar as variáveis separadamente e o segundo para avaliar a relação das duas variáveis que são alvos deste estudo.
  • YUKIO FERREIRA YABUTA
  • SELEÇÃO E MANUTENÇÃO DE FORNECEDORES EM CADEIA DE SUPRIMENTOS: PROPOSTA DE UMA ESCALA DE MEDIÇÃO DE DESEMPENHO CONSIDERANDO O RISCO
  • Orientador : MARIA SILENE ALEXANDRE LEITE
  • Data: 25 de Junho de 2019 às 10:00
  • Mostrar Resumo
  • A seleção de fornecedores é um dos mais importantes aspectos que as empresas devem incorporar em seus processos estratégicos. Visto que as organizações se tornam cada vez mais dependente dos fornecedores, existem consequências diretas e indiretas em uma seleção ou avaliação equivocada de fornecedores. Assim, o objetivo dessa dissertação é desenvolver uma escala de medição que avalie o desempenho dos fornecedores para fins de seleção e manutenção destes em uma cadeia de suprimentos considerando o risco de fornecimento, utilizando a teoria de resposta ao item (TRI) para isto. Para atingir este objetivo, foi utilizado uma revisão sistemática da literatura e foram encontrados 37 aspectos relacionados ao risco de fornecimento. Baseado nesses aspectos, foram criados itens que possam mensurar esses aspectos e a partir desses resultados utilizar a TRI para criação de uma escala interpretável que permita definir níveis de desempenho para se ter uma melhor seleção e manutenção de fornecedores.
  • HENRIQUE VILAR GOMES
  • ANÁLISE DE VIABILIDADE DA UTILIZAÇÃO DE ENERGIA FOTOVOLTAICA NO BRASIL: CENÁRIOS POR REGIÃO
  • Orientador : RICARDO MOREIRA DA SILVA
  • Data: 25 de Junho de 2019 às 09:30
  • Mostrar Resumo
  • O Brasil vive um período de várias incertezas para novos investimentos e uma crescente utilização de energias renováveis, principalmente energia eólica e solar fotovoltaica. Diante desse contexto, objetivamos avaliar a viabilidade econômica do uso de sistemas de energia fotovoltaica com três níveis de perfis de consumo em cinco regiões do país, comparando cenários e considerando as incertezas envolvidas no processo através de uma simulação de Monte Carlo (SMC). O método aplicado utiliza como critérios o Valor Presente Líquido (VPL) positivo e Taxa Interna de Retorno (TIR) maior que a Taxa Mínima de Atratividade (TMA) desejada pelos investidores. Para tal será feito um levantamento da taxa de irradiação solar através do site da NASA, além de características de inclinação de painéis e orientação solar conforme considerações dos fabricantes, além das perdas de eficiência do sistema, consideradas através do software PVSyst®, consideradas para definir o valor do investimento e características do fluxo de caixa ao longo da vida dos projetos. Ao final, ainda consideraremos como a principal incerteza, a tarifa binômia, que seria uma modalidade de tarifação que, para os microgeradores e minigeradores em geração distribuída, seria atribuída uma cobrança referente a custos fixos da distribuição correspondentes à essas unidades de geração. A tarifa binômia ainda está em discussão e será enviada ao Congresso em breve, mas pode impactar fortemente na viabilidade de sistemas fotovoltaicos e torna-se um fator a desestimular o investimento em geração distribuída no Brasil. Espera-se como resultados encontrar os resultados de valor presente líquido para cada cenário, onde se poderá concluir quais são viáveis. O diferencial de nosso trabalho é que, este mesmo estudo já foi realizado de forma determinística, porém, aqui apresentamos um estudo com variáveis estocásticas, que contemplam muitas incertezas envolvidas.
  • MONIQUE PINTO DANTAS
  • IMPLEMENTATION OF BUSINESS MODEL INNOVATION TOWARDS NEXUS THINKING: ACTIVITIES AND CHALLENGES
  • Orientador : SANDRA NAOMI MORIOKA
  • Data: 18 de Junho de 2019 às 16:00
  • Mostrar Resumo
  • Crescimento populacional, recursos naturais finitos e avanços tecnológicos representam alguns dos principais desafios para a sustentabilidade no século XXI. Entender a relação entre água, energia e alimento (AEA) como nós inter-relacionados de um Nexo (Nexus) é uma tendência crescente. Trabalhar para garantir o acesso à boa qualidade e quantidade suficiente de água, energia e alimentos é uma responsabilidade de empresas no setor privado. É crítico, portanto, que empresas modifiquem e inovem sua forma de fazer negócios de modo a incorporar princípios do Nexus. Apesar de as empresas geralmente conseguirem desenvolver um planejamento para a inovação de modelos de negócios, é comum que empresas sintam dificuldade em implementar a inovação desenvolvida. Este termo é comumente conhecido como Implementation-gap. A literatura tem apontado que é nesta fase que as empresas enfrentam os maiores desafios do processo de inovação. Além disso, as atividades desenvolvidas ao longo da fase de implementação não são muito claras. Este trabalho tem como objetivo identificar quais os principais desafios e atividades que empresas enfrentam quando inovam seus modelos de negócios a fim de incorporar inovações alinhadas com o Nexus AEA. A pesquisa é composta por uma parte de revisão de literatura e uma parte de estudos de caso. Na Revisão de Literatura, por meio de uma revisão sistemática, foram evidenciados principais princípios que caracterizam um Sistema Nexus. Na Revisão de Literatura sobre Modelos de Negócios, foram apontados os principais desafios enfrentados pelas empresas no momento de inovar. Por meio de estudos de caso, será possível verificar se os desafios para inovação de modelos de negócios encontrados na literatura se aplicam à inovação de modelos de negócios que estejam alinhados com os princípios do Nexus. Ademais, será possível contribuir para a literatura apontando evidencias de outros desafios para inovação de modelos de negócios para o Nexus.
  • THAÍS DE ALMEIDA RODRIGUES
  • ANÁLISE DA ATIVIDADE NA MANUTENÇÃO DE FACHADAS DE EDIFÍCIOS DE MÚLTIPLOS PAVIMENTOS CONSIDERANDO ASPECTOS DE SEGURANÇA E MANUTENIBILIDADE
  • Data: 17 de Junho de 2019 às 15:00
  • Mostrar Resumo
  • O setor da construção civil se constitui como grande contribuinte para movimentação da economia e absorção de mão de obra no Brasil e no mundo. No entanto, as taxas de acientes ocupacionais nesse setor vem aumentando ao longo dos anos, em especial, no subsetor de manutenção de edificações. Estudos apontam que há uma relação entre o nível de manutenibilidade empregado e a qualidade, eficiência, economia e segurança ocupacional. Desse modo, a fim de obter as melhorias desejadas na execução da manutenção, torna-se necessário a integração entre os diversos profissionais envolvidos em etapas de projeto e planejamento. Este trabalho tem como objetivo analisar a atividade de manutenção de fachadas em edifícios de múltiplos pavimentos e apresentar recomendações projetuais, tecnológicas e organizacionais visando à redução de riscos e prevenção de acidentes/incidentes. Para tanto, a metodologia empregada fundamenta-se na Análise Ergonômica do Trabalho (AET) cujo método é composto de um conjunto de análises globais, sistemáticas e intercomplementares, as quais possibilitam uma modelagem operante da situação de trabalho. Os dados serão coletados através da aplicação de métodos observacionais e métodos interacionais, como a utilização de ação conversacional, verbalizações e questionários, tendo como sujeitos participantes os engenheiros, arquitetos, projetistas, mestres e encarregados.
  • FABIOLA RENATA ALVES ROBERTO
  • MAXIMIZAÇÃO DO ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE E DA PRODUÇÃO TOTAL DE AGROECOSSISTEMAS
  • Orientador : ROBERTO QUIRINO DO NASCIMENTO
  • Data: 17 de Junho de 2019 às 10:00
  • Mostrar Resumo
  • A necessidade de serem desenvolvidos agroecossistemas mais sustentáveis é urgente, sendo assim, vários esforços são feitos para serem inseridas estratégias alternativas sobre as variáveis ambientais, sociais e econômicas. Por isso, essa temática passou a despertar relevantes debates nas áreas que abrangem a produção agrícola e a desafiar pesquisadores a retratarem desse assunto em diferentes perspectivas. Consequentemente, diversos modelos de avaliação da sustentabilidade agroecossistêmica foram propostos, mas nem sempre aplicados. Um dos primeiros esforços desenvolvidos é a estrutura para a avaliação da gestão sustentável da terra (FESLM) por Gameda e Dumanski (1995). No entanto, pouco se tem visto trabalhos que desejaram maximizar essa sustentabilidade empregando modelagem matemática. Portanto, o presente trabalho busca maximizar o índice de sustentabilidade de agroecossistemas proposto por Rodrigues (2018) bem como maximizar a produção total desses, por meio da otimização multiobjetivo. Para implantação do modelo, recorreu-se aos dados de 4 agroecossistemas obtidos por Reis (2013), favorecendo a realização da modelagem matemática e da aplicação do método. Após a formulação do problema, para a implementação será utilizado o matlab com auxílio do toolbox CVX.
  • DANUBIA LEITE FERREIRA
  • INDICADORES DE DESEMPENHO PARA AGRICULTURA FAMILIAR DE BASE AGROECOLÓGICA: UMA APLICAÇÃO NO TERRITÓRIO DA BORBOREMA-PB
  • Data: 17 de Junho de 2019 às 08:30
  • Mostrar Resumo
  • Promover a agricultura familiar de base agroecológica é evidenciar um modelo de produção agrícola que tem compromisso com a sustentabilidade. Isso através de indicadores de desempenho, envolvendo aspectos de produção, produtividade e rentabilidade, e esses, compreendidos pelas partes interessadas. Assim, o desafio é compreender a relação entre os indicadores de desempenho da agricultura familiar de base agroecológica com o seu processo de evolução, dado sua complexidade socioecológica e dinâmica socioeconômica. Logo, como objetivo de pesquisa propõem-se implementar indicadores de desempenho na agricultura familiar de base agroecológica, abrangendo os quesitos de produção, produtividade e rentabilidade, evidenciando a relação entre seu desempenho e os níveis de transição. Para isso, a pesquisa conta com uma revisão sistemática da literatura, com a divulgação de uma proposta de um projeto maior de metodologia participativa de indicadores de desempenho voltados para agricultura familiar de base agroecológica e por fim um estudo de caso com a aplicação sistemática experimental. A partir da revisão sistemática da literatura, por meio de análise descritiva, análise de redes de relacionamento (co-citação e palavras-chave) e análise de conteúdo foi possível identificar na literatura a necessidade de avançar nesse campo de conhecimento, convergindo nas características transdisciplinar e holísticas. De modo, esse trabalho contribui para a literatura progredindo no campo de pesquisa teórica, alinhada com uma perspectiva prática, subsidiando a gestão dos agricultores familiares e instituições envolvidas para o progresso da agricultura familiar de base agroecológica.
  • RAPHAEL VINÍCIUS SILVEIRA REMIGIO
  • DESENVOLVIMENTO DE UMA BEBIDA FERMENTADA COM PROPRIEDADES ANTIOXIDANTES SOB A VISÃO DOS EMPREENDEDORES E CONSUMIDORES DO MERCADO
  • Orientador : DARLAN AZEVEDO PEREIRA
  • Data: 10 de Junho de 2019 às 16:00
  • Mostrar Resumo
  • A cerveja é a bebida fermentada mais consumida e conhecida no mundo. Foi descoberta há milhares de anos e sua produção foi aperfeiçoada ao longo do tempo, até os dias atuais com diversos estilos de cerveja que utilizam os mais diversos insumos. Apesar da cerveja estar presente em todo o globo, estudos a respeito da bebida e seu mercado ainda são bastante limitados e tem forte influência regional. Para atingir a sustentabilidade competitiva para um produto desse nível de globalização, empreendedores da área precisam aperfeiçoar suas estratégias de inovação e entender o mercado sob a visão dos seus consumidores. Assim, agregando valor a sua empresa e ao desenvolvimento do seu produto, cervejas que atendam as reais necessidades dos potenciais consumidores, e evitando custos desnecessários. Visando entender o funcionamento das estratégias de inovação das microcervejarias e o comportamento dos consumidores deste mercado e considerando a região nordeste do Brasil, a primeira parte deste trabalho estudou estes objetivos em dois artigos. O produto, cerveja artesanal com propriedades antioxidantes é a meta para o terceiro e último trabalho. Nesse artigo, é analisada a produção de uma cerveja artesanal com insumos nacionais e adição de uma fruta regional para acrescentar a propriedade funcional antioxidante, além de conferir a bebida características sensoriais únicas. Para isso, os dois primeiros trabalhos foram essenciais, para a definição das estratégias de inovação para o desenvolvimento do projeto e para o entendimento das necessidades dos clientes que precisam ser atendidas, essas necessidades tem ligação direta com os requisitos técnicos do processo produtivo da nova cerveja.
  • JOSÉ FLÁVIO RIQUE JÚNIOR
  • Estudo fase I e II de cartas de controle em um processo de envase de produtos
  • Orientador : ROGERIO SANTANA PERUCHI
  • Data: 05 de Junho de 2019 às 10:00
  • Mostrar Resumo
  • A literatura carece de trabalhos que relacionem o controle estatístico do processo e a indústria de alimentos, principalmente relacionados a cartas de controle do tipo P e estudos de Fase I e Fase II de cartas de controle. Logo, o objetivo desta pesquisa é realizar um estudo de Fase I e Fase II de cartas de controle do tipo P e propor um método de implantação do controle estatístico do processo em uma indústria de alimentos no setor de envase de sachês de polpas de frutas, trazendo assim uma contribuição científica para a literatura, que necessita de estudos de Fase I e Fase II de cartas de controle do tipo P em uma indústria de alimentos. O estudo foi realizado em uma indústria de alimentos na cidade de João Pessoa – Paraíba, especificamente no processo de envase de fabricação de polpas de frutas. Foram coletados dados de aproximadamente dois meses de produção para a realização desse trabalho. Após feita as análises, pode-se observar o comportamento da produção e proporção de itens defeituosos, assim obteve-se o índice defeitos por milhão (DPM) equivalente a 21170 produtos defeituosos a cada 1 milhão produzidos, o que equivale a um processo de nível 2σ, e também foi implantado o monitoramento online no setor de envase da indústria, correspondendo a Fase II do estudo de cartas de controle.
  • ANDREIA CAVALCANTI DE OLIVEIRA
  • QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E SATISFAÇÃO PROFISSIONAL: ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICO FEDERAL
  • Orientador : MARIA DE LOURDES BARRETO GOMES
  • Data: 29 de Maio de 2019 às 09:00
  • Mostrar Resumo
  • O trabalho ocupa uma grande parcela do cotidiano dos trabalhadores e pode ser fonte de satisfação ou estresse, trazendo sofrimento aos indivíduos, ou apenas ser julgado como uma obrigação ou fonte de subsistência. Entretanto esse pode ser convertido em meios de satisfação, de modo que as obrigações passam a ser algo prazeroso. Assim, no contexto atual das organizações, para se manterem estáveis e bem vistas no mercado, não basta apenas assegurar a qualidade dos aspectos técnicos do processo produtivo, é necessário investir no seu capital humano, ou seja, nos indivíduos envolvidos nos processos organizacionais. Contudo, desenvolvimento e implementação de programas de Qualidade de Vida no Trabalho – QVT não se delimitam apenas aos setores privados, mas pertinente também ao setor público. Por outro lado, para que se possa observar entre os trabalhadores um nível elevado de bem-estar no trabalho, seria necessário que eles relatassem estar satisfeitos com o trabalho, reconhecendo seu envolvimento com as tarefas que realizam e, finalmente, revelando ou mantendo compromisso afetivo com a organização. Nesse contexto, a relevância de estudos nas temáticas de qualidade de vida no trabalho e satisfação profissional mostra-se neste projeto de dissertação, que é avaliar os fatores da qualidade de vida no trabalho na percepção dos professores de um Instituto Federal de Educação, compreendendo como essa influencia a satisfação profissional. A pesquisa é classificada como aplicada, de abordagem quali-quantitativa. O estudo é do tipo exploratório e descritivo. Na coleta de dados, serão utilizadas as técnicas de pesquisa bibliográfica e documental com abordagens teóricas compostas pelas temáticas de qualidade de vida no trabalho e satisfação profissional. Serão aplicados questionários junto aos docentes e entrevistas com os gestores (docentes) do instituto, além de serem utilizados softwares como o ATLAS TI para análise qualitativa dos dados.
  • DORIS FERNANDA ALVES CORREIA DA SILVA
  • A Relação da Gestão de Segurança do Trabalho na Qualidade de Vida dos Trabalhadores: Estudo de Caso em uma Indústria de Injetados Termoplásticos
  • Orientador : MARIA DE LOURDES BARRETO GOMES
  • Data: 23 de Maio de 2019 às 16:00
  • Mostrar Resumo
  • Devido à realidade dos inúmeros casos relacionados a doenças ocupacionais e acidentes no ambiente laboral, vem à tona a necessidade de uma postura mais responsável por parte das organizações e de uma maior importância a ser dada com relação às condições de trabalho e a segurança do trabalhador. A intenção, com isto, é de gerar mudanças para a eliminação ou redução de tais ocorrências. Por outro lado, a Qualidade de vida dos trabalhadores (QVT), um conceito interdisciplinar que enfoca o atendimento às necessidades, a satisfação profissional e o bem estar do trabalhador no ambiente laboral, vem se tornando uma temática cada vez mais requisitada e estratégica para o alcance de transformações e melhorias no ambiente de trabalho. Neste contexto, com a importância de se estudar esses dois temas de forma simultânea, surge o objetivo deste projeto de dissertação que é: avaliar a relação das práticas de Segurança do Trabalho e a QVT em uma indústria de injetados termoplásticos. A pesquisa é classificada como aplicada, de abordagem quali-quantitativa, de objetivo exploratório, com utilização do meio bibliográfico, documental e de campo. Serão aplicados Check lists de observação, entrevistas para os gestores (com 22 questões relativas à QVT, e 58 questões relativas à Segurança do Trabalho) e questionários para os empregados. Nestes, serão abordadas 22 questões relativas a QVT, contemplando 10 dimensões e envolvendo os modelos de Walton, Fernandes e Lee, Singhapakdi e Sirgy; e 20 questões relativas às Normas Regulamentadoras que são pertinentes ao setor. Serão utilizados softwares como o SPSS Statistics 22.0 e o R para elaboração dos testes estatísticos, análises fatoriais e descritivas, o Excel 2013, e por fim o ATLAS TI para análise qualitativa dos dados.
  • VALERIA DE ANDRADE MAIA
  • O REFLEXO NO TRABALHO DA CONSTRUÇÃO CIVIL (SUBSETOR EDIFICAÇÕES) FACE AS MUDANÇAS OCORRIDAS NAS DUAS DÉCADAS INICIAIS DO SÉCULO XXI
  • Orientador : RICARDO MOREIRA DA SILVA
  • Data: 23 de Maio de 2019 às 14:00
  • Mostrar Resumo
  • As mudanças no cotidiano das empresas caracterizam-se pelas transformações que as mesmas vêm evidenciando na dinâmica dos ambientes organizacionais, devido as grandes turbulências ambientais, e assim exigem uma rápida adaptação diante da instabilidade e da complexidade dos processos para a sua sobrevivência no mercado. Este projeto tem como objetivo principal analisar a organização do trabalho nas médias empresas da construção civil em João Pessoa face as mudanças ocorridas no século XXI. Assim, fez-se necessário a descrição teórica dos aspectos da organização do trabalho na construção civil, relacionado aos fatores que a impactam diretamente. Adotou-se como procedimentos metodológicos a revisão sistemática da literatura em cinco fases consecutivas para garantir rigor e transparência do método. Os resultados desta revisão foram elencados e discutidos de forma qualitativa através do processo de classificação sistemática de codificação e identificação de temas ou padrões. Posteriormente, por ser uma pesquisa de caráter exploratória e descritiva utilizou-se como estratégia o método survey, tendo como ferramenta o uso de questionários para análise das variáveis independentes e dependentes obtidos por meio da RSL relativas à organização do trabalho na construção civil em empresas de médio porte localizadas em João Pessoa
  • JULIANE VASCONCELOS DA SILVA
  • Análise da Integração dos Stakeholders na Gestão Sustentado de Projetos.
  • Orientador : SANDRA NAOMI MORIOKA
  • Data: 07 de Maio de 2019 às 13:00
  • Mostrar Resumo
  • O compromisso com sustentabilidade é cada vez maior entre as organizações. Isto incentiva profissionais e acadêmicos a pesquisar mais sobre a relação entre gerenciamento de projetos e sustentabilidade. Pesquisas vêm considerando a relação da sustentabilidade integrada à participação mais efetiva dos stakeholders na gestão de projetos. A literatura traz evidências de que a temática de gestão de stakeholder já vem sendo reconhecida no campo da gestão sustentável de projetos, mas ainda é incipiente e pouco estruturada, no que se refere a, na prática, entender a participação dos stakeholders nesse processo. Diante disso o presente estudo se propõe a discutir a seguinte pergunta de pesquisa: De que forma os stakeholders podem ser integrados à gestão sustentável de projetos?” Para isso, é proposto um objetivo de pesquisa de propor um framework para integração dos stakeholders na gestão sustentável de projetos. Sendo assim, a pesquisa conta com uma revisão sistemática da literatura e estudos de casos (um piloto e quatro exploratórios). O estudo conta com uma revisão sistemática da literatura que resulta em uma análise descritiva, análise de redes de relacionamento (co-citação e palavras-chave) e análise de conteúdo a partir de uma amostra de artigos extraídos da base de dados ISI Web of Knowledge (Web of Science). Verifica-se que literatura evidencia a gestão de stakeholders como forma uma de promover a gestão sustentável de projetos, mas esta relação ainda é pouco explorada na prática. Já os estudos de casos baseados em entrevistas semi-estruturadas permitiram o levantamento de como a sustentabilidade está inseridas nos projetos e como o stakeholders estão envolvidos ao longo do ciclo do projeto. Este trabalho contribui com a literatura por desenvolver um framework que integra temas de pesquisa importantes e pouco relacionados até o momento. Como contribuição prática o framework pode auxiliar as empresas a melhorar seus resultados sustentáveis, a partir da percepção de como a gestão de stakeholders pode influenciar no desenvolvimento da sustentabilidade na gestão de projetos.
2018
Descrição
  • RUAN EDUARDO CARNEIRO LUCAS
  • ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DAS VARIÁVEIS AMBIENTAIS E DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL NO DESEMPENHO DE ESTUDANTES EM AMBIENTES DE ENSINO SUPERIOR
  • Orientador : LUIZ BUENO DA SILVA
  • Data: 14 de Dezembro de 2018 às 10:00
  • Mostrar Resumo
  • As necessidades do mundo atual resultam cada vez mais na utilização dos ambientes fechados, fazendo com que as pessoas fiquem submetidas às condições ambientais controladas por dispositivos mecânicos. Contudo, em alguns lugares as condições existentes não suprem as necessidades dos indivíduos e não conduzem ao estado de conforto ambiental. Com os estudantes não é diferente, as salas de aula, bibliotecas e laboratórios, muitas vezes não oferecem condições ambientais necessárias, comprometendo o bem-estar e impactando negativamente o desempenho da atividade. Ao longo dos anos, identificou-se que as principais variáveis ambientais influenciavam o processo de aprendizagem, repercutindo no desempenho acadêmico. Em decorrência desse cenário, o objetivo deste trabalho é analisar a influência das variáveis ambientais (térmica, ruído, iluminação e qualidade do ar) e da percepção ambiental no desempenho de estudantes universitários em ambientes de ensino climatizado de diferentes regiões brasileiras. Para alcançar este objetivo desenvolveu-se um método experimental, aplicado em seis ambientes de ensino superior, localizados nas regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste do Brasil. O experimento foi realizado em três dias consecutivos, no qual foi proposto um tipo de condição térmica (Desconforto por frio; Conforto; e Desconforto por calor) para cada dia mediante manipulação e fixação da temperatura dos aparelhos de ar-condicionado. Nos três dias foram mensurados os parâmetros ambientais, como temperatura do ar, velocidade do ar, umidade relativa, temperatura radiante, material particulado, ruído, iluminância, entre outros. Além disso, para cada dia foi aplicado um questionário acerca da percepção com relação às variáveis térmicas, acústicas, lumínicas e de qualidade do ar. Posteriormente, os estudantes foram submetidos a uma bateria de testes cognitivos, visando identificar o desempenho cognitivo no que tange os seguintes aspectos: Raciocínio Verbal, Raciocínio Abstrato, Raciocínio Mecânico, Raciocínio Espacial e Raciocínio Numérico. Conhecidos os parâmetros ambientais, a percepção ambiental e o desempenho cognitivo, torna-se possível desenvolver as análises estatísticas necessárias para responder o objetivo previamente proposto. Inicialmente será desenvolvida a estatística descritiva, posteriormente uma matriz de correlação, e por último, o desenvolvimento de modelos matemáticos partindo da teoria dos Modelos Lineares Generalizados.
  • PATRICIA DIAS GUERREIRO DE CAMPOS
  • ANÁLISE DA CONFIABILIDADE HUMANA NA MANUTENÇÃO DE SUBESTAÇÕES DE ENERGIA ELÉTRICA
  • Data: 29 de Junho de 2018 às 10:00
  • Mostrar Resumo
  • Com o avanço das tecnologias, quando um acidente é considerado, os operadores humanos passam a ser vistos como fontes de erro ou causas raiz do mau funcionamento dos dispositivos em operação, devido à proporção das consequências que essa falha pode ocasionar, há um tendência positiva de estudos que buscam inter-relacionar essas ocorrências com a confiabilidade humana. Para se manter qualquer sistema em estado normal de funcionamento é imprescindível que a manutenção adequada e estratégica seja realizada conforme padrões e procedimentos específicos, que refere-se, em essência, a ter objetivos definidos, delineamentos administrativos e procedimentos para enfrentar e gerir as tarefas de manutenção que indicam como conseguir o melhor rendimento dos equipamentos e recursos definidos para a manutenção. O presente estudo objetiva, principalmente, avaliar os impactos da falha humana em atividades de manutenção das subestações de transmissão de energia elétrica para os problemas relacionados à baixa qualidade no fornecimento de energia elétrica e em situações de interrupção no fornecimento de energia através do Sistema Interligado Nacional (SIN). Será realizado um trabalho experimental com abordagem qualitativa-quantitativa, de objetivo exploratório no qual serão enfatizados os projetos, procedimentos e ações realizadas pelos mantenedores de subestações de transmissoras de energia elétrica. Será empregado o Método Delphi que consultará especialistas do setor através de questionário com questões abertas e fechadas, desenvolvidas a partir de mapeamento teórico de atividades e identificação das falhas humanas já ocorridas nesse domínio, e as respostas enviadas pelos painelistas serão tratadas estatisticamente e somente será admitida a convergência quando 75% ou mais dos respondentes tenderem a uma mesma resposta.
  • NATANNA GLENDA SOARES FERNANDES
  • ANÁLISE DA DIFERENÇA DE PRODUTIVIDADE DE HOMENS E MULHERES SOB EXCESSO DE CALOR
  • Orientador : RICARDO MOREIRA DA SILVA
  • Data: 29 de Junho de 2018 às 08:00
  • Mostrar Resumo
  • Os ambientes térmicos que os trabalhadores estão submetidos podem afetar sua saúde e segurança impactando diretamente na produtividade. Logo, é fundamental conhecer as condições dos ambientas laborais para que se possa desenvolver ações para prevenir ou ainda solucionar a ocorrência do estresse térmico, contribuindo assim, positivamente para um melhor desempenho. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a influência do estresse térmico gerado por calor sobre a produtividade de homens e mulheres em postos de trabalho em um abatedouro na Paraíba. Este estudo emprega uma abordagem mista, direcionada pelas normas ISO 7933 (1989), 7243 (1989) e a NR-15, de modo mais específico o Anexo 3, e também um questionário. Será realizada uma comparação entre as produtividades dos homens e das mulheres, para em seguida ser realizada a correlação entre a produtividade de cada um destes grupos, as variáveis ambientais (temperatura do ar, temperatura média radiante, velocidade do ar e umidade relativa do ar) e as variáveis pessoais (atividade física desempenhada pelas pessoas e a resistência térmica da sua vestimenta na hora da atividade desempenhada).
  • IALY CORDEIRO DE SOUSA
  • Modelagem Matemática no Tratamento Quimioterápico
  • Data: 28 de Junho de 2018 às 14:00
  • Mostrar Resumo
  • O câncer é a segunda doença não transmissível com maior índice de casos e óbitos no mundo, ficando atrás apenas das doenças cardiovasculares. Ela independe do desenvolvimento Socioeconômico do pais para se manifestar, diferentemente, das doenças epidemiológicas que são mais propensas em regiões de baixo e médio nível de desenvolvimento. Estima-se que em 2030 serão diagnosticados mais de 21 milhões de novos casos no mundo. No que tange a Engenharia de Produção, isso gera um impacto negativo na economia e no mercado de trabalho em decorrência dos afastamentos, óbitos e até aposentadorias prematuras no âmbito da saúde coletiva mundial e nacional. Diversos estudos e tratamentos veem sendo desenvolvidos aos longos dos anos com o intuito de combater o câncer, desde cirurgias, radioterapias, quimioterapias, até terapias biológicas dirigidas. Dentre eles, a quimioterapia é bastante utilizada, trazendo bons resultados, porém, acompanhada de muitos efeitos colaterais. Portanto, torna-se pertinente avaliar de maneira quantitativa o processo do tratamento quimioterápico. Diante desse cenário, esse trabalho tem como objetivo estudar os problemas de evolução e combate ao câncer analisando através de modelos matemáticos as estratégias de administração de quimioterápicos. A metodologia utilizada será baseada nos artigos colhidos na revisão sistemática da literatura, bem como nos livros e teses adquiridos nos bancos de teses e repositórios, e serão utilizados modelos matemáticos fundamentados em equações diferenciais ordinárias para que se possa analisar a anuência dos tratamentos quimioterápicos quando as células tumorais ainda estão na angiogênese, assim como, quando elas já possuem seu crescimento estabilizado. Espera-se que os resultados deste projeto possam contribuir para a otimização das dosagens do tratamento quimioterápico de maneira satisfatória.
  • JAMILTON RODRIGUES DOS SANTOS
  • A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DOS VIGILANTES SOB A PERSPECTIVA DA ANÁLISE DA ATIVIDADE: ESTUDO EM UMA INSTITUÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR 89
  • Orientador : MARIA DE LOURDES BARRETO GOMES
  • Data: 28 de Junho de 2018 às 14:00
  • Mostrar Resumo
  • O estresse ocupacional devido aos agentes psicossociais e ergonômicos estão presentes nas diversas atividades ocupacionais, dentre essas se enquadra a atividade dos vigilantes, tendo em vista que segundo Vieira, Lima e Lima (2010) estes profissionais exercem sua atividade sob constante pressão e insegurança, levando-os ao desgaste físico e mental. Esses aspectos acabam por influenciar a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) e o desenvolvimento satisfatório da sua atividade. Por conseguinte, é importante analisar a atividade, que apresenta elementos essenciais: trabalho prescrito e real, variabilidade, modo operatório, regulações, assim como a influencia da carga de trabalho gerada, sobre a atividade de trabalho dos vigilantes. O presente estudo tem como objetivo analisar a relação existente entre a atividade e a qualidade de vida no trabalho dos vigilantes de uma Instituição Pública de Ensino Superior. Para isso será desenvolvido uma pesquisa de natureza quali-quantitativa utilizando como meio um estudo de caso, onde inicialmente será aplicado um questionário estruturado baseado nas dimensões dos modelos de QVT de Walton (1973), Hackman e Oldham (1975), Westley (1979) e Fernandes (1996), utilizando as variáveis relacionadas à tarefa, a fim de formular a demanda, em seguida será utilizado o EWA (Ergonomic Workplace Analysis), uma ferramenta participativa para coleta de dados da carga de trabalho, nos postos de trabalho mais críticos. Possibilitando, após a interpretação dos resultados e validação do diagnóstico, propor ações para melhorias.
  • MILCA GONÇALVES SILVA
  • PROPOSTA DE UM MÉTODO PARA AVALIAR O DESEMPENHO DE FORNECEDORES: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR ALIMENTÍCIO
  • Orientador : MARIA SILENE ALEXANDRE LEITE
  • Data: 25 de Junho de 2018 às 14:00
  • Mostrar Resumo
  • A medição de desempenho possui um papel relevante no gerenciamento da cadeia, pois permite mensurar o quão eficiente estão seus membros e nortear tomadas de decisões para manter a CS competitiva. Na visão de Sillanpää (2015), mensurar o desempenho de uma cadeia de suprimentos é, reconhecidamente, cada vez mais difícil. Porém, medir o desempenho se torna gradativamente mais necessário para impedir desequilíbrios e possibilitar uma gestão efetiva em uma cadeia de suprimentos (SELLITTO et al., 2015). De acordo com Lambert e Pohlen (2001), a falta de medição de desempenho pode levar a falhas no alcance dos objetivos, subotimização na CS, obstáculos para a obtenção de vantagem competitiva, além de conflitos entre membros da CS. Os fornecedores são componentes essenciais em uma cadeia de suprimentos e, como membros iniciais, são responsáveis por abastecer a empresa focal, tendo em seu processo um alto nível de responsabilidade no atendimento dos objetivos da CS. Denicol (2014) defende que o suprimento é uma atividade de grande valor dentro de uma CS, visto que o desempenho dos fornecedores afeta diretamente o desempenho de todos os membros nos processos posteriores. A seleção de fornecedores se apresenta como um dos mais importantes estágios da CS, uma vez que possibilita auxiliar no aumento de produtividade, como também na eficiência da organização (LAGUAPILLO, 2014,). Selecionar os fornecedores certos tem efeitos significativos no desempenho da cadeia de suprimentos, como também auxilia no aumento da satisfação do cliente e da qualidade dos produtos e serviços (FALLAHPOUR et al., 2016). Logo, a seleção e monitoramento destes membros merece atenção dos gestores das empresas pertencentes a uma CS. Para a sustentabilidade do negócio, as organizações estão desenvolvendo parcerias de longo prazo com fornecedores-chave (GUNASEKARAN; PATEL; MCGAUGHEY, 2004). Denicol (2014) afirma que os objetivos de desempenho podem ser alcançados de maneira eficaz, considerando que as organizações compradoras tenham um relacionamento estratégico de longo prazo com fornecedores de desempenho elevado. Neste sentido, é de fundamental importância ter fornecedores corretos e eficazes dentro de uma CS. A fase de seleção de fornecedores consiste em avaliar o desempenho do grupo de empresas resultante da pré-qualificação, por meio de critérios específicos, para assim eleger o fornecedor mais apropriado para atender os requisitos solicitados. (YANG et al., 2008). Além disso, os parâmetros e índices de desempenho podem mudar periodicamente, a depender do ambiente em que a CS está inserida. Deste modo, uma empresa deve selecionar fornecedores de alto desempenho, avaliar regularmente o desempenho destes e revisar os parâmetros e índices de desempenho em intervalos adequados (GULATI; NOHRIA; ZAHEER. 2000).
  • LUCIANO FERNANDES ACIOLI CABRAL E SILVA
  • Abordagem Híbrida para o Problema de Alocação de Salas de Aulas
  • Data: 22 de Junho de 2018 às 14:30
  • Mostrar Resumo
  • Alocar turmas às salas de aula é um problema vivenciado a cada semestre em instituições de ensino. Esse problema é conhecido como Classroom Assignment Problem ou Problema de Alocação de Salas (PAS) e consiste na alocação eficiente das turmas, com dias e horários preestabelecidos, às salas de aulas, levando em consideração as necessidades dos docentes, dos discentes, das disciplinas e respeitando a capacidade das salas. Geralmente, este problema é resolvido pelas instituições de forma manual, no entanto, por se tratar de um problema combinatório, manualmente, esse processo pode levar vários dias e ainda assim não obter resultados satisfatórios. Devido a sua importância, dificuldade de resolução e características próprias que dificultam uma solução generalizada, este problema vem sendo amplamente estudado. Nesta pesquisa, o Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba foi tomado como caso de estudo para o PAS. Pretende-se então desenvolver um modelo híbrido de resolução envolvendo programação matemática e técnicas heurísticas e posteriormente criar um sistema que faça uso desse modelo para resolver o problema e que possa ser utilizado na prática pelos responsáveis pela alocação de salas no Centro de Informática da UFPB.
  • PEDRO HENRIQUE MONTEIRO DA SILVA
  • MENSURAÇÃO DOS CUSTOS LOGÍSTICOS INCORRIDOS EM UMA OPERAÇÃO DE IMPORTAÇÃO DE UMA CARGA GRANEL LIQUIDA NO PORTO DE CABEDELO-PB
  • Orientador : MARIA SILENE ALEXANDRE LEITE
  • Data: 22 de Junho de 2018 às 09:00
  • Mostrar Resumo
  • Os portos são elementos importantes para a economia de um país, pois são as principais portas de entrada e saída do comércio exterior, uma vez que é ponto de passagem de boa parte das mercadorias (Souza Júnior, Nobre Júnior, & Prata, 2008). Eles funcionam como os nós das redes logísticas, por onde circulam, de forma simultânea e sincrônica, fluxos de produtos cada vez mais fragmentados e mais aleatórios e onde se estabelecem atividades que agregam valor aos produtos em circulação. A literatura é rica em trabalhos práticos e teóricos aplicados em portos. Exemplos práticos podem ser destacados como os de (Shi, 2015), que investigou a cadeia de suprimentos no porto do golfo de Guangxi Beibu – China, ou (Clott & Hartman, 2016) que realizou um trabalho similar no porto de Chicago – EUA e (Cheng & Wang, 2016) em Hong Kong. (Cai, Peng, & Destech Publicat, 2014), (M. Akhavan, 2017) e (G. W. Y. Wang, Zeng, Li, & Yang, 2016) focaram seus estudos em operações logísticas e seu papel no desenvolvimento do porto e da hinterlândia (área geográfica e infraestrutura pela qual as cargas veem do interior até o porto). O desenvolvimento portuário e sua integração com a hinterlândia também são foco dos estudos de (Garcia-Alonso, Martinez-Pardo, & Vallejo-Pinto, 2016), (Sugawara, 2017) e (Lonza & Marolda, 2016). Assim, diferentemente das pesquisas ora apresentadas, este trabalho visa oferecer um framework para a identificação e compreensão dos agentes envolvidos na cadeia logistica portuária assim como aplicar o activity based costing (ABC) para mensurar os custos logísticos incorridos em uma operação de importação de carga granel liquida escoada pelo Porto de Cabedelo – PB, localizado no estado da Paraíba. Isto diferenciará este trabalho dos anteriores pela realização de um estudo aprofundado não só da cadeia logística da operação de importação através de um porto público nacional, mas também por apresentar os custos logísticos de tal operação e como eles impactam os custos totais. Trabalhos citados anteriormete já discutiram a importância dos custos logisticos não só no contexto portuário mas para empresas e para os sistemas de custo como um todo, a correta mensuração dos mesmos é ponto de partida para tomada dedecisões visando o melhorando do desenpenho financeiro e operacional de qualquer instituição. Desta forma este trabalho visa responder a seguinte questão: Como mensurar os custos logisticos de uma carga granel liquida escoada atraves de um porto público? E quais impactos esse custo oferece para o custo total de aquisição desta carga?
  • TÂMARA MACHADO FAGUNDES DA SILVA
  • UM MODELO DE AVALIAÇÃO DE FATORES DE RISCOS NA IMPLEMENTAÇÃO DA PRODUÇÃO ENXUTA
  • Orientador : LUCIANO COSTA SANTOS
  • Data: 20 de Junho de 2018 às 13:30

  • LIVIAM SOARES LACERDA
  • ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA DA MICROGERAÇÃO DE ENERGIA EÓLICA PARA MICROS E PEQUENAS EMPRESAS EM AMBIENTE DE INCERTEZA E RISCO
  • Data: 19 de Junho de 2018 às 10:00
  • Mostrar Resumo
  • A dependência do petróleo e por consequência a sua escassez, gerou uma crise energética mundial, diminuindo a disponibilidade de energia. Para diminuir os riscos de uma nova crise energética e aumentar a disponibilidade de energia, é importante e recomendado o uso de fontes de energia renovável. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a viabilidade econômica de um projeto de microgeração de energia eólica para micros e pequenas empresas. Para isso, foram considerados três estados brasileiros, Rio Grande do Norte, Bahia e Rio Grande do Sul, e diferentes cenários foram propostos. Esta pesquisa é de abordagem quantitativa e o método de pesquisa utilizado é a Modelagem e Simulação. A pesquisa se inicia com uma análise de viabilidade econômica determinística, seguida de uma análise de sensibilidade e uma análise estocástica da viabilidade econômica, utilizando a Simulação de Monte Carlo (SMC). Para a análise de viabilidade foram utilizados critérios de decisão consagrados na literatura, sendo estes: o Valor Presente Líquido (VPL), a Taxa Interna de Retorno (TIR) e o Payback. E, por fim, o conceito de Redes Neurais Artificiais (RNA) será utilizado para avaliar a importância relativa das variáveis. Os resultados preliminares, é visto que apenas o estado o Rio Grande do Norte apresentou viabilidade na análise determinística. Por meio da análise de sensibilidade, é visto que a variável velocidade do vento é a mais sensível, podendo impactar 93,6% no VPL. Na análise estocástica, é visto que a probabilidade de viabilidade está entre 25% e 36% em todos os estados, o que demonstra uma baixa probabilidade de viabilidade para microgeração. Foi concluído que, dependendo da região instalada, o projeto pode se tornar viável, devido às diferentes velocidades de vento. Além disso, os incentivos públicos para promoção do investimento em energia renovável podem reduzir os custos de investimento e como consequência tornar viável o projeto, tornando atraente para as micros e pequenas empresas.
  • MARYANA SCORALICK DE ALMEIDA TAVARES
  • AVALIAÇÃO DAS CAPACIDADES DE INOVAÇÃO DE EMPRESAS INSERIDAS EM CLUSTERS
  • Data: 18 de Junho de 2018 às 16:00

  • MARIA CLARA DA CUNHA BEZERRA
  • A INFLUÊNCIA DAS CARACTERÍSTICAS DOS CLUSTERS NAS CAPACIDADES PARA SUSTENTABILIDADE DAS EMPRESAS
  • Data: 18 de Junho de 2018 às 14:00
  • Mostrar Resumo
  • A sustentabilidade é um tema crescente em todo mundo, visto que a intensificação dos problemas ambientais e sociais estão levando as empresas, partes interessadas e a sociedade em geral a buscar, cada vez mais, medidas para alcançar a sustentabilidade ambiental e social, ambas atreladas as questões econômicas. Nesse sentido, este trabalho relacionou a sustentabilidade a outros dois temas importantes para a gestão contemporânea, que são eles: as capacidades organizacionais e os clusters industriais, visto que o desenvolvimento de capacidades organizacionais pode ter grande influência sobre as iniciativas e os resultados sustentáveis. Já os clusters desempenham um papel importante para o desenvolvimento de capacidades organizacionais pelas empresas, uma vez que representam um ambiente empresarial fora delas, que tem um papel vital no seu desempenho. Entretanto a literatura é escassa ao estudar esses temas em conjunto. Desse modo, este trabalho tem como objetivo analisar como as características dos clusters influenciam as empresas no desenvolvimento de capacidades organizacionais que melhoram o desempenho em sustentabilidade. Para isso, foi desenvolvido um framework teórico que relaciona as características dos clusters com as capacidades para sustentabilidade das empresas. Este framework será refinado através de uma pesquisa com especialistas, na qual espera-se que sejam gerados insights sobre as relações propostas. Em seguida, o framework será aplicado em empresas inseridas em um cluster industrial, para que seja analisado de que forma as relações propostas entre as características dos clusters e o desenvolvimento de capacidades para sustentabilidade ocorrem, de fato, na prática empresarial. Este trabalho contribui com a literatura por desenvolver um framework que relaciona temas de pesquisa importantes e pouco relacionados até o momento, e como contribuição prática, o framework pode auxiliar as empresas inseridas em clusters a melhorar seus resultados sustentáveis, a partir da percepção de como as características do cluster podem influenciar no desenvolvimento de capacidades organizacionais.
  • GEORGE SOUSA EVANGELISTA
  • EFEITO DO DESGASTE DA FERRAMENTA NA RUGOSIDADE DO AÇO ENDURECIDO ABNT 52100 EM UM PROCESSO DE TORNEAMENTO
  • Data: 18 de Junho de 2018 às 09:00
  • Mostrar Resumo
  • O torneamento de aços endurecidos é um processo de usinagem com muitas variáveis de entrada. As associações de entrada podem gerar diversas variações nos valores esperados das variáveis de saída. Desse modo, para melhores resultados se faz necessário o conhecimento dos fatores que afetam a resposta do processo. O artigo objetiva o desenvolvimento de um modelo para identificação do efeito do desgaste da ferramenta na rugosidade superficial no torneamento do aço ABNT 52100. Elaborou-se um roteiro experimental com arranjo fatorial para verificação do efeito de ruído. Inicialmente utilizando-se de cartas de controle I-MR e análises estatísticas com regressão múltipla para confirmação de resultados. Observou-se a grande influência do efeito do desgaste da ferramenta na rugosidade superficial.
  • JOÃO MARCOS PEREIRA SILVA
  • Formulações Matemáticas e Algoritmo Híbrido para o Problema de Escalonamento com Servidor Único de Setup
  • Data: 15 de Junho de 2018 às 17:00
  • Mostrar Resumo
  • As expectativas dos clientes, em termos de qualidade, custo e prazos de entrega de produtos e/ou serviços, elevam cada vez mais a competitividade no ambiente empresarial atual. Por isso, se faz importante a utilização de conceitos modernos de gerenciamento do processo de produção com intuito de decidir a melhor forma de alocação e utilização dos recursos disponíveis. O gerenciamento adequado de recursos é ainda mais necessário em ambientes de produção em que a produtividade é significativamente afetada pelos tempos de preparação e pelos recursos associados as equipes de setup. Assim, este trabalho se propõem a abordar o problema de escalonamento em máquinas paralelas idênticas com servidor único de setup. Nessa variante, cujo objetivo considerado é o de minimizar o tempo máximo de término de processamento das tarefas (makespan), tem-se disponível apenas um dispositivo, indivíduo ou equipe responsável pelas operações de setup, logo não pode haver conflitos entre essas operações. O estudo lida com o problema apresentando formulações matemáticas indexadas no tempo e uma abordagem heurística baseada em Busca Local.
  • HELVECIO BRENO LINS SOBREIRA
  • A INFLUÊNCIA DA CULTURA DE SEGURANÇA NO COMPORTAMENTO SEGURO DOS FUNCIONÁRIOS DE UMA EMPRESA DO SETOR ELÉTRICO
  • Orientador : MARIA DE LOURDES BARRETO GOMES
  • Data: 15 de Junho de 2018 às 08:00
  • Mostrar Resumo
  • Apesar de todo avanço tecnológico obtido no setor industrial, os acidentes continuam acontecendo e impactando fortemente nos custos das organizações. Além dos danos financeiros causados pelos acidentes, há também os impactos psicológicos provocados nas equipes, que afetam diretamente a produtividade e a motivação dos funcionários. Baseado nisso se torna importante avaliar os aspectos psicossociais relacionados a segurança, através da análise da cultura de segurança das organizações. O presente estudo tem como objetivo principal avaliar a influência da cultura de segurança no comportamento seguro de uma empresa do setor de distribuição de energia. Para isso será utilizada a metodologia de estudo de caso múltiplos, onde será analisado quatro unidades do grupo, localizadas em três regiões geográficas distintas, permitindo também verificar se há influência da cultura regional na cultura de segurança, uma vez que todas as unidades seguem a mesma política corporativa. A pesquisa utilizará abordagens qualitativas e quantitativas direcionadas de acordo com os cargos exercidos dos participantes, permitindo avaliar de forma mais criteriosa o objetivo do estudo e possibilitando propor ações para melhoria da performance de segurança.Apesar de todo avanço tecnológico obtido no setor industrial, os acidentes continuam acontecendo e impactando fortemente nos custos das organizações. Além dos danos financeiros causados pelos acidentes, há também os impactos psicológicos provocados nas equipes, que afetam diretamente a produtividade e a motivação dos funcionários. Baseado nisso se torna importante avaliar os aspectos psicossociais relacionados a segurança, através da análise da cultura de segurança das organizações. O presente estudo tem como objetivo principal avaliar a influência da cultura de segurança no comportamento seguro de uma empresa do setor de distribuição de energia. Para isso será utilizada a metodologia de estudo de caso múltiplos, onde será analisado quatro unidades do grupo, localizadas em três regiões geográficas distintas, permitindo também verificar se há influência da cultura regional na cultura de segurança, uma vez que todas as unidades seguem a mesma política corporativa. A pesquisa utilizará abordagens qualitativas e quantitativas direcionadas de acordo com os cargos exercidos dos participantes, permitindo avaliar de forma mais criteriosa o objetivo do estudo e possibilitando propor ações para melhoria da performance de segurança.
  • ANDREZZA ARAUJO RODRIGUES DA SILVA
  • Análise do risco de exposição à radiação não ionizante nas residências verticais em áreas de regiões brasileiras.
  • Data: 28 de Fevereiro de 2018 às 09:00
  • Mostrar Resumo
  • Radiação sob a forma de ondas de rádio, emissões de telefones celulares e luz visível, todos constituem radiação eletromagnética. Os campos magnéticos gerados pela rede de distribuição elétrica, que têm frequência de 60 Hz nos EUA, Canadá e América do Sul, e 50 Hz na Europa e em outros lugares são descritos como de extrema baixa frequência (do inglês, extremely low frequency eletromagnetic field - ELF EMF) em termos de frequência eletromagnética. A exposição à ELF EMF, que é caracterizada por frequências inferiores a 300 Hz, deve-se à ocorrência de fenômenos naturais ou está associada à geração e transmissão de energia e uso de eletrodomésticos. A emissão de ELF EMF por dispositivos que são alimentadas por energia elétrica, ou seja, por fontes artificiais, é a mais significante. As fontes naturais de exposição incluem o campo geomagnético da Terra, trovões e relâmpagos. Tendo em vista que os avanços tecnológicos permitiram que um número cada vez maior de equipamentos eletroeletrônicos passasse a fazer parte da rotina das pessoas, cresceu o número de pesquisas referentes aos efeitos da exposição das pessoas a radiação não-ionizante de extrema baixa frequência nos mais diversos ambientes. Schuz e Erdmann (2016) afirmam que os dispositivos elétricos, no geral, embora emitam altos níveis de campos magnético, têm seu uso comumente restrito a curtos períodos de tempo, fazendo com que não contribuam substancialmente para a média exposição diária dos indivíduos em residências. Sendo assim, é necessário levar em consideração outras importantes fontes emissoras de radiação não ionizante, tais como as linhas de alta tensão, os transformadores e as instalações elétricas presentes nas adjacências das residências. Estas são bastante significativas, uma vez que resultam em níveis de exposição mais elevados nas áreas próximas, incluindo o interior de edificações. No entanto, todas essas fontes oferecem riscos para o meio ambiente e saúde humana, uma vez que expõem seus usuários à radiação eletromagnética não ionizante, a qual apresenta como característica o fato de ser absorvida pela pele e por níveis mais profundos do corpo. A duração e a distância mantida destas fontes são as principais variáveis que determinam a intensidade da exposição dos indivíduos próximos. Com o crescimento da preocupação com a exposição cotidiana dos indivíduos à radiação não ionizante de extrema baixa frequência, diversos trabalho publicado tem buscado estabelecer uma conexão direta entre essa exposição e o desenvolvimento de doenças e distúrbios, como mal de Parkinson, depressão, alterações no fluxo sanguíneo cutâneo; e alguns tipos de câncer, dentre eles a leucemia infantil, o glioma, o linfoma não-Hodgkin, o tumor no cérebro e o câncer de mama. Estudos de autores de diferentes países associam a presença de estações internas de transformadores em edificações verticais à elevação dos níveis de campo magnético de extrema baixa frequência aos quais estão expostas as pessoas que nelas habitam. Outros autores analisam o impacto de equipamentos e dispositivos elétricos que constituem fontes de campos magnéticos de extrema baixa frequência cujo alcance é restrito a algumas áreas circunvizinhas, como: computadores, televisores, celulares, notebooks, geladeiras, fornos, fogões, fornos de micro-ondas, sistemas de conexão wireless, notebooks, computadores, sistemas de climatização, impressoras, receptores de sinal, modems, cafeteiras, sanduicheiras, churrasqueiras elétricas, chuveiros elétricos, etc. Nota-se que o foco da literatura ao tratar da radiação não ionizante nos últimos anos é a investigação de uma possível associação entre a exposição e o desenvolvimento de distúrbios, em estudos de natureza epidemiológica. Considerando o exposto, observa-se que não têm sido desenvolvidos estudos que avaliem o risco em termos probabilísticos da exposição a ELF EMF através da formulação de modelos matemáticos, considerando fatores internos associados ao interior dos ambientes, como a intensidade de campo elétrico e magnético, a densidade de equipamentos eletroeletrônicos, a presença de dispositivos de transmissão de sinal wi-fi e radiofrequência; fatores externos relacionados ao entorno imediato da edificação, tais como a densidade de construções, a presença de edifícios multipavimentos, a presença e distância de transformadores externos, internos, a fios e cabos de alta tensão, a existência de áreas de ilhas de calor, etc.; fatores térmicos como temperatura do ar, temperatura radiante média e temperatura de globo; e fatores pessoais envolvendo idade, sexo e tempo de exposição, embora estes possam explicar os níveis de radiação não-ionizante aos quais as pessoas estão expostas, que são potencialmente degradantes a sua saúde. Além disso, estes estudos não têm contemplado uma análise do risco da exposição a ELF EMF utilizando procedimentos probabilísticos.
  • ALINNY DANTAS AVELINO
  • A influência do metabolismo no cálculo do PMV da norma ISO 7730
  • Data: 10 de Janeiro de 2018 às 09:00
  • Mostrar Resumo
  • Pesquisadores (Huang et al. (2012) e Vimalanathan e Babu (2014), Siqueira e Silva (2015) concordam que os fatores de conforto térmico são mais importantes que muitas outras características dos ambientes modernos, como iluminação. No entanto, ainda de acordo com os autores supracitados, os bancos de dados relativos ao conforto térmico no Brasil ainda são poucos e existe uma inadequação das normas vigentes às adaptações que os ambientes modernos, também chamados smart, exigem. Existem conflitos entre os resultados dos modelos PMV e as situações reais encontradas nos ambientes internos. As imprecisões na determinação da taxa metabólica são o foco principal deste trabalho, pois o uso do metabolismo obtido através de tabelas baseadas na atividade na definição do PMV de ambientes internos gera imprecisão quando comparado ao uso do metabolismo obtido por outros métodos experimentais ou matemáticos. Siqueira e Silva (2015) destacam que uma das implicações que o aumento na temperatura média do ar de 3°C a 6°C no ano 2100 em comparação ao final do século XX em todo o Brasil previsto pelo relatório do Ministério de Ciência e Tecnologia sobre mudanças climáticas terá à saúde do sistema termorregulatório humano e a geração de uma sobrecarga fisiológica, a qual poderá ter reflexos no trabalhador durante o exercício de atividades nos ambientes climatizados, e esta sobrecarga pode não estar nas tabelas de metabolismo presentes nas normas de conforto térmico. Assim, o aumento na temperatura demandará mais esforço do corpo humano para atingir a sensação de conforto térmico, o que poderá gerar uma inadequação do modelo do PMV com metabolismo obtido através das tabelas mencionadas, e este resultado possivelmente não representará a realidade dos novos ambientes climatizados. O PMV desconsidera também os modos adaptativos que cada pessoa utiliza em busca do conforto térmico conforme demonstram Akimoto et al. (2010), Luo et al. (2016b), Xavier (2000), Raja e Nicol (1997), Fanger e Toftum (2012) e outros autores que procuram demonstrar que fatores como idade, postura e até expectativa criada por viver em um ambiente externo com um determinado tipo de clima influenciam na adequação do modelo do PMV aos votos reais dos ocupantes de edificações em estudos de conforto térmico. A ausência de fatores subjetivos de adaptação no modelo do PMV, principalmente no cálculo do metabolismo pode ser o fator que causa desajustes do PMV que poderiam ser corrigidos através da construção de um modelo que leve em consideração outras variáveis. Em função dessas diferenças, é necessário analisar o metabolismo a fim de encontrar um modelo que seja capaz de obter um valor mais preciso, em especial em ambientes smart para utilizá-lo no modelo PMV, de reduzir as desconexões entre o PMV e o voto real dos ocupantes de edificações. De Dear et al. (2013) menciona que as mudanças climáticas e a necessidade de menor consumo energético em edificações têm determinado as direções das pesquisas contemporâneas no campo do conforto térmico. Esta tendência pode ser observada no estudo de Siqueira e Silva (2015) que menciona que os edifícios em geral têm como principal objetivo proporcionar um ambiente saudável e confortável para seus ocupantes e assim condições térmicas em um espaço fechado precisam ser controladas para assegurar a saúde e o conforto dos ocupantes bem como o adequado funcionamento dos equipamentos. De Dear et al. (2013) fez um levantamento das tendências de pesquisa no campo do conforto térmico de 1993 a 2013 e concluiu que existiam, nesta época oito campos emergentes de pesquisa. Dentre estas oito áreas, este trabalho está inserido no que ele chamou de aceitabilidade térmica em sistemas de conforto pessoal, mas traz consigo características de outras três das áreas por ele consideradas importantes para o cenário do conforto térmico atualmente. Daghigh (2015) enfatiza que vários conceitos já foram aplicados para relacionar variáveis de conforto térmico às variáveis fisiológicas do sujeito que ocupa o ambiente, destacando assim o nivel de dificuldade que apresenta o assunto. Considerando o exposto observa-se uma necessidade de ampliar o conhecimento sobre o metabolismo a fim de precisar e melhorar o cálculo do PMV para adaptá-lo as mudanças pelas quais os ambientes vêm passando tanto pela introdução de novos equipamentos quanto devido ao aumento da temperatura externa. Essa necessidade tem sido demonstrada também em trabalhos recentes (De Dear et al. (2013), Daghigh (2015)) em periódicos de alto impacto o que demonstra a importância e imperatividade deste estudo.
2017
Descrição
  • POLYANNA MAURICIO DE SENA COSTA MONTEIRO
  • OTIMIZAÇÃO DO GERENCIAMENTO DE TEMPO EM PROJETOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL.
  • Data: 30 de Junho de 2017 às 15:00
  • Mostrar Resumo
  • A Indústria da Construção Civil (ICC) é conhecida por desenvolver atividades com grande número de variáveis, em um ambiente particularmente dinâmico e mutável. É marcada pelo uso intensivo da mão-de-obra; produção sujeita a ação de intempéries; e menor precisão na execução de atividades, fatores contribuíram para que a mesma fosse caracterizada pela baixa produtividade e alto índice de desperdícios. O Gerenciamento de Tempo na ICC está ligado diretamente à programação da produção (sheduling). Os problemas de sheduling vem sendo amplamente debatido na literatura internacional, no entanto, poucos são os trabalhos que aplicam modelagem matemática para resolução desses problemas no ambiente da ICC. O objetivo dessa pesquisa é propor um modelo de Programação Linear Inteira Mista (PLIM) para solução do problema de sequenciamento de atividades em obras de construção civil, com restrições de recursos e de precedência. Frente a enorme quantidade de análises e dimensionamentos de variáveis do problema, será utilizada uma ferramenta computacional para solução. Em vista a abordagem de pesquisa empírica-normativa para experimentos, a pesquisa apresentará os resultados obtidos a partir da aplicação do modelo em um caso real. A proposta é otimizar o gerenciamento de tempo através do sequenciamento ótimo das atividades consideradas “não críticas” em diferentes níveis do projeto. Com isso, espera-se reduzir o trade-off entre as atividades, e consequentemente o tempo total de execução do empreendimento (makespan).
  • FABIANO MACIEL VIEIRA
  • OTIMIZAÇÃO DE ORÇAMENTO DE CAPITAL NAS DISTRIBUIDORAS DE ENERGIA ELÉTRICA SOB A ÓTICA DA ANÁLISE MULTICRERIAL.
  • Data: 30 de Junho de 2017 às 09:00
  • Mostrar Resumo
  • A tomada de decisão nas empresas pode determinar o sucesso ou fracasso do futuro empresarial de uma organização, considerando que o ambiente macroeconômico, político e regulatório caracteriza-se por um elevado grau de risco diante das incertezas da economia brasileira e mundial. A restrição de capital ainda é a principal premissa na análise de investimentos, onde as decisões ainda são realizadas de forma clássica, baseadas nos métodos financeiros, com base nas técnicas mais conhecidas: payback, Valor Presente Líquido (VPL) e a Taxa Interna de Retorno (TIR). Já no setor elétrico de distribuição, por se tratar de um serviço público essencial, os investimentos apresentam papel fundamental no que diz respeito à qualidade da energia e do serviço prestado. As políticas regulatórias são mais abrangentes em mercados onde ocorre o monopólio natural na prestação de um serviço público. Diante disso, faz-se necessário a presença do órgão regulador, desempenhando papel fundamental a fim de garantir que o setor elétrico se desenvolva com equilíbrio e benefício para a sociedade. Portanto, existe no setor um esforço elevado para aprovação de projetos de investimentos que traga os resultados esperados para os acionistas. Diante desse contexto, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver um modelo multicriterial para priorização e otimização na seleção de projetos de investimentos, onde serão classificados e selecionados para priorização atendendo as metas dos indicadores de forma concomitante, sejam eles econômicos, regulatórios e estratégicos.
  • MAYARA MEDEIROS
  • MENSURAÇÃO DOS CUSTOS LOGÍSTICOS EM OPERAÇÕES COM CARGAS SÓLIDAS NO PORTO DE CABEDELO-PB
  • Data: 30 de Junho de 2017 às 00:00
  • Mostrar Resumo
  • O trabalho objeta mensurar os custos logisticos em uma operação com carga solida em um Porto Publico na cidade de Cabedelo-PB. Para tal, muniu-se de uma revisão sistemática para elaboração da revisão de literatura e de buscas em documentos oficiais sobre portos. Por fim, conduziu-se a pesquisa por meio de consultas ao Porto e empresas que operam no mesmo.
  • WIDELENE MENEZES TAVARES SANTOS
  • OTIMIZAÇÃO PROBABILÍSTICA: APLICAÇÃO DO MODELO DE DISTRIBUIÇÃO POISSON INFLACIONADA DE ZERO (ZIP) EM MODELOS DE LOCALIZAÇÃO COM DEMANDAS PROBABILÍSTICAS.
  • Data: 29 de Junho de 2017 às 15:00
  • Mostrar Resumo
  • Com o desenvolvimento de um vasto número de aplicações dos problemas de localização observados nos últimos tempos, juntamente com as incertezas advindas do mundo real, a Otimização Probabilística torna-se uma teoria de grande relevância na busca por resultados confiáveis. Dessa forma, é necessário estudar o conjunto de métodos que lidam com as restrições probabilísticas, ou seja, os Determinísticos Equivalentes, bem como a noção de métodos baseados em Pontos Eficientes com o objetivo de lidar com a complexidade inerente dos parâmetros aleatórios presentes nos Modelos de Localização onde as demandas probabilísticas são governadas pela Distribuição de Poisson. Diante deste contexto, a presença de dados com comportamento cada vez mais incerto têm requerido modelos estatísticos mais robustos com o objetivo de modelá-los de forma correta. Sendo assim, a metodologia utilizada será fundamentada assumindo que os dados de uma aplicação real nos serviços médicos de emergência representem eventos de contagem com excessos de zeros e, portanto, a distribuição do vetor de números de ocorrências que solicitam o serviço levará em consideração a Inflação de Zeros para a Distribuição estudada.
  • RAFAEL DE CARVALHO CAVALCANTE
  • Analise das Barreiras Inerentes a Energia Fotovoltaica na Visão dos Stakeholders
  • Data: 29 de Junho de 2017 às 10:00
  • Mostrar Resumo
  • As questões ambientais ligadas ao aquecimento global têm levado alguns países a adotarem uma política energética que contribua para a redução de gases ligados ao efeito estufa, preservação de seus ecossistemas e suprir sua demanda por energia (T. ROGERS-HAYDEN et.al, 2011). Observando os cenários globais que vem se mostrando no futuro, os governos discutem como essa tarefa pode ser realizada sem comprometer as seguranças energéticas e físicas das populações (DTI, 2011). No Brasil, onde cerca de 70% da sua matriz elétrica é movida a força das águas e, assim como em outros países, sua frota automobilística depende de combustíveis fosseis, também ocorre esse problema. Debates sobre como proceder para suprir a maior demanda por energia primária sem devastar seus recursos naturais tem sido os principais temas debatidos. (CARVALHO; SAUER, 2012). Dessa forma uma alternativa deve ser usar a geração de energia via fonte solar, entretanto apesar do Brasil ter todas condições climáticas e territoriais favoráveis, apresenta apenas 0,5% dessa fonte em sua matriz energética. Essa dissertação investigará as barreiras ao desenvolvimento pleno.
  • EDUARDO BEZERRA MOUZINHO
  • MODELO PARA OTIMIZAÇÃO DA ALOCAÇÃO DE RECURSOS NOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS PRIORIZANDO O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO
  • Data: 29 de Junho de 2017 às 00:00
  • Mostrar Resumo
  • A gestão pública nunca esteve tão em evidência em nosso País do que nos últimos anos. A corrupção e a má administração dos recursos públicos indignam a população e trazem retrocessos para os mesmos. Desta forma, é fundamental que os escassos recursos financeiros sejam investidos de forma eficaz e transparente através do respeiro à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), buscando melhorar o desenvolvimento humano do povo medido através do Indicador de Dsenvolvimento Humano Municipal (IDHM). O presente trabalho buscará desenvolver um modelo matemático em programação linear que estabeleça uma alocação de recursos de acordo com as leis do orçamento público e dotações orçamentárias previstas, além de maximizar o índice de desenvolvimento humano municipal (IDHM).
  • MARINA NUNES GONÇALVES LIRA
  • Analise da Performance Social Corporativa: Estudo de Caso em uma Empresa do Setor Calçadista.
  • Orientador : MARIA DE LOURDES BARRETO GOMES
  • Data: 27 de Junho de 2017 às 15:00
  • Mostrar Resumo
  • A Responsabilidade Social Corporativa se tornou uma importante ferramenta para as organizações que visam sua sustentabilidade empresarial, dessa forma, investir nesta perspectiva está cada vez mais interessante para os gestores. Sendo assim, este projeto objetiva analisar e compreender as práticas da RSC em empresas de médio e grande porte do setor calçadista da cidade de Campina Grande. A escolha deste setor econômico ocorreu devido a sua forte influência no contexto da economia e sociedade campinense. Para tanto, a fim de analisar estas práticas de modo pragmático, optou-se utilizar o modelo de Carroll (1979), visto sua perspectiva de performance tridimensional, abrangendo diversos aspectos simultaneamente. Como forma de melhor colher os dados, questionários e entrevistas serão realizadas de maneira que contemplem as três dimensões do modelo metodológico. Tais dados serão analisados através do software SPSS e da Análise de Conteúdo.
  • MARCOS ALEXANDRE NUNES D'ALBUQUERQUE
  • AVALIAÇÃO DA CONFIABILIDADE HUMANA NA OPERAÇÃO DE UMA COOPERATIVA DE BENEFICIAMENTO DE LATICÍNIOS
  • Data: 22 de Junho de 2017 às 15:00
  • Mostrar Resumo
  • A tarefa constitui-se tão somente daquilo que é prescrito pela organização ao trabalhador, não refletindo necessariamente no trabalho que de fato é executado pelo operador. Apesar da prescrição ser mandatória, tendo em vista que determina e constrange a atuação do indivíduo, representa uma condição essencial para que ele possa agir, pois ao definir o que espera que ele execute, a empresa o autoriza. A atividade, por sua vez, consiste no resultado das decisões e das ações implementadas pelo trabalhador na rota de atingimento dos objetivos determinados na tarefa ou redefinidos de acordo com a representação da realidade que ele concebe. No curso da ação, o ser humano faz uso de suas competências e habilidades para identificar variáveis que denunciam instabilidades do sistema produtivo e ameaçam a segurança para, a partir daí, mobilizar recursos que permitam manter a continuidade da cadeia produtiva. O presente estudo objetiva avaliar a operação de uma usina de beneficiamento de leite para identificar quais ações de confiabilidade humana são introduzidas pelo operador a fim de assegurar o regular funcionamento da linha de produção do leite e do laboratório de análises físico-químicas. Será realizado um estudo de caso com abordagem qualitativa, no qual será dada ênfase na etapa da Análise Ergonômica do Trabalho (AET) que lida com a análise da atividade, empregando-se a observação direta e o registro, tratamento e análise das situações de trabalho tais como elas acontecem em seu ambiente natural, respeitando-se o tempo e as condições reais de realização da atividade.
  • FELIPE ALVES DE OLIVEIRA SOARES
  • AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS DE CRIAÇÃO DE VALOR NA COLABORAÇÃO ENTRE NPO E BUSINESS
  • Data: 13 de Junho de 2017 às 14:00

  • DIELLE OLIVEIRA FILOCRE RODRIGUES
  • Otimização e Sustentabilidade de Agroecossistemas
  • Data: 12 de Junho de 2017 às 14:30
  • Mostrar Resumo
  • A importância atrelada à sustentabilidade dos sistemas agrícolas tem ganhado força nas últimas décadas. Tendo em vista que a agricultura é afetada de forma significativa mediante a intervenção nos processos naturais, com o intuito de aumentar a produtividade e rendimentos econômicos, tem-se procurado reduzir os impactos negativos causados por esses manejos. Nesse sentido, o “Desenvolvimento Sustentável” que surgiu como uma tentativa de conciliar o crescimento econômico para a preservação dos recursos naturais e sustentação do homem e suas próximas gerações de forma socialmente justa e economicamente viável, também é necessário no âmbito da agricultura. Dentre os sistemas de produção agrícola, destacam-se os agroecossistemas, um ecossistema gerenciado que prima pela conservação dos recursos renováveis ao se produzir, distribuir e consumir alimentos de forma sustentável. Portanto, torna-se pertinente avaliar a sustentabilidade agrícola, quantificando as variáveis que possibilitem a manutenção de um agroecossistema por meio de indicadores sustentáveis. Diante desse contexto, este trabalho tem como objetivo, dado um índice de sustentabilidade, construir um modelo matemático que otimize este índice em um agroecossistema. A metodologia utilizada será fundamentada nos estudos feitos dos artigos selecionados na revisão sistemática da literatura, visando entender um processo de modelagem matemática que envolve sustentabilidade e suas características, para definir quais restrições devem ter tal modelo; as relações existentes entre produtividade, manejo e resiliência; e como quantificar e modelar tais fenômenos atendendo a limiares de sustentabilidades existentes na literatura. Espera-se que os resultados deste projeto possam contribuir para a otimização da sustentabilidade em agroecossistemas de forma satisfatória.
  • LUANA MARQUES SOUZA FARIAS
  • UM FRAMEWORK INTEGRATIVO PARA A AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE IMPLEMENTAÇÃO DE PRÁTICAS LEAN E GREEN
  • Data: 08 de Junho de 2017 às 15:00
  • Mostrar Resumo
  • Um sistema lean implementado com sucesso irá otimizar os recursos produtivos e reduzir o desperdício. Além disso, devido à crescente preocupação da sociedade com a preservação dos recursos naturais, e as cobranças governamentais quanto ao cumprimento de normas ambientais, é importante que uma organização seja lean e também green. Dessa forma, serão tomadas decisões que otimizem não só os recursos materiais, mas também os recursos naturais envolvidos nos processos, evitando, portanto, os desperdícios e minimizando os impactos negativos das atividades produtivas. No entanto, são muitos os casos de insucesso na implementação do lean, quando não é visto como uma filosofia, e a evidência da implementação bem-sucedida da gestão Lean em conjunto com a gestão Green tem sido em grande parte fraca. O sucesso na implementação do lean depende de um processo contínuo de avaliação de seu progresso, e o mesmo se pode dizer para a abordagem green, que também pode ser implementada via programas de melhoria. Quando lean e green são vistos de forma integrada, é necessário que o processo de avaliação possa medir desempenho conjunto e a integração entre as duas abordagens. Desse modo, o objetivo deste estudo é desenvolver um framework para avaliar o nível de implementação de práticas lean e green de forma integrada em uma organização. Com esta finalidade, esta pesquisa utilizará um estudo de caso como fonte de coleta dos dados, por meio de realização de entrevistas com os gestores de uma empresa que aplique práticas lean e práticas green. Os dados coletados durante as entrevistas serão analisados por meio do analytic network process (ANP), um método de avaliação multiatributo que permite o processo de comparação para qualquer relação de influência entre os elementos de um sistema a ser analisado.
  • LUANA LEAL FERNANDES ARAUJO
  • CONTRIBUIÇÕES DA ERGONOMIA PARA ELABORAÇÃO DE DIRETRIZES DE PROJETOS DE EDIFICAÇÕES: UMA ANALISE DA ATIVIDADE DE EXECUÇÃO DE ESTRUTURAS EM CONCRETO ARMADO
  • Data: 06 de Junho de 2017 às 09:30
  • Mostrar Resumo
  • O setor da construção civil destaca-se por sua representatividade na economia e absorção de mão de obra. Entretanto, os indicadores de acidentes do trabalho nesse setor apresentam níveis elevados, tanto no Brasil quanto em outros países. Os projetos de edificações também apresentam problemas de construtibilidade, qualidade, orçamento e cronograma e, não consideram o conhecimento e experiência em construção de forma satisfatória. Dentre as iniciativas de melhoria dessas condições, destacam-se estudos que analisam as vantagens considerar aspectos relacionados a prevenção e construtibilidade desde a fase de concepção de projeto. A abordagem proposta pela ergonomia participativa e de concepção considera o envolvimento dos diversos integrantes do processo, incorporando a experiência destes profissionais na concepção de sistemas de trabalho através da análise da atividade. Diante desse contexto, esse trabalho tem como objetivo apresentar diretrizes projetuais para a otimização conjunta da segurança do trabalho e construtibilidade na execução da estrutura de concreto armado de edificações verticais. A metodologia utilizada será fundamentada na Análise Ergonômica do Trabalho (AET) mediante um processo de construção social, considerando as etapas de construção de demandas, a análise da atividade e a proposição de soluções. Os dados serão coletados através de métodos e técnicas observacionais e interacionais (questionário sócio-profissional, ação conversacional e verbalizações) com os diferentes profissionais envolvidos no processo de projeto (planejamento e execução de edificações. Espera-se que os resultados deste projeto possam contribuir para a construtibilidade e para a redução de acidentes e incidentes na execução de estruturas de concreto armado em edificações multipavimentos.
  • JULIANA MARIA SILVA GONCALVES
  • ANÁLISE DA CAPACIDADE COLABORATIVA EM EMPRESAS QUE ATUAM EM CLUSTERS COM FOCO NA ADOÇÃO DE ESTRATÉGIAS SEGUNDO A ÓTICA DA NRBV (Natural Resource Based View)
  • Data: 05 de Junho de 2017 às 14:00
  • Mostrar Resumo
  • Pressões por globalização, mudanças tecnológicas e regulação dos mercados têm levado às empresas a adotarem estratégias colaborativas de forma que auxilie no acesso a recursos complementares. Com o crescimento de pressões dos stakeholders para que as empresas adotem um comportamento mais sustentável, tem havido um crescente interesse em compreender como as empresas engajadas em alianças podem desenvolver capacidades para tirar mais vantagens das suas relações interorganizacionais em prol da sustentabilidade. Esse trabalho tem como objetivo desenvolver um modelo para avaliar a capacidade colaborativa de organizações que atuam em clusters para o desenvolvimento de estratégias segundo a ótica da natural resource based view (NRBV). O modelo leva em consideração os seguintes aspectos: a visão relacional (RV - relational view), a NRBV, capacidades colaborativas e clusters. Para o desenvolvimento do modelo utilizou-se uma ferramenta denominada de graph theoretic approach (GTA) que irá auxiliar na definição das inter-relações entre as categorias de análise identificadas na revisão para a medição da capacidade colaborativa entre as organizações inseridas em clusters para o desenvolvimento de estratégias segundo a ótica da NRBV. Assim, será realizada uma análise quali-quantitativa sobre o tema de pesquisa investigado
  • BRUNNA ALCÂNTARA BALDUINO DA NOBREGA
  • ESTAGIO DE MATURIDADE DA CULTURA DE SEGURANÇA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA DE BEBIDAS.
  • Data: 05 de Junho de 2017 às 10:00
  • Mostrar Resumo
  • O recurso humano é um fator imprescindível para o sucesso nos negócios, a nova visão da gestão empresarial vem dando ênfase a essa questão. Para que as organizações sobrevivam em um mercado cada vez mais competitivo, é de grande importância à criação de um ambiente organizacional que ofereça as melhores condições de instalação e operação aliadas ao desenvolvimento profissional e pessoal do trabalhador. A cultura de segurança torna-se um ponto estratégico nas organizações, pois à medida que ela influencia na gestão da segurança, a mesma interfere na vida dos envolvidos no trabalho e no desempenho dos negócios, tanto de maneira positiva quanto negativa. A indústria de transformação corresponde a um dos setores que apresentam maior contribuição nos números de acidentes apresentados, totalizando 561.211 acidentes de trabalho, o que representa 27,37% do total, ficando em segundo lugar, seguido apenas da indústria de serviços (BRASIL, 2015). Dentro da indústria de transformação se encontra as indústrias de produtos alimentícios e bebidas, os quais representam 24,88% do total dos acidentes de trabalho da indústria da transformação, liderando o primeiro lugar dentro deste setor (BRASIL, 2015). Diante deste cenário é perceptível à necessidade de estudar as causas destes acidentes, analisar quais fatores vem contribuindo para estas ocorrências nestes tipos de indústrias. Portanto o objetivo deste estudo consiste em investigar a cultura de segurança e sua influência nas condições do ambiente de trabalho, ações dos empregados e gestores, os quais estão submetidos em uma indústria de bebidas destiladas no sertão paraibano. A coleta de dados para este estudo será feita em três etapas. Inicialmente será aplicado um questionário para identificar o estágio de maturidade da cultura de segurança dos empregados (pessoal do setor administrativo, supervisor e operários da linha de produção), o qual teve como base o modelo de estágio de maturidade da cultura de segurança desenvolvido por Gonçalves Filho (2011). Seguido da aplicação do questionário, será feito uma entrevista semiestruturada com os gestores da empresa, conforme o roteiro de entrevista utilizado na pesquisa de Gonçalves Filho (2011). Posteriormente será feito uma análise documental e observação sistemática através do check list das condições das instalações do ambiente de trabalho da linha de produção de bebidas, em razão de ser o local onde apresenta maior risco de acidentes e doenças ocupacionais para os trabalhadores.
  • GIANE FERNANDES MARTINS DANTAS
  • SUSTENTABILIDADE DA ENERGIA HARVESTING: UMA ANÁLISE CONTIGENCIAL
  • Orientador : RICARDO MOREIRA DA SILVA
  • Data: 02 de Junho de 2017 às 09:00
  • Mostrar Resumo
  • Nos últimos anos, técnicas capazes de colher pequenas quantidades de energia disponível no ambiente, antes sem aproveitamento, vêm atraindo grande interesse de pesquisadores do mundo inteiro e incentivando o comercio a investir nesta tecnologia. Estas fontes de energia estão disponíveis em praticamente todos os lugares. Está técnica é conhecida como energia harvesting e surgiu com a finalidade de substituir ou melhorar o uso de fontes finitas de energia, como as baterias ou como forma autônoma e viável, inclusive, em ambientes de difícil acesso, contudo há uma lacuna na literatura no que diz respeito a sustentabilidade desta energia, assim o objetivo deste trabalho é analisar a sustentabilidade da energia harvesting. A fim de cumprir o objetivo do estudo, foi realizada uma varredura na literatura com o intuito de dar base para o desenvolvimento de um modelo que atenda as características peculiares desta energia na análise da sustentabilidade da mesma, o modelo será desenvolvido a partir de indicadores previamente selecionados por estudiosos e pesquisadores da área. A aplicação do modelo e coleta de dados realizar-se-á através da técnica delphi em que o questionário será embasado pelos indicadores definidos no modelo, este questionário contará com uma escala linguística previamente definida através da abordagem fuzzi. Para a análise dos dados será também utilizada a abordagem fuzzi.
  • DÉBORA DAYANNY DE FREITAS FACUNDES
  • AVALIAÇÃO DAS INOVAÇÕES ADOTADAS POR MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO SETOR DE HOTELARIA PARTICIPANTES DO PROGRAMA AGENTES LOCAIS DE INOVAÇÃO (ALI), IMPLEMENTADO PELO SEBRAE-RN
  • Data: 31 de Maio de 2017 às 15:00
  • Mostrar Resumo
  • Devido a sua importância, inovação pode ser avaliada sob várias perspectivas e através de inúmeras áreas de pesquisa. Uma forma de desenvolver a inovação dentro de uma organização é avaliá-la e administrá-la segundo diferentes aspectos na intenção de abranger todas as áreas da organização. Na obra de Sawhney, Wolcott e Arroniz (2006), os autores sugerem uma crítica a partir do que eles nomeiam radar de inovação, essa ferramenta permite analisar o progresso do estado de inovação, que pode ser específico ou mais abrangente. Nesse sentido, faz-se necessário avaliar as inovações adotadas por micro e pequenas empresas (MPE’s), pois essas possuem um importante lugar de destaque para o desenvolvimento econômico e social, principalmente para a geração de empregos e, apesar disso, a taxa de mortalidade das MPE’s ainda é alto, acredita-se então que, para elevar o nível de competitividade dessas empresas, é necessário a implementação de estratégias que estimulem a inovação nas micro e pequenas empresas. Para tanto, esse estudo tem como objetivo principal avaliar as inovações adotadas pelas micro e pequenas empresas participantes do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), implementando pelo SEBRAE no setor de hotelaria. Levando em consideração três objetivos específicos, que são: Caracterizar as inovações adotadas pelas empresas; Identificar as relações entre a inovação das micros e pequenas empresas e o Programa Agentes Locais de Inovação (ALI); e, Analisar o grau de inovação das empresas que participaram do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), bem como as repercussões para essas. Para atingir os objetivos propostos, seguirá uma sistemática de exploração em três perspectivas revisão bibliográfica, pesquisa de campo e análise dos resultados da pesquisa. A revisão bibliográfica contempla temáticas relacionadas com Inovação, metodologias de mensuração de inovação, mecanismos de apoio à inovação e inovação no contexto brasileiro. A coleta de dados será feita através de entrevista semi-estruturada e aplicação de questionário estruturado conforme as dimensões da ferramenta Radar de Inovação, atribuindo-lhes pontuação dentro de cada dimensão.
  • TALITA FREIRE CHAVES
  • Análise dos Custos Ocultos Relacionados aos Acidentes de Trabalho - estudo de Caso na Construção Civil.
  • Data: 20 de Abril de 2017 às 09:00
  • Mostrar Resumo
  • Não há resumo nessa fase.
  • RAFAELA GUEDES LINS SOARES GONDIM
  • Análise dos Impactos Ambientais resultantes de Aspectos gerados no processo construtivo de edificações
  • Data: 30 de Março de 2017 às 08:30
  • Mostrar Resumo
  • Não há resumo
  • FABIANO CESAR VIEIRA GUEDES
  • PRODUTIVIDADE VERDE EM UMA INDÚSTRIA QUÍMICA
  • Data: 22 de Março de 2017 às 15:30
  • Mostrar Resumo
  • A MEDIÇÃO DA PRODUTIVIDADE VERDE EM UMA INDÚSTRIA QUÍMICA NO NORDESTE DO BRASIL AINDA NÃO FOI REALIZADA POIS ESSE TIPO DE MEDIÇÃO ENVOLVE OS COMPONENTES SOCIAIS E AMBIENTAIS QUE ERAM NECLIGENCIADOS.
  • RAVENNA LEITE DA SILVA
  • RELAÇÃO ENTRE CARGA MENTAL DE TRABALHO E INFECÇÃO HOSPITALAR EM UTI: UMA ABORDAGEM NEUROERGONÔMICA
  • Data: 16 de Março de 2017 às 17:00
  • Mostrar Resumo
  • Paz, Fortes e Silva (2015) definem infecção hospitalar como aquela adquirida posteriormente a internação do paciente, manifestada durante a internação ou mesmo após a alta, quando puder ser relacionada com a hospitalização ou a qualquer procedimento hospitalar. A partir da criação das instituições destinadas ao tratamento de saúde dos indivíduos e a instituição de procedimentos terapêuticos e diagnósticos progressivamente mais invasores promoveu o surgimento da infecção hospitalar ou nosocomial, ou ainda, como mais atualmente passou a ser definida, infecção associada (ou relacionada) aos serviços de saúde (IRAS) (DALTOÉ et al., 2014). A ampliação do seu conceito deve-se ao aumento de estudos e consequentemente do conhecimento sobre o tema, que hoje, considera não só hospitais, mas todos os serviços de saúde seja terapêutico ou diagnóstico. Portanto, pode ser definida como infecção adquirida após admissão do paciente no serviço de saúde, que se manifeste durante o período de internação ou após a alta, nesse último caso, quando relacionada com a internação ou a procedimentos hospitalares e/ou ambulatoriais ou ainda as manifestadas antes de 72 horas da internação, porém associadas a procedimentos diagnósticos e/ou terapêuticos, realizados durante este período (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 1998). Há algumas décadas as infecções hospitalares vêm sendo, colocadas como objetos de estudo dos pesquisadores das várias áreas de saúde. Este fato deve-se a influência na morbimortalidade dos pacientes de hospitais de todo o mundo (PAZ; FORTES; SILVA, 2015). Aycan et al. (2015) estudou a possível associação entre aumento da carga de trabalho em enfermeiros de Unidades de Terapia Intensiva e o aumento de infecção hospitalar por bactérias multirresistentes em decorrência do número reduzido desses profissionais nestas unidades, encontrando uma relação direta e positiva entre os dois fatores. Os efeitos adversos das infecções hospitalares sobre morbimortalidade, tempo de internamento e custos hospitalares foram bem estudados (AYCAN et al., 2015). No entanto, há poucos dados disponíveis sobre os efeitos da infecção hospitalar na carga de trabalho de enfermeiros e técnicos em enfermagem. Não obstante, o aumento do tempo de internação esteja associado à infecção hospitalar e seja uma das origens significantes do custo adicional, esse aumento não reflete os efeitos da infecção hospitalar sobre a carga de trabalho diária dos enfermeiros e, por isso, não é suficiente para determinar a necessidade de pessoal (AYCAN et al., 2015). Cimiotti et al. (2012) afirma que evidências recentes sugerem que elementos de cuidados de enfermagem também estão associados com a prevalência de infecções hospitalares. Número de enfermeiros por pacientes, assim como horas necessárias de cuidados de enfermagem desses pacientes têm sido implicados na propagação da infecção. Na maior parte dos estudos voltados para avaliação da carga de trabalho de enfermagem são realizadas com escalas voltadas para a avaliação da carga física, como: Therapeutic Intervention Scoring System (TISS), Project de Recherche en Nursing (PRN – 80), Nursing Activities Score (NAS), entre outras. Há pouca literatura que considere a carga mental, e mais ainda, com a utilização de técnicas que meçam a interação do nosso Sistema Nervoso Central (SNC), diante das atividades/situações laborais que promovem o aumento desta carga. Portanto, é necessário e importante investigar a relação entre a carga mental de trabalho desses profissionais e a infecção hospitalar no âmbito de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
  • RODRIGO BARBOSA BRITO DIAS
  • RADIAÇÃO NÃO IONIZANTE EM RESIDÊNCIAS VERTICAIS ADJACENTES A TRANSFORMADORES EM ILHAS EM CALOR
  • Data: 16 de Março de 2017 às 15:30
  • Mostrar Resumo
  • O aquecimento global é um problema que vem se intensificando desde a revolução industrial (século XVIII) até os dias atuais, gerando uma grande preocupação para a sociedade. O aumento da poluição do ar em virtude do excessivo lançamento de gases do efeito estufa na atmosfera é mais um fator que corrobora para o aumento da temperatura global. Um fenômeno climático que pode ocorrer em virtude deste aquecimento e do elevado grau de urbanização das cidades é a formação das ilhas de calor. Nestas ilhas, a temperatura média costuma ser mais elevada do que nas regiões rurais circundantes (RYU, 2012). O avanço do desenvolvimento da tecnologia eletrônica e o surgimento das variadas facilidades e benefícios para o homem, acrescentando novas possibilidades de serviços e soluções de demanda vieram associados ao conforto e bem-estar do cidadão. No entanto, eles também produzem riscos ao meio ambiente e à saúde humana, podendo expor seus usuários à poluição eletromagnética (GONÇALVES, 2012; GRELIER, 2014). A Radiação não ionizante é definida como a radiação que não possui energia suficiente para extrair elétrons de átomos ou moléculas, ou seja, realizar ionização. Mas podem possuir energia suficiente para quebrar moléculas e ligações químicas. Os tipos de frequências caracterizadas como não ionizantes são: ultravioleta, infravermelho, radiofrequência, laser, microondas, luz visível, assim como ondas de rádio, microondas (telefone celular, forno doméstico) e luz (PETRUCCI, 2011). É comum várias edificações verticais residenciais apresentarem estações de transformadores internas aos prédios, o que aumenta potencialmente a exposição a campos eletromagnéticos dos apartamentos adjacentes a estes transformadores (KENDEL, 2013). Ao longo das últimas duas décadas, a exposição residencial a campos magnéticos de extrema baixa frequência tem sido associada a leucemia infantil em consistentes estudos epidemiológicos, embora a causalidade ainda esteja sob investigação (ZARYABOVA, 2013; GRELLIER, 2014). A Agência Internacional de Investigação ao Câncer (IARC, 2002), classificou os campos eletromagnéticos de extrema baixa frequência como possíveis elementos cancerígenos. Portanto, a problemática abordada coloca-se no nível da Ergonomia e da saúde ocupacional no sentido de investigar se moradores de residências verticais em ilhas de calor estão expostos à radiação não ionizante. Deste modo, pretende-se promover uma discussão da temática a partir dos dados coletados e confrontá-los com estudos desenvolvidos à nível nacional e internacional.
  • SONALY DE LIMA SILVA
  • AVALIAÇÃO DA EXPOSIÇÃO A NÍVEIS DE RADIAÇÃO NÃO IONIZANTE EM POSTOS DE TRABALHO DOS TÉCNICOS DA UFPB
  • Data: 16 de Março de 2017 às 14:30
  • Mostrar Resumo
  • O desenvolvimento de tecnologias como o microcomputador, e sua inserção crescente nos ambientes de trabalho, como também em outros locais, trouxeram mudanças marcantes e crescentes ao passar dos anos. As facilidades e benefícios para o homem, assim como as soluções de demanda, conforto entre outras facilidades foram e são fatores marcantes para a implantação dessas tecnologias. Entretanto, há estudos que investigam e apontam alguns malefícios mascarados pelas vantagens destes, como a exposição à radiação não ionizante emitida por telas de computadores, roteadores do tipo wireless, telefones portáteis e outros (MARTIN; TANAKA, 2011; GONÇALVES, 2012). Em 1993 tiveram início os estudos sobre a radiação não ionizante e seus efeitos sobre a saúde, como por exemplo, pode-se citar a pesquisa desenvolvida por Poole (1993) que investigou a associação da radiação não ionizante ao desenvolvimento de problemas no Sistema Nervoso Central, e concluiu que esta radiação está associada ao desenvolvimento de depressão, nervosismo, ansiedade e distúrbios do sono em pessoas expostas a campos eletromagnéticos (CEM). Outros pesquisadores investigam a exposição a campos eletromagnéticos de baixa frequência com o desenvolvimento de distúrbios como a leucemia, tumores, dermatites, alterações na motilidade espermática, redução na excreção de melatonina, distúrbios do sono, sintomas oftalmológicos, hipersensibilidade, doenças neurodegenerativas e outras (GARCIA; SISTERNAS; HOYOS, 2008; PIERRE; MARC-VERGNE, 2010; AVEDAÑO et al. 2012; LABBAFINEJAD; AGHILINEJAD; SADEGH, 2010). Porém nenhum desses estudos foi realizado em ambientes de trabalho com computadores. Os estudos até então realizados em ambientes com computadores preocuparam-se com a fadiga muscular, as posturas adotadas pelo operador, o mobiliário, a iluminação do ambiente, o uso de apoios de punho, a ergonomia visual e o desenvolvimento de síndromes, o desenvolvimento de doenças osteomusculares decorrentes do posicionamento do VDT, da cadeira entre outros (TAPTAGAPORIN; SAITO, 1993; CARTER; BANISTER, 1994; HOCHANADEL, 1995; ONG et al. 1995; FENETY; WALKER, 2002; SZETO; LEE, 2002; ROCHA et al. 2005; REMPEL et al. 2006; KLUSSMANN, 2008; RANASINGHE et al. 2011). Ainda, tem-se um grande número de usuários de computador, com cerca de 70% a cada 1,3 mil pessoas passando aproximadamente 26 horas semanais diante do computador e 13 horas semanais diante das telas de telefones celulares. Desses, existem trabalhadores que dependem de computadores para executar suas atividades e que em grande parte não tem conhecimento sobre a exposição a algum tipo de risco (CONVERGÊNCIA DIGITAL, 2013). Nesse sentido, avaliar os níveis de radiação não ionizante em postos de trabalho com computadores, como também as variações dessa radiação de acordo com a distância em relação ao computador ou laptop, e os sintomas relatados pelo trabalhador é parte constituinte do processo de gestão de segurança e saúde do trabalhador. Dessa forma, um torna-se importante investigar quais fatores podem auxiliar na redução da exposição diária à radiação não ionizante durante o horário de trabalho.
  • ANA BEATRIZ FERNANDES HERTHEL
  • UMA ABORDAGEM HEURÍSTICA PARA O SINGLE-FINGER KEYBOARD LAYOUT PROBLEM
  • Data: 14 de Março de 2017 às 15:00
  • Mostrar Resumo
  • Com a popularização de smartphones, tablets e outros dispositivos eletrônicos para entrada e armazenamento de dados, juntamente com o desejo de gastar menos tempo nessas atividades, o desenvolvimento de layouts de teclado se mostra como uma tarefa de grande importância. O arranjo QWERTY, ubiquamente utilizado, não é o melhor arranjo para teclados virtuais, visto que foi concebido para a digitação com os dez dedos das mãos. Teclados virtuais, por outro lado, são manipulados frequentemente com apenas um dedo. Dessa forma, é necessário desenvolver um layout otimizado, destinado especialmente para teclados para único dedo e em idiomas diversos, de forma a minimizar o tempo de movimentação entre duas teclas. O single-finger keyboard layout problem (SK-QAP) é definido como o problema de alocação de caracteres a teclas em um teclado para único dedo e é modelado com base no Quadratic Assignment Problem (QAP), um clássico problema de otimização. Esse trabalho ataca o SK-QAP usando uma abordagem heurística através de um algoritmo baseado em Busca Local.
  • NICHELLE CAROLLINY DE OLIVEIRA NASCIMENTO
  • ANÁLISE DO DESEMPENHO EMPRESARIAL DAS EMPRESAS QUE INTEGRAM A INDUSTRIA CALÇADISTA DE JOÃO PESSOA SOB A ÓPTICA DA SUSTENTABILIDADE
  • Data: 06 de Março de 2017 às 09:00

2016
Descrição
  • FRANCISCA ALIXANDRINA L ALENCAR
  • Polivalência: Medição e Efeitos nos Resultados em Empresas que Utilizam Layout Celular no setor calçadista
  • Data: 28 de Julho de 2016 às 00:00

  • PAULA IZABELA FELINTO DA COSTA CARDOSO
  • Modelo de referência para o desenvolvimento enxuto de produtos alimentícios
  • Data: 30 de Junho de 2016 às 16:00

  • YURI LAIO TEIXEIRA VERAS SILVA
  • Abordagens híbridas para a resolução de uma classe de problemas de seleção de carteiras de investimento
  • Data: 30 de Junho de 2016 às 15:00
  • Mostrar Resumo
  • O problema de seleção de carteiras de investimentos (PSP), consiste na alocação de recursos a um número finito de ativos, objetivando, em sua abordagem clássica, superar um trade-off entre o retorno esperado e o risco da carteira. Tal problema é uma das temáticas mais importantes voltadas a questões financeiras e econômicas da atualidade. Desde os trabalhos pioneiros de Markowitz, o assunto é tratado como um problema de otimização com esses dois objetivos citados. Entretanto, nos últimos anos, diversos objetivos e restrições adicionais foram considerados na literatura como, por exemplo, skewness, restrições de cardinalidade e de trading. Tal prática visa aproximar o problema da realidade encontrada nos mercados financeiros. Nesse contexto, o presente trabalho realiza uma vasta revisão da literatura, visando identificar e estudar os diferentes objetivos e restrições considerados. Além disso, são propostas duas abordagens híbridas para a resolução de uma classe de PSPs, de modo que permita a resolução do problema considerando um conjunto de objetivos e restrições escolhidas.
  • PEDRO DE ALMEIDA SOARES
  • DESCARTE DOS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI) – ESTUDO DE CASO NO SETOR SUCROALCOOLEIRO
  • Data: 30 de Junho de 2016 às 14:00
  • Mostrar Resumo
  • A preocupação com o meio ambiente e as condições de trabalho nas empresas devem ser constantes em todas as esferas da sociedade, inclusive nas empresas do setor sucroalcooleiro que vem ganhando espaço no mercado internacional devido às demandas por fontes alternativas de energia que se ajustem às políticas de sustentabilidade. A Paraíba tem tradição neste tipo de agroindústria (possui duas fases de processo: uma agrícola e outra industrial) para produção de etanol e açúcar, que é uma das principais atividades econômicas do estado. Nas várias etapas de produção há vários riscos relacionados às atividades e ao ambiente de trabalho que podem trazer danos à saúde ou integridade física dos trabalhadores, devendo ser adotadas medidas preventivas para que haja a proteção destes trabalhadores, uma destas medidas é o uso dos Equipamentos de Proteção Individual – EPI que, como a grande maioria de produtos de origem industrial, possui um determinado ciclo de utilização, sofre o descarte e após este descarte passa a ser considerados resíduos sólidos. Esta pesquisa pretende analisar o descartes que ocorre nas empresas sucroalcooleiras, em relação às legislações pertinentes, através de estudo multicausal. Serão levantados dados junto aos fabricantes e usuários (agroindústrias sucroalcooleira do estado da PB) de EPI, pesquisadas as legislações pertinentes e realizadas análise descritivo-exploratória e análise correlacional das condições de descarte dos EPI utilizadas atualmente.
  • ANA CAMILA RODRIGUES DE OLIVEIRA
  • Avaliação dos riscos no elo fornecedor e produtor de uma cadeia de suprimentos da industria de gás natural.
  • Data: 29 de Junho de 2016 às 09:00
  • Mostrar Resumo
  • A gestão de riscos em cadeia de suprimentos (SCRM – Supply chain risk management) envolve identificar as fontes de riscos e buscar meios de prevenir ou reduzir o impacto negativo de um determinado evento. A relevância da SCRM está diretamente relacionada ao aumento da frequência e da gravidade de eventos adversos, desastres e crises. Além disso, eventos oriundos das próprias atividades da empresa podem gerar situações adversas, resultando em aumento dos custos, perdas financeiras, redução da qualidade do produto oferecido e perda de reputação. Em outras palavras, a ocorrência desses diferentes eventos impacta diretamente no desempenho das cadeias de suprimentos e na sua competitividade. Os trabalhos encontrados na literatura utilizam de diferentes técnicas, tanto de caráter qualitativo quanto de caráter quantitativo, para estimar a probabilidade de ocorrência dos eventos de risco e a sua respectiva severidade. Dessa forma, esta pesquisa mostra-se relevante por tratar de um tema ainda com lacunas que podem ser exploradas. Primeiro, trata-se de uma pesquisa empírica e, além disso, a pesquisa utilizará a simulação de Monte Carlo e o AHP para avaliar os riscos no elo de uma cadeia da indústria de gás natural, visto que existe dificuldade em efetuar a avaliação dos riscos devido à complexidade e à falta de um consenso a respeito do tema.
  • PAULO GUILHERME DE FRANÇA ALCANTARA
  • Um modelo fuzzy-GTA-DEMATEL para a avaliação integrada do nível de implementação da produção enxuta
  • Data: 28 de Junho de 2016 às 16:30

  • KALINE MARTINS BARBOZA
  • QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DA PERCEPÇÃO DOS TRABALHADORES DO CAMPO E DO CHÃO-DE-FÁBRICA EM UMA DESTILARIA DE ÁLCOOL
  • Data: 28 de Junho de 2016 às 14:00
  • Mostrar Resumo
  • A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é uma preocupação antiga do homem e aos poucos tem evoluído devido a incorporação de novas tecnologias aos processos produtivos, pois a medida que isso ocorre há também a necessidade de adaptação do homem aos novos cenários organizacionais. Atualmente o setor sucroenergético configura este panorama uma vez que vem atravessando uma fase em que a mecanização está cada vez mais substituindo o trabalho humano, logo as atitudes tomadas em relação a mão de obra devem estar voltadas para uma adequação humano-máquina que propicie uma efetiva complementação entre ambas as partes. Uma das grandes estratégias engloba a inclusão da QVT, onde cada tipo de organização envolve diferentes aspectos e perfis de trabalhadores. Contudo, a ampla abrangência e subjetividade do tema requer modelos que propiciem uma avaliação criteriosa configurando determinado ambiente de trabalho. A pesquisa enquadra-se em tal contexto, uma vez que os trabalhadores e comunidades locais que convivem com o sistema de produção da cana-de-açúcar alegam uma realidade marcada pela precarização das condições de trabalho tanto no campo quanto no chão de fábrica. Logo, este trabalho será realizado em uma Destilaria localizada na cidade de Santa Rita-PB cujo foco está voltado para as atividades dos trabalhadores da colheita manual e da produção no chão de fábrica. Os critérios abordados compreendem em sua totalidade o modelo de Walton (1973) acrescido de outros critérios abordados nos modelos de Fernandes (1996), Salles e Federighi (2006), Limongi-França (2005), Hackman e Oldham (1975), Belanger (1973) e Gonçalves (1998) resultando em um total de quatorze dimensões, as quais envolvem critérios determinantes para uma avaliação mais robusta. Os instrumentos de pesquisa compreendem um checklist para auxiliar o pesquisador na observância do ambiente de forma geral e dois questionários, onde a primeira parte contempla os dados referentes ao perfil do entrevistado e a segunda parte é distinta para ambos os setores, um está direcionado para o trabalho no campo, contendo 38 questões e o outro para o trabalho da produção no chão da fábrica, com 36 questões. Será utilizada a análise fatorial com auxilio de programas estatísticos SPSS, Excel e Minitab e o Dinam 1.0 para cálculo do tamanho das amostras aleatórias.
  • KATHYANA VANESSA DINIZ SANTOS
  • Avaliação de Desempenho de Fornecedores em Cadeias de Suprimentos baseada na Teoria da Resposta ao Item
  • Data: 28 de Junho de 2016 às 14:00
  • Mostrar Resumo
  • O trabalho objetiva desenvolver uma escala de medição que avalie o desempenho dos fornecedores em cadeia de suprimentos.
  • CÍCERO FERREIRA MACHADO
  • ANÁLISE DO RELACIONAMENTO ENTRE PRODUTIVIDADE E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EM UMA INDÚSTRIA GRÁFICA
  • Data: 28 de Junho de 2016 às 10:00
  • Mostrar Resumo
  • A medida de eficiência do processo produtivo é a produtividade, que consiste na maximização dos resultados, utilizando o mesmo volume de recursos ou mantendo o resultado e reduzindo o volume de recursos. Diante na necessidade de minimizar os problemas ambientais e racionalizar a utilização dos recursos, o uso da Eficiência Energética (EE) no setor industrial tornou-se uma alternativa para elevar a produtividade, principalmente, reduzindo das perdas energéticas. Este projeto será aplicado numa indústria gráfica, diante do indicativo da utilização de inúmeras máquinas no processo gráfico, que são basicamente elétricas. O Objetivo Geral deste projeto é analisar a relação entre produtividade e eficiência energética em uma indústria gráfica na Paraíba, e os específicos identificar a produtividade da indústria caso, verificar os pontos de perdas energéticas existentes na indústria caso, levantar a potencialidade de melhorias do consumo energético, verificar matematicamente o nível de Produtividade e Eficiência Energética, e criticar a razão encontrada. Esta pesquisa esta caracterizada quanto à natureza, que é aplicada, quanto à abordagem, que é Qualitativa-Quantitativa, quanto aos objetivos do estudo que exploratório e descritivo, e quanto aos procedimentos que é um estudo de caso. Os instrumentos para coleta de dados será a pesquisa bibliográfica, análise documentos dos recursos de entrada (Energia elétrica – MWh) e saída (Produção– kg) para a realização do cálculo de produtividade (MWh/Kg), além da entrevista e observação direta. Após a coleta dos dados de consumo, produção e perfil energético, os dados serão tabulados e analisados por meios dos indicadores, para estimar a redução de consumo
  • LENILSON OLINTO ROCHA
  • IDENTIFICAÇÃO DOS FATORES DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO QUE INFLUENCIAM NA ATIVIDADE DOS TRABALHADORES E UM HOSPITAL DE TRAUMA: ESTUDO DE CASO
  • Data: 28 de Junho de 2016 às 09:00
  • Mostrar Resumo
  • A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é muito importante no contexto organizacional de uma empresa, pois, através dela é possível ter o comprometimento dos colaboradores para a execução das tarefas e, consequentemente, atingir os objetivos desejados pela organização. A QVT pode ajudar no desenvolvimento de condições que motivem os trabalhadores, propiciando um ambiente adequado para a execução das tarefas, facilitando o desenvolvimento pessoal e promovendo a interação entre a gestão e trabalhadores. O foco desse projeto de dissertação é a QVT, cujo objetivo identificar os fatores de qualidade de vida no trabalho que influenciam na atividade dos trabalhadores do Hospital de Trauma sediado em Campina Grande Paraíba. O estudo da Qualidade de Vida no Trabalho representa um papel importante para a instituição, no intuito de proporcionar melhores formas de gestão e auxiliar no cumprimento de suas atribuições. Trata-se de uma pesquisa de natureza quali-quantitativa caracterizada pela interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados, inerentes ao processo de pesquisa qualitativa, associada ao uso de recursos e de técnicas estatísticas para análise dos resultados, inerentes ao processo de pesquisa quantitativa. As dimensões e variáveis da pesquisa serão baseadas na readaptação do modelo de QVT de Walton (1973) por Timossia et al. (2009). Nesse sentido, consideraram-se oito dimensões que abordaram as questões essenciais a que este estudo se propõe a responder com suas respectivas variáveis, de modo a facilitar suas interpretações e a simplificação das análises. O instrumento de pesquisa é composto por 35 questões sobre QVT e mais 6 questões sobre os dados demográficos dos respondentes. Será utilizada a análise fatorial com auxilio de programas estatísticos SPSS v.22 (Statistical Package for the Social Sciences), Microsoft Excel (2010) e Minitab (versão para engenheiros) (2009).
  • DANILO FELIPE SILVA DE LIMA
  • FATORES DE INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO E PRÁTICAS ORGANIZACIONAIS NO CONTEXTO DOS SISTEMAS ESPECÍFICOS DE PRODUÇÃO (XPS): UM ESTUDO EM UMA SUBSIDIÁRIA NACIONAL E SEUS FORNECEDORES LOCAIS
  • Data: 22 de Junho de 2016 às 14:00

  • LUCIANA BELO DE LIMA
  • ESTUDO DA EFICIÊNCIA DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR FEDERAIS USANDO A ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS
  • Data: 22 de Junho de 2016 às 10:04
  • Mostrar Resumo
  • Neste trabalho apresentamos um modelo de Analise Envoltoria de Dados para avaliar a eficiência de Instituições de nível superior no pais, o modelo tem como inputs os recursos recebidos pelas instituições e como outputs todo os produtos oferecidos por estas instituições, de posse da medida obtida por essa metodologia investigaremos a aderencia desse modelo com o modelo vigente aplicado pelas instituições governamentais na avaliação dessas instituições.
  • CINTHIA DE AZEVEDO FAUSTINO
  • AVALIAÇÃO DA COLABORAÇÃO EM EMPRESAS PARTICIPANTES DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS
  • Data: 22 de Junho de 2016 às 10:00

  • MAYRA CINARA DE OLIVEIRA TABOSA
  • A CULTURA ORGANIZACIONAL, COMO DIMENSÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO, NO AUXILIO À IMPLANTAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE NAS ORGANIZAÇÕES
  • Data: 08 de Junho de 2016 às 15:30
  • Mostrar Resumo
  • A cultura organizacional é pauta de discussões e pesquisas desde 1980, quando foi estudada com maior ênfase, já que se trata de um conjunto de pressupostos básicos desenvolvidos por um grupo de pessoas que depois de trabalhar com problemas internos e externos consideram importante o conhecimento dos demais membros da organização acerca das informações encontradas. Tal importância também é demonstrada na Gestão do Conhecimento (GC) pois a cultura é considerada como uma das suas dimensões, estando presente na maioria dos modelos de gestão como condição favorável ou não à mudanças, novas ideias e compartilhamento do conhecimento. Já a sustentabilidade definida como um conceito dinâmico, que leva em consideração as necessidades crescentes das populações em um contexto internacional, ela começou a ser discutida mundialmente em 1992 na Conferência Nacional das Nações Unidas sobre meio ambiente e desenvolvimento, a Rio 92, tornando-se hoje uma questão latente dentro das organizações. Diante desse cenário, o objetivo deste trabalho é avaliar como a cultura organizacional, inserida na GC, auxilia na implantação da sustentabilidade nas organizações. A metodologia adotada nesse estudo multi-caso será a observação orientada por um checklist baseado na tipologia cultural de Edgar Schein e por um estudo de correlação entre as variáveis do modelo GC de Barclay e Murray (abordagem mecanicista, cultural, sistemática) e o Triple Botton Line (social, ambiental e econômico) de John Elkington utilizando o Teste de Correlação de Spearman para analisar a cultura de quatro empresas de ramos distintos. Espera-se como resultados que a Cultura Organizacional, como dimensão da GC, seja incorporada à organização como prática de valor, onde a sustentabilidade permitirá a criação de novas oportunidades, uma vez que, iniciativas verdes pode ser a chave para novos negócios. Assim, tendo em vista a importância da cultura dentro do contexto organizacional e seu destaque na GC, observa-se a necessidade de verificar tal relação, dentro de organizações que adotam práticas sustentáveis afim de verificar e mensurar a sua influência.
  • ADRIANA GOMES LISBOA DE SOUZA
  • AVALIAÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL E DA FREQUÊNCIA CARDÍACA DE ALUNOS NA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES EM AMBIENTES CLIMATIZADOS
  • Data: 29 de Fevereiro de 2016 às 09:00
  • Mostrar Resumo
  • O 4º Relatório Científico do Painel Intergovernamental de Mudanças climáticas de 2007 traz evidências contundentes das alterações climáticas no planeta. O documento declara que, no Brasil, as regiões mais sensíveis às mudanças climáticas são as regiões Norte e Nordeste (MARENGO, 2008). Segundo Confalonieri e Marinho (2007) um dos mecanismos principais através dos quais os processos climáticos podem afetar a saúde da população são as ondas de calor, consequência do aumento da temperatura do ar. Muitos estudos têm demonstrado a estreita relação entre desempenho humano e qualidade do ambiente interior (CUI et al., 2013; THAM et al., 2010; SCHELLEN et al., 2012). O estudo de Wargocki e Wyon (2013) identificou que as condições do ambiente nas escolas primárias são frequentemente inadequadas, e geralmente muito piores que as dos ambientes de escritório. A preocupação com ambientes escolares deveria ser maior do que com escritórios, pois frequentemente os alunos são expostos a novas experiências e atividades (SCHELLEN et al., 2012). Além da queda do desempenho humano, riscos para a saúde podem ser atribuidos aos efeitos da temperatura do ar em ambientes fechados. Não imediatamente patogênicas, variações de temperatura do ar têm efeitos no corpo humano, e suas consequências a médio e longo prazos ainda são questionáveis. Liu, Lian e Liu (2008) identificaram alterações na atividade elétrica do coração associadas ao conforto térmico. Além disso, as proteínas do sangue IL-6 e HSP70, sinalizadoras de resposta imunológica, têm seus níveis alterados quando o indivíduo é exposto a variações de temperatura do ar (XIONG et al., 2015). O estudo sobre conforto térmico é bastante disseminado, já que condições de saúde e segurança no local de trabalho estão intimamente associadas com a produtividade e o desempenho das empresas, sendo um fator essencial para a competitividade (SCHELLEN, et al., 2012; KERSHAW E LASH, 2013). O efeito das características térmicas do ambiente é convencionalmente avaliado através do modelo Fanger, que mede a percepção térmica dos indivíduos por intermédio sobretudo de um questionário intuitivo. O modelo inclui o cálculo de PMV e PDD, mas é limitado, pois não aponta quais os processos fisiológicos envolvidos e sua importância na adaptação térmica ( DJONGYANG; TCHINDA; NJOMO, 2010). Medidas de parâmetros fisiológicos têm como objetivo principal analisar qual a extensão da influência de diferentes níveis de temperatura no corpo humano (CAO et al., 2011). Taxa de suor, temperatura da pele e frequência cardíaca são os parâmeros mais utilizados em estudos visando a compreensão da resposta humana às mudanças graduais de temperatura (XIONG et al, 2015). Há destaque para a frequência cardíaca, que é uma medida fidedigna de carga térmica, já que está diretamente relacionada com o sistema termorregulador (GUYTON; HALL, 2006). A frequência cardíaca é um parâmetro fisiológico de fácil mensuração e que deve ser considerada para a avaliação da carga de trabalho por ter relação direta com o gasto metabólico e carga térmica, já que reflete, juntamente com a pressão arterial, os processos de vasodilatação e vasoconstrição. Por serem mecanismos neurais controladores de alterações do sistema circulatório, estes processos são importantes para o controle da temperatura central e da atividade dos sistemas simpático e parassimpático (LIU et al., 2008; LAN, WARGOCKI, WYON, 2011; CHOI et al., 2012). Por estes motivos, a medição da frequência cardíaca é uma ferramenta promissora para a verificação do efeito do estresse resultante da ativação adrenérgica (TAELMAN et al., 2011; LUQUE-CASADO et al., 2013; LARRA et al., 2014). De acordo com Ickovics et al. (2014), a relação entre saúde e o desempenho cognitivo tem sido pouco explorada. Tendo em vista a importância do desempenho cognitivo para a aprendizagem e formação de profissionais, observa-se a necessidade de verificar tal relação, especialmente no tocante ao sistema cardiovascular, que fica sobrecarregado quando as condições térmicas são diferentes das ideais. Uma ênfase deve ser dada aos ambientes com News ICT, cada vez mais comuns em locais destinados ao aprendizado.
  • FLÁVIA BRANDÃO RAMALHO DE BRITO
  • INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA DE GLOBO EM RELAÇÃO À TEMPERATURA DO AR NO DESEMPENHO DE ESTUDANTES EM AMBIENTES DE ENSINO INTELIGENTES (NEWS ICT) NAS REGIÕES BRASILEIRAS
  • Data: 26 de Fevereiro de 2016 às 09:00
  • Mostrar Resumo
  • Para Lamberts (2014), a importância do estudo de conforto térmico está baseada principalmente em três fatores: a satisfação do homem ou seu bem-estar em se sentir termicamente confortável; a performance humana, visto que, os estudos mostram uma clara tendência de que o desconforto causado por calor ou frio reduz a performance humana; a conservação de energia, pois devido à crescente mecanização e industrialização da sociedade, as pessoas passam grande parte de suas vidas em ambientes condicionados artificialmente. A inadequação do ambiente de trabalho pode levar a distúrbios de saúde, tais como a Síndrome do Edifício Doente (SBS – Sick Building Syndrome), e queda na produtividade (LAN; WARGOCKI; WYON; et al., 2011). Logo a adequação do ambiente físico proporciona melhores condições para o desenvolvimento das atividades cognitivas e menor sobrecarga dos sistemas regulatórios do corpo. Entre as condições ambientais, o conforto térmico desempenha um papel importante a ser estudado, especialmente com a previsão de aumento da temperatura do planeta. A baixa qualidade e os níveis elevados de temperatura do ar têm demonstrado afetar negativamente o desempenho de adultos em ambientes de trabalho (LAN et al., 2011; AKIMOTO et al., 2010; OLESEN, 2005; NIEMELA et. al. 2002). De acordo com Sas e Suarez (2013), condições de saúde e segurança no local de trabalho estão intimamente associadas com a produtividade e o desempenho das empresas, sendo um fator essencial para a competitividade. Em condições de conforto, a produção de calor é praticamente igual a perda de calor, necessitando de poucos mecanismos de controle da temperatura. Quando este equilíbrio existe a mente está alerta e o corpo opera com a máxima eficiência. Portanto, ocorre produtividade máxima e redução de acidentes (LUNDGREN et al., 2013). Sabe-se que a inadequação do ambiente pode levar a distúrbios de saúde, tais como a Síndrome do Edifício Doente, e queda na produtividade. Este fato ressalta a ideia que a adequação do ambiente físico proporciona menor sobrecarga dos sistemas regulatórios do corpo e melhores condições para o desenvolvimento das atividades (FANG et al., 2004; LAN; WARGOCKI; WYON; et al., 2011). O ambiente de ensino é de grande importância para o aprendizado do aluno, visto que é neste ambiente que o educando passa, no mínimo, quatro horas diariamente, podendo este período estender-se ainda por mais horas. Segundo Siqueira, Oliveira e Vieira (2008), além do programa de ensino, não menos importante para a formação do aluno é a adequação ergonômica do ambiente, o que envolve determinadas condições de ordem física, como a limpeza, a organização, a conservação, a iluminação, a temperatura, o ruído e o mobiliário escolar. Os edifícios escolares desempenham, hoje em dia, um papel preponderante dentre os equipamentos sociais, constituindo-se um dos fundamentos do desenvolvimento cívico e intelectual. Conforme Coelho (2014), tanto os jardins-de-infância, que albergam a educação pré-escolar, como as escolas e universidades, são espaços que necessitam de atenção especial na conservação do bem-estar e saúde dos seus alunos, permitindo que estes mantenham um elevado desempenho na sua aprendizagem. Muitos estudos apontam que quando os estudantes estão em desconforto ambiental, há um déficit do seu desempenho e atenção (SCHNEIDER, 2002 apud MUELLER,2007). Situações que causam desconforto aos seus usuários, como falta de ventilação adequada, temperaturas extremas e umidade excessiva em locais com temperaturas altas podem ser prejudiciais e causar alteração dos batimentos cardíacos, sonolência, além de outras consequências fisiológicas. Essas situações são intensamente prejudiciais para o aprendizado e podem provocar apatia e desinteresse pelos estudos (KOWALTOWSKI,2011). Dessa maneira, para que se efetive o processo de aprendizagem, o cérebro precisa receber,categorizar, armazenar e integrar as informações, sendo o espaço escolar - acadêmico o responsável por oferecer essas condições. Conforme Rodrigues (2009) nas universidades os alunos desenvolvem tarefas, tal como num posto de trabalho, por isso é essencial controlar e otimizar as variáveis ambientais, de forma a evitar situações que diminuam o bom desempenho dos alunos. O aquecimento do aluno pode gerar cansaço e sonolência, bem como a redução do desempenho físico e uma maior ocorrência de erros, enquanto o arrefecimento pode reduzir o estado de alerta e a concentração (ARGOCKI et al., 2005; KROEMER e GRANDJEAN, 2005). Segundo pesquisa realizada por Halawa et al. (2014), a maior parte dos trabalhos publicados atribui o nível de conforto térmico dos ambientes apenas à temperatura de bulbo seco (temperatura do ar), sem levar em consideração a influência de outras variáveis do conforto. Levando-se em consideração que os ambientes providos de inovações tecnológicas de comunicação e informação (news ICT) estão proporcionando maior interação entre as pessoas em qualquer parte do continente, contribuindo dessa forma para uma maior flexibilidade na obtenção do conhecimento, é necessário uma atenção especial para as radiações dissipadas pelas tecnologias presentes nestes ambientes. Nas últimas revisões da literatura sobre pesquisas e práticas de conforto térmico (RUPP, 2015; DE DEAR et al., 2013; VAN HOOF,2008) o campo de radiação térmica tem recebido pouca atenção, o que, em grande parte, tem limitado o desenvolvimento de estudos nessa área. Conforme Silva (2013), estas radiações são de baixa frequência e são transformadas em radiação térmica, que somada às do homem, do ambiente e das variáveis climáticas e pessoais, resultam na elevação total desta radiação térmica no recinto. Logo, a temperatura do ar não é, necessariamente, a variável mais representativa, mas, apenas mais um parâmetro a se levar em consideração em conjunto com todas as outras variáveis envolvidas no fenômeno. A temperatura de globo é a temperatura que permite avaliar o nível de radiação térmica das superfícies existentes em um ambiente (COUTINHO, 2011) e uma diferença significativa entre esta temperatura e a temperatura do ar demonstra o aumento da radiação térmica e a necessidade de estudo da mesma. A temperatura de globo é uma das variáveis das equações para o cálculo da temperatura radiante média. Alfano et al. (2013) menciona que a temperatura radiante média é uma das variáveis mais importantes na avaliação do conforto térmico, especialmente durante condições climáticas quentes e ensolaradas. Para Sas e Suarez (2013) a implantação de novas tecnologias de comunicação e informação (news ICT) em ambientes de ensino tem a capacidade de mudar a forma como o trabalho é realizado e o seu ambiente. Entretanto, as mudanças relacionadas a estas inovações além de trazerem grandes possibilidades de melhorias no mundo do trabalho, também trazem consigo alguns riscos para saúde e segurança do trabalhador. Tendo em vista a subjetividade dos julgamentos sobre percepção térmica por parte dos indivíduos, e mais especificamente dos estudantes, observa-se a necessidade de quantificar os efeitos do desconforto térmico sobre o desempenho dos mesmos, principalmente quando os ambientes destes alunos são providos de inovações tecnológicas de comunicação e informação (news ICT), aumentando assim a carga térmica do ambiente.
2015
Descrição
  • ANNA PAOLA BEZERRA E SILVA
  • ESTUDO DA EFICIÊNCIA PRODUTIVA DE UNIDADES DO PROGRAMA DA SAÚDE DA FAMÍLIA (PSF)
  • Data: 09 de Dezembro de 2015 às 10:00

  • EID WENDEL CAVALCANTI NUNES
  • Análise de sustentabilidade de data centers: Um estudo de caso no STI.
  • Data: 30 de Novembro de 2015 às 10:00
  • Mostrar Resumo
  • Não informado
  • DENISE DANTAS MUNIZ
  • INFLUÊNCIA DA GESTÃO DA SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL E DOS RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO NA RESPONSABILIDADE SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO.
  • Data: 24 de Novembro de 2015 às 08:00
  • Mostrar Resumo
  • Não informado
  • TIAGO SILVEIRA MACHADO
  • COLABORAÇÃO COMO FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA EM CADEIAS DE SUPRIMENTOS
  • Data: 29 de Outubro de 2015 às 17:00

  • JANISCEA KEYLLA MARIANO MACHADO
  • Avaliação da Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho na Percepção dos Funcionários: Um Estudo de caso numa Empresa Prestadora de Serviço em João Pessoa-PB.
  • Data: 28 de Outubro de 2015 às 14:30
  • Mostrar Resumo
  • Não informado
  • MÁRIO BATISTA GOMES
  • Avaliação da aplicabilidade de técnicas de análise de riscos em projetos HDD
  • Data: 27 de Outubro de 2015 às 08:00
  • Mostrar Resumo
  • Não informado
  • FELIPE DE SOUZA TOMÉ
  • ANÁLISE DOS RISCOS INTERNOS EM CADEIA DE SUPRIMENTOS: AVALIAÇÃO DAS DEPENDÊNCIAS ENTRE DIFERENTES OS TIPOS
  • Data: 04 de Setembro de 2015 às 14:00
  • Mostrar Resumo
  • O trabalha trata do estudo dos riscos internos em um elo de cadeia de suprimentos do setor manufatureiro.
  • CAROLINA KELLY PINTO BARBOSA CELANI
  • A CONFIANÇA COMO FATOR INTEGRADOR NA CADEIA DE SUPRIMENTOS
  • Data: 03 de Setembro de 2015 às 14:00
  • Mostrar Resumo
  • O trabalho trata do construto confiança como característica essencial para a integração da cadeia de suprimentos.
  • NAYARA CARDOSO DE MEDEIROS
  • ADAPTAÇÕES DA PRODUÇÃO ENXUTA NO DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE PRODUÇÃO ESPECÍFICO (XPS)
  • Data: 30 de Julho de 2015 às 15:00

  • BRUNO HENRIQUE FELIX DE SOUZA
  • Metodologia de avaliação de prontidão para implementação da construção enxuta
  • Data: 29 de Julho de 2015 às 15:00
  • Mostrar Resumo
  • O objetivo geral deste trabalho consiste em desenvolver uma metodologia para avaliar o nível geral de prontidão de empresas construtoras para implementação da construção enxuta.
  • ANA HELENA MOUSINHO CALDAS
  • Analise da Disposição Final dos Resíduos de Construção e Demolição na cidade de João Pessoa.
  • Data: 28 de Julho de 2015 às 09:00
  • Mostrar Resumo
  • Os resíduos gerados no processo de construção de edificações devem ser descartados obedecendo o fluxo recomendado pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA): geradores (construtoras); transportadores e receptores (órgão público responsáveis pela disposição final). Busca-se com este projeto verificar o nível de aderência da realização da etapa de disposição final do fluxo de Resíduos de Construção e Demolição no município de João Pessoa em relação ao prescrito na Resolução CONAMA 307/2002 e lei municipal 11174/2007.
  • JEANE TORELLI CARDOSO
  • uma análise macroergonomica na CBTU em João Pessoa
  • Data: 23 de Julho de 2015 às 16:00

  • ANA NERY DE MATOS COSTA
  • AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÕES DO CENTRO DE TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA SOB A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS USANDO O MODELO SERVQUAL.
  • Data: 23 de Julho de 2015 às 14:30
  • Mostrar Resumo
  • Não tem resumo
  • LÍVIA MARIA ALBUQUERQUE REUL
  • MODELO DE AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE IMPLEMENTAÇÃO DA PRODUÇÃO ENXUTA EM CADEIAS DE SUPRIMENTOS
  • Data: 20 de Julho de 2015 às 15:00

  • ANNA KAROLLYNA ALBINO BRITO
  • OTIMIZAÇÃO DE UM PROBLEMA DE ARRANJO FÍSICO POR MEIO DE PROGRAMAÇÃO GEOMÉTRICA
  • Data: 07 de Julho de 2015 às 10:00
  • Mostrar Resumo
  • O planejamento de um arranjo físico (layout) de uma dada instalação significa tomar decisões sobre a forma de como serão dispostos os seus centros de trabalho (MOREIRA, 2012). O projeto deste layout deve identificar onde deverão ser alocadas as instalações de forma que mitigue processos que não fornecem valor as atividades operacionais. Esta dissertação trabalha frente a otimização de um problema de arranjo físico formulando-o como um problema de programação geométrica signomial e resolvendo-o por meio de funções representáveis como a diferença entre funções convexas na sua forma padrão, com o objetivo final de testá-lo em um algoritmo para o problema em estudo e obter uma solução global eficiente para o problema.
  • HELYDA KARLA BARBOSA BERNARDES
  • Estudo dos Fatores que Contribuem e Comprometem a expansão do Setor Eólico na Paraíba: O caso de Barra de Camaratuba
  • Data: 08 de Junho de 2015 às 15:00

  • DANIEL CRUZ DE FRANÇA
  • Análise de Risco em projetos através de uma rede neuro-fuzzy
  • Data: 28 de Maio de 2015 às 16:00
  • Mostrar Resumo
  • Não apresentou resumo
  • WILZA KARLA DOS SANTOS LEITE
  • Análise dos riscos ergonômicos para distúrbios osteomusculares nas atividades mono e multifuncionais de uma indústria calçadista
  • Data: 21 de Maio de 2015 às 09:00
  • Mostrar Resumo
  • A indústria calçadista tem modificado sua organização de trabalho em virtude do incremento tecnológico e da introdução de novos modelos organizacionais e de gestão. Muito embora este setor tenha empregado um número significativo de trabalhadores monofuncionais, a reestruturação organizacional e produtiva ocasionou a inclusão do trabalhador multifuncional. Estas situações de trabalho têm contribuído para o aumento de distúrbios osteomusculares, que podem afetar a coluna vertebral, os membros superiores e inferiores, ocasionando repercussões cinéticas e funcionais. Um fator de risco associado aos distúrbios osteomusculares é o ergonômico, resultante da inadequação do trabalho ao homem. Assim, observando a importância de controle deste risco, este projeto tem como objetivo avaliar os fatores de risco ergonômicos associados aos distúrbios osteomusculares em trabalhadores monofuncionais e multifuncionais de uma indústria calçadista no exercício de suas atividades. A pesquisa será realizada em uma indústria de calçados localizada no Nordeste brasileiro. A amostra será composta no entorno de 80 trabalhadores, sendo 40 monofuncionais e 40 multifuncionais que realizam rotação de tarefas de forma estruturada pela empresa. Os procedimentos metodológicos incluirão aplicação de questionário abrangendo aspectos referentes aos dados gerais, trabalho e saúde; levantamento sobre a ocorrência de LER/DORT, a partir de uma análise documental dos registros da empresa; e aplicação do OCRA (Occupational Repetitive Actions) para avaliação, quantificação e categorização do nível de risco ergonômico a que estão expostos os trabalhadores mono e multifuncionais. Estes riscos incluirão força, postura, repetitividade, períodos de recuperação insuficientes, duração total do trabalho repetitivo no turno e fatores complementares (vibração, precisão, compressão anatômica, exposição a temperaturas ou superfícies de contato frias, uso de luvas, uso de objetos escorregadios, movimentos bruscos bem como realização de contragolpes, impactos repetidos ou uso da própria mão como martelo). A análise estatística compreenderá dois aspectos: (1) emprego de métodos da estatística descritiva, a fim de melhor avaliar as características dos dados relativos ao questionário e ao levantamento documental; e (2) construção de um modelo de regressão logística multinomial, relacionando a variabilidade das tarefas executadas pelo trabalhador aos níveis dos riscos ergonômicos. Espera-se que este projeto contribua para a averiguação dos pontos mais críticos relacionados aos riscos ergonômicos, observando suas características, e apresentando possíveis discernimentos em termos probabilísticos entre os riscos advindos do trabalho mono e/ou multifuncional.
  • JONHATAN MAGNO NORTE DA SILVA
  • Avaliação da Relação entre Fatores Psicossociais e Distúrbios Osteomusculares em uma Indústria Calçadista
  • Data: 20 de Maio de 2015 às 10:00
  • Mostrar Resumo
  • Atualmente, o modelo mais aceito na comunidade científica para se explicar a origem multifatorial das dores é o modelo biopsicossocial. Esse modelo sugere que fatores psicossociais contribuem também para o aparecimento de dores, assim como os fatores físicos/ergonômicos. Um importante ramo industrial do setor secundário, a indústria de calçados vem se destacando negativamente pelo elevado número de distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho. Assim, como objetivo, espera-se verificar a relação entre os fatores psicossociais e o desenvolvimento de distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho em postos de trabalho de uma indústria calçadista de grande porte. Para alcançar esse objetivo, fez-se uma revisão sistemática no entorno de 150 artigos publicados em periódicos internacionais com fator de impacto; e em 20 artigos nacionais, além de livros, teses e dissertações. Em termos metodológicos espera-se utilizar o questionário nórdico para identificar os sintomas de dor nos segmentos corporais. Já os fatores psicossociais serão avaliados baseando-se em escores dimensionais do Job content questionnaire (JCQ) e do Effort reward-imbalance questionnaire (ERI). A partir da tabulação dos dados desses questionários pretende-se construir um modelo de regressão logístico multinomial, relacionando as dores auto-relatadas pelos colaboradores e os fatores psicossociais, no sentido de verificar a probabilidade de um dado fator psicossocial contribuir para o surgimento da dor em alguma parte do corpo do trabalhador.
  • GILSON LAURENTINO DA SILVA
  • AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE MACEIÓ.
  • Data: 08 de Maio de 2015 às 14:00
  • Mostrar Resumo
  • Esta dissertação tem como objetivo avaliar a eficiência energética em escolas pública municipais de Maceió, capital alagoana. Para tal serão verificados: Iluminação externa, cor das paredes, altura da área (plano de trabalho) de leitura dos alunos, altura e localização das lâmpadas e ventiladores bem como a potência elétrica (Watts) de cada equipamento. A pesquisa está sendo em 10 escolas municipais 10 escolas estaduais da cidade de Maceió envolvendo mais de 200 ambientes (sala de aulas, diretoria, cozinha, banheiro e área de lazer). Entre as cargas, destaca-se que as fontes principais de consumo nas escolas tem como base a iluminação, ventiladores, refrigeradores, condicionadores de ar e freezers. Em primeira observação, verificamos que não há eficiência visto que os administradores, funcionários e professores não são (foram) capacitados para tal e tem uma mentalidade que no setor publico o importante é usar sem controle, Portanto observamos que existe uma ampla possibilidade de serem adotados alguns métodos no sentido de reduzir o consumo de energia elétrica, como capacitando todos os envolvidos com a área de educação fundamental, substituindo equipamentos antigos, por outros com certificação de eficiência energética. Com esse perfil de consumo torna-se possível a introdução da eficiência energética, assim atingindo êxito no racionamento de energia elétrica.
  • MANOEL GERÔNIMO LINO TORRES
  • CONFORTO TÉRMICO E DESEMPENHO NOS AMBIENTES DE ENSINO COM INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS - ESTUDO DE MULTICASOS NO NORDESTE BRASILEIRO
  • Data: 04 de Maio de 2015 às 09:00
  • Mostrar Resumo
  • Desde os primórdios da humanidade, o homem, de forma intuitiva, buscou locais para se abrigar de intempéries climáticas. Com o desenvolvimento da sociedade moderna, observa-se que os indivíduos estão consumindo grande parte do seu tempo em ambientes fechados, e por isso, numerosas pesquisas vêm buscando estudar condições de conforto ambiental que auxiliem na execução das atividades e maximização do desempenho humano. Uma das diversas mudanças que ocorreu, encontra-se no ambiente de ensino, o qual é diferente quando comparado ao de anos atrás. Recursos de tecnologia em sala de aula têm tornado este ambiente mais versátil, permitindo que alunos e professores interajam com outras instituições, conferindo maior flexibilidade na utilização de ferramentas que estendem suas habilidades cognitivas. Porém, estas ferramentas podem tanto favorecer a comunicação e a versatilidade do ensino-aprendizagem quanto elevar a carga térmica no ambiente. Nesse sentido, torna-se importante investigar como as variáveis do conforto térmico afetam o desempenho dos alunos em ambientes de ensino climatizados providos destas tecnologias. Assim, esse projeto tem por objetivo analisar a relação entre conforto térmico e o desempenho de estudantes nos ambientes com inovações tecnológicas em áreas do nordeste brasileiro. Os dados serão obtidos durante a realização dos experimentos nas salas de aula, sendo uma sessão por dia em três dias consecutivos. A temperatura de bulbo seco será ajustada para as seguintes temperaturas 20, 24 e 30°C, consecutivamente. As habilidades cognitivas serão avaliadas pelas cinco provas que compõem o instrumento do BPR-5. As variáveis de conforto e sensação térmica serão avaliadas de acordo com as normas ISO7730/2005 e ISO9920/1995, sendo o posicionamento e a forma de coleta de dados baseados na ISO 7726/1998.
2014
Descrição
  • LUCIANO CARLOS AZEVEDO DA COSTA
  • Uma Heurística para o Pollution-Routing Problem Bi-Objetivo
  • Data: 17 de Dezembro de 2014 às 17:00
  • Mostrar Resumo
  • Não consta resumo
  • DIEGO TORQUATO UBALDINE
  • UM MODELO MATEMÁTICO PARA MINIMIZAÇÃO DOS CUSTOS DE TRANSPORTES EM MOVIMENTOS DE TERRA ADAPTADO À REALIDADE BRASILEIRA
  • Data: 31 de Outubro de 2014 às 17:00

  • CRISOLEIDE SILVA DE MELO
  • Modelagem Conceitual de um Sistema de Indicadores de Desenvolvimento Sustentável para Agricultura Familiar Orgânica: uma aplicação na produção agroecológica da batata na região da Borborema - PB.
  • Data: 31 de Outubro de 2014 às 15:00

  • ADRIANO DAVID MONTEIRO DE BARROS
  • LÓGICA DAS MÉTRICAS EM SEGURANÇA DO TRABALHO EM AMBIENTES DE MANUFATURA NA PARAÍBA.
  • Data: 31 de Outubro de 2014 às 14:00
  • Mostrar Resumo
  • Não consta resumo
  • FLAVIO MARACAJA
  • ABC - Activity Based Costing, FTA - Fault Tree ANALYSI, e a Gestão de projetos no gerenciamento dos custos de manutenção em transporte público de passageiros.
  • Data: 30 de Outubro de 2014 às 14:00
  • Mostrar Resumo
  • Não consta resumo.
  • SMALYA GABY F DE OLIVEIRA CESAR
  • Uma análise da Dimensão da Qualidade em uma Empresa que segue o Modelo de Excelência da Gestão (MEG).
  • Data: 30 de Outubro de 2014 às 10:00
  • Mostrar Resumo
  • Não consta resumo
  • TAÍSE CÂMARA BRITO
  • APLICABILIDADE DA PRODUÇÃO ENXUTA EM OPERAÇÕES DE SERVIÇOS: UMA ANÁLISE SEGUNDO AS DIMENSÕES DE VOLUME E VARIEDADE
  • Data: 29 de Outubro de 2014 às 16:00

  • DENILSON COSTA DE CARVALHO
  • A Relação entre a Organização do Trabalho e a Gestão do Conhecimento: Estudo de caso numa empresa avícola.
  • Data: 27 de Outubro de 2014 às 10:00
  • Mostrar Resumo
  • Não consta resumo
  • ALTEMIR TOMAZ DE CARVALHO GARCIA
  • A ANÁLISE DE INDICADORES ENERGÉTICOS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES): UM ESTUDO DE CASO NA UFPB.
  • Data: 17 de Outubro de 2014 às 10:00
  • Mostrar Resumo
  • Nessa fase ainda não tem resumo.
  • SHIRLEY BELEM GONCALVES
  • Validação Participativa e Situada de Brinquedo Educativo:* *Estudo de caso do LUPO
  • Data: 01 de Setembro de 2014 às 09:30
  • Mostrar Resumo
  • Não informado

  • TATYANA KARLA OLIVEIRA REGIS
  • "Uma Metodologia de Referência para a Implantação da Produção Enxuta em Operações Hospitalares"
  • Data: 13 de Agosto de 2014 às 15:00

  • NAYANE LAURENTINO DA SILVA
  • Análise dos Parâmetros de Conforto Térmico em Habitações Populares de um Conjunto em João Pessoa
  • Data: 11 de Junho de 2014 às 09:00
  • Mostrar Resumo
  • Não há resumo
  • VITORIA MARIA MOLA DE VASCONCELOS
  • Metodologia para mensuração de custos logísticos no setor portuário: uma aplicação no Porto de Cabedelo-PB.
  • Data: 25 de Abril de 2014 às 14:00
  • Mostrar Resumo
  • O trabalho trata do desenvolvimento de uma metodologia para mensuração dos custos logísticos no setor portuário.
  • FRANCISCO FORMIGA DE SOUSA
  • Analise dos atos inseguros e condições inseguras na constituição de acidentes de trabalho: Estudo de Caso
  • Data: 31 de Março de 2014 às 16:00

  • ARTHUR HARRY FREDERICO RIBEIRO KRAMER
  • Um método heurístico para a resolução de uma classe de problemas de sequenciamento da produção envolvendo penalidades por antecipação e atraso.
  • Data: 26 de Março de 2014 às 18:00
  • Mostrar Resumo
  • Esta dissertação trata do problema de sequenciamento da produção em máquinas paralelas idênticas, considerando datas distintas em que as tarefas podem ser inicialmente processadas, tempo de setup dependente da sequência e com o objetivo de minimizar a soma ponderada das antecipações e atrasos. O problema apresentado, que pode ser referido como P |s_jk, r_j| sum(αj Ej + βj Tj ) , é conhecido por ser NP-difícil. Este problema consiste em definir o instante de tempo em que as tarefas devem começar a ser processadas e em quais máquinas. Para a resolução deste problema, pretende-se utilizar a meta-heurística Iterated Local Search (ILS), além da implementação de estruturas de dados auxiliares com o intuito de aumentar a eficiência do algoritmo. O método então será testado em vários casos do problema principal instâncias da literatura para verificar a eficiência e robustez do algoritmo proposto.
  • GLEND KLEISER GOUVEIA DIAS
  • Uma proposta de solução para o Aircraft Schedule Recovery Problem de uma companhia aérea brasileira.
  • Data: 21 de Março de 2014 às 15:30
  • Mostrar Resumo
  • As companhias aéreas de voos regulares possuem previamente definidos os aeroportos que serão operados, os dias e os horários de pouso e decolagem das suas aeronaves. É possível que essa programação sofra interrupções e causem prejuízos financeiros devido aos atrasos e/ou cancelamentos dos voos. Nessas situações, normalmente as companhias aéreas procuram mitigar o problema realocando, sequencialmente, e baseada na experiência do seu pessoal, as aeronaves, tripulantes e em seguida os passageiros. Não há garantia que este método retorne um bom resultado do ponto de vista econômico, sobretudo em períodos de grande demanda de passageiros. Mediante esta lacuna, diversos autores tem estudado o Airline Recovery Problem (ARP) empregando diferentes técnicas de otimização. O ARP é composto basicamente por três subproblemas: Aicraft Schedule Recovery Problem (ASRP), Crew Recovery Problem (CRP) e Passenger Recovery Problem (PRP). Como forma de apoiar a decisão sobre qual o sequenciamento das aeronaves de uma companhia aérea brasileira, em situações de interrupções, que resulte no menor custo total possível, esta pesquisa pretende apresentar uma proposta de solução para o ASRP.
  • ADRIANA DE SOUZA NASCIMENTO
  • “Energia Solar Fotovoltaica: Análise de Casos no Nordeste Oriental Brasileiro”.
  • Data: 11 de Março de 2014 às 14:30
  • Mostrar Resumo
  • Não informado
  • ELAMARA MARAMA DE ARAUJO VIEIRA
  • Risco ocupacional relacionado ao conforto ambiental em unidades de terapia intensiva.
  • Data: 06 de Março de 2014 às 09:00
  • Mostrar Resumo
  • Não informado
  • KELLY CHRISTINE SILVA DE LIMA
  • AVALIAÇÃO DA EXPOSIÇÃO AO RUÍDO DO RADIO COMUNICADOR EM POLICIAIS MILITARES DO 1º BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DA PARAÍBA
  • Data: 26 de Fevereiro de 2014 às 09:00
  • Mostrar Resumo
  • Não tem resumo
  • JOSEANA CELIZA FERNANDES SIQUEIRA
  • PARÂMETROS CARDIOVASCULARES E DESEMPENHO: O CASO DOS ESTUDANTES DE AMBIENTES DE ENSINO INTELIGENTES CLIMATIZADOS DO CENTRO DE TECNOLOGIA DA UFPB
  • Data: 25 de Fevereiro de 2014 às 14:00
  • Mostrar Resumo
  • Não informado
  • ANA CAROLINA DE LUCENA CHRISTIANO
  • “O Conhecimento como Estratégia na Obtenção de Vantagem Competitiva Analisado por Meio da Visão Baseada em Recursos da Empresa: Estudo de Caso em uma Instituição de Ensino Superior Privada”
  • Data: 20 de Fevereiro de 2014 às 14:00
  • Mostrar Resumo
  • Não informado
2013
Descrição
  • IRIS STÉFANI VIANA DE OLIVEIRA
  • RELACIONAMENTOS INTERORGANIZACIONAIS COMO FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA: ANÁLISE EM UM APL DO ESTADO DA PARAÍBA
  • Data: 16 de Dezembro de 2013 às 17:30
  • Mostrar Resumo
  • Não informado.
  • EUFRÁSIO VIEIRA DOS ANJOS JÚNIOR
  • Análise das Cooperativas da Paraíba com Foco na Responsabilidade Social Corporativa
  • Data: 13 de Dezembro de 2013 às 14:30

  • TATIANA RITA DE LIMA NASCIMENTO
  • “Avaliação do Carro Sustentável para Coleta de Resíduos Recicláveis em Meio Urbano”
  • Data: 12 de Dezembro de 2013 às 10:00
  • Mostrar Resumo
  • Não informado
  • CHRISTIANO VENTURA VENANCIO TELLES
  • "ANÁLISE DOS FATORES QUE CONTRIBUEM PARA O BAIXO APROVEITAMENTO DA ENERGIA EÓLICA NO NORDESTE DO BRASIL"
  • Data: 11 de Dezembro de 2013 às 10:00
  • Mostrar Resumo
  • Não informado
  • EMANOELA MOURA TOSCANO
  • “ ANÁLISE DA SINERGIA ENTRE A MENSURAÇÃO DE RESULTADO E A SUSTENTABILIDADE SOB A ÓTICA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL”.
  • Data: 10 de Dezembro de 2013 às 15:00
  • Mostrar Resumo
  • Não informado
  • FLORA MAGNA DO MONTE VILAR
  • Um modelo para a avaliação do grau de implementação da produção enxuta: aplicação em uma empresa do setor calçadista paraibano
  • Data: 09 de Dezembro de 2013 às 16:30

  • ALLINE THAMYRES CLAUDINO DA SILVA
  • Análise da Produção Enxuta segundo a Visão Baseada em Recursos em uma organização calçadista do Estado da Paraíba
  • Data: 29 de Novembro de 2013 às 10:15
  • Mostrar Resumo
  • Não informado

  • THIAGO RIBEIRO FERREIRA
  • Políticas Públicas de Saúde e Segurança no Trabalho - O caso do Transporte Coletivo Urbano por ônibus de João Pessoa-PB
  • Data: 22 de Novembro de 2013 às 14:30
  • Mostrar Resumo
  • Nessa fase não tem resumo

  • SHEYSA DANYELLE DE FREITAS LEITE
  • “Análise da Influência dos Fatores de Risco na Exposição a LER/DORT nos Membros Superiores em Atividades Repetitivas”
  • Data: 04 de Outubro de 2013 às 14:00
  • Mostrar Resumo
  • Não Informado

  • MARLI DAIANA DA SILVA MELO
  • AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO SEGUNDO A PERCEPÇÃO DOS POLICIAIS MILITARES DA CIDADE DE JOÃO PESSOA - PB
  • Data: 04 de Setembro de 2013 às 09:00
  • Mostrar Resumo
  • Não informou resumo

  • VALTANIA FERREIRA DA SILVA
  • Sistema de Apoio a Decisão: Uma ferramenta Web aplicada ao problema de alocação de viaturas policiais, em João Pessoa-PB
  • Data: 29 de Agosto de 2013 às 10:00
  • Mostrar Resumo
  • Nessa fase não tem resumo.

  • AMANDIO PEREIRA DIAS ARAUJO
  • Avaliação da Carga de Trabalho do Atendente Comercial em Agências de Pequeno Porte: Um Estudo de Caso na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT)
  • Data: 31 de Julho de 2013 às 09:30
  • Mostrar Resumo
  • A carga de trabalho é definida como uma relação funcional entre as exigências do trabalho e as capacidades biológicas e psicológicas do trabalhador. O objetivo geral deste trabalho foi o de avaliar a carga de trabalho no processo de trabalho dos Atendentes comerciais nas Agências comerciais de pequeno porte da ECT no DF. Para tanto se utilizou um questionário contendo questões referentes aos aspectos funcionais dos Atendentes, questões sobre a carga de trabalho e o método NASA-TLX. Isto porque, o NASA-TLX, por utilizar medidas subjetivas, permite aferir a percepção do trabalhador sobre a carga de trabalho, cuja mensuração pode auxiliar na reorganização da situação e no diagnostico precoce de agravos à saúde, permitindo planejar de forma hierárquica ações preventivas ou de tratamento. A presente pesquisa com relação aos objetivos caracteriza-se como descritiva. As pesquisas deste tipo têm como objetivo a descrição das características de determinada população ou fenômeno, ou o estabelecimento de relações entre variáveis. Do ponto de vista de sua finalidade, é classificada como pesquisa aplicada, pois busca a solução de problemas com relação à avaliação de situações reais, para gerar conhecimento para aplicações práticas dirigidas a situações específicas. Conforme as variáveis analisadas o critério que mais contribui para a carga de trabalho foi a Demanda Mental e o critério que menos influenciou no resultado final da carga de trabalho foi o Nível de Frustração, demonstrando o comprometimento dos Atendentes comerciais com o trabalho. Pretende-se com os resultados desta pesquisa subsidiar melhorias nos processos de trabalho dos Atendentes comerciais, contribuindo para uma melhoria da qualidade do trabalho.

  • WALTON PEREIRA COUTINHO
  • Programação Cônica de Segunda Ordem e Aplicações em Engenharia de Produção
  • Data: 26 de Julho de 2013 às 10:00
  • Mostrar Resumo
  • Não Informado

  • LEONARDO DE MIRANDA ARNAUD
  • Análise do alinhamento entre os sistemas de medição de desempenho e as práticas de produção enxuta
  • Data: 16 de Maio de 2013 às 14:00

  • PATRICIA MEIRA RIBEIRO DE LIMA
  • Aplicação da Corrente Crítica no Gerenciamento de Projetos de Construção de Linhas de Distribuição de Energia Elétrica.
  • Data: 14 de Maio de 2013 às 09:00
  • Mostrar Resumo
  • Nesta fase não tem resumo.

  • THALITA CHRISTINA BRANDÃO PEREIRA DA SILVA
  • INOVAÇÕES ADOTADAS PELO SETOR DE CERÂMICA VERMELHA: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS ESTADOS DE MINAS GERAIS E PARAÍBA.
  • Data: 06 de Maio de 2013 às 09:00
  • Mostrar Resumo
  • Nessa fase não tem resumo

  • TALITA FLORIANO DOS SANTOS
  • Proposta de um Sistema de Medição de Desempenho que Auxilie a Gestão da Cadeia de Suprimentos: Uma Aplicação no Setor de Serviços
  • Data: 29 de Abril de 2013 às 09:00
  • Mostrar Resumo
  • Não informado

  • RAPHAEL HARRY FREDERICO RIBEIRO KRAMER
  • Uma abordagem heurística para o Pollution-Routing Problem
  • Data: 25 de Abril de 2013 às 15:00
  • Mostrar Resumo
  • Nessa fase não tem resumo.

  • FERNANDA PAES ARANTES
  • Mensuração de Níveis de Integração entre Membros de uma Cadeia de Suprimentos
  • Data: 08 de Abril de 2013 às 09:00
  • Mostrar Resumo
  • Não informado

  • EMILIANO ROSTAND DE MORAIS CELIO
  • Analise da Implantação e Desenvolvimento do Governo Eletrônico Brasileiro: O caso das pequenas prefeituras na Paraíba
  • Data: 03 de Abril de 2013 às 10:00
  • Mostrar Resumo
  • Nessa fase não tem resumo

  • ELAINE VICTOR GONCALVES SOARES
  • Estudo termoambiental em viaturas utilizadas nos serviços de radiopatrulhamento no Estado da Paraíba
  • Data: 27 de Março de 2013 às 10:00
  • Mostrar Resumo
  • Nessa fase não tem resumo

  • BRUNO GOMES CUNHA
  • Otimização no dimensionamento e sequenciamento de lotes de produção: estudo de caso em uma fábrica de blocos pré-moldados de concreto
  • Data: 01 de Março de 2013 às 14:30
  • Mostrar Resumo
  • Nessa fase não tem resumo

  • VANESSA PEREIRA DA SILVA
  • ANÁLISE DA EFICIENCIA ENERGÉTICA EM UMA INDÚSTRIA TÊXTIL: Um estudo de caso relacionando perdas e produtividade
  • Data: 27 de Fevereiro de 2013 às 14:30
  • Mostrar Resumo
  • Nessa fase não tem resumo

2012
Descrição
  • GERALDO ALVES COLACO
  • Implementação de Medidas Ergonômicas em uma Indústria Calçadista Paraibana: uma análise de suas influências sobre as condições de trabalho na atividade de desenformar calçados.
  • Data: 08 de Outubro de 2012 às 11:00
  • Mostrar Resumo
  • Não apresentou

  • SUELLEN FINIZOLA DANTAS MAIA
  • “VIABILIDADE TÉCNICA DO PLÁSTICO RECICLADO NA FABRICAÇÃO DO FRECHAL UTILIZADO NA CONSTRUÇÃO DE HABITAÇÃO UNIFAMILIAR”
  • Data: 04 de Outubro de 2012 às 14:30
  • Mostrar Resumo
  • Não consta em arquivo

  • CAMILLE SIMEONI GOMES DE SOUSA
  • “CENÁRIOS PROSPECTIVOS DA PRODUÇÃO DO BIODIESEL NO BRASIL EM 2025”
  • Data: 14 de Setembro de 2012 às 09:00
  • Mostrar Resumo
  • Não informado

  • STEVON SCHETTINO
  • REDES ELÉTRICAS INTELIGENTES (SMART GRID): PROJEÇÃO DE CENÁRIOS E AVALIAÇÃO DAS TENDÊNCIAS DE SUA DIFUSÃO NO BRASIL
  • Data: 20 de Agosto de 2012 às 08:00
  • Mostrar Resumo
  • Nessa fase não tem resumo

  • ANDERSON TIAGO PEIXOTO GONCALVES
  • Análise da Estrutura do Arranjo Produtivo Local de Pegmatitos e Quartizitos da Microregião do Seridó Paraibano
  • Data: 16 de Julho de 2012 às 09:00

  • JOSE DE ALMEIDA JUNIOR
  • “Detecção de Outliers como suporte para o controle estatístico do processo multivariado: Um estudo de caso em uma empresa do setor plástico”
  • Data: 03 de Julho de 2012 às 14:00
  • Mostrar Resumo
  • Não informado

  • MANOEL DE PONTES FERNANDES
  • Otimização via programação por funções representáveis como diferença de funções convexas com aplicação em problemas de arranjo físico
  • Data: 29 de Junho de 2012 às 15:00
  • Mostrar Resumo
  • Nessa fase não tem resumo

  • CLARISSA PESSOA BORGES FERNANDES
  • Otimização de um Sistema de Distribuição de Gás Natural
  • Data: 29 de Junho de 2012 às 11:00
  • Mostrar Resumo
  • Não  informado

  • JULYANA KELLY TAVARES DE ARAUJO
  • Otimização sob restrições probabilísticas: Teoria e Aplicações
  • Data: 29 de Junho de 2012 às 09:00
  • Mostrar Resumo
  • Nessa fase não tem resumo

  • SAVIO RICARDO MUNIZ AIRES DA COSTA
  • “Análise da Implantação do Programa de Aceleração do Conhecimento como Processo de Formação de Equipes de alta Performance em uma Concessionária de Energia Elétrica”
  • Data: 11 de Junho de 2012 às 09:00
  • Mostrar Resumo
  • Não informado

  • UBIRATAN DA NOBREGA BORGES
  • Benefícios da Ginástica Laboral na Qualidade de Vida no Trabalho: Um Estudo de Caso numa Empresa Caderneira em Campina Grande-PB.
  • Data: 08 de Junho de 2012 às 14:00
  • Mostrar Resumo
  • Não foi informado

  • FRANCISCO DE TARSO RIBEIRO CASELLI
  • Análise das Vantagens Competitivas Obtidas pela Formação do Arranjo Cariri Mineral-CE
  • Data: 23 de Maio de 2012 às 14:30
  • Mostrar Resumo
  • Não Informado

  • VALESKA LISANDRA DE MENEZES
  • ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A GESTÃO DA SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL E A RESPONSABILIDADE SOCIAL: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DISTRIBUIDORA DE ENERGIA ELÉTRICA
  • Data: 17 de Maio de 2012 às 13:30
  • Mostrar Resumo
  • Não informado

  • RENATA PAIVA DA NOBREGA COSTA
  • SOLUÇÕES ERGONÔMICAS COM VISTAS À MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE E SEGURANÇA EM CANTEIROS DE OBRAS DE EDIFICAÇÕES VERTICAIS DE JOÃO PESSOA/PB
  • Data: 09 de Maio de 2012 às 08:00
  • Mostrar Resumo
  • Não informado

  • BRUNO LOPES VILAR
  • “POTENCIAL FINANCEIRO DOS CRÉDITOS DE CARBONO NA FASE AGRÍCOLA DO SETOR SUCROALCOOLEIRO: UM ESTUDO DE CASO NA PARAÍBA.”
  • Data: 08 de Maio de 2012 às 10:00
  • Mostrar Resumo
  • Não foi informado

  • FABIO BRITO SANTOS SILVA
  • RISCOS OCUPACIONAIS PRESENTES NA RECICLAGEM DOS RESÍDUOS DA LINHA VERDE DE EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS ELETRONICOS - UM ESTUDO DE CASO.
  • Data: 26 de Abril de 2012 às 08:30
  • Mostrar Resumo
  • Não tem resumo

  • BARTIRA PEREIRA AMORIM
  • SISTEMAS DE INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE: UM ESTUDO DE CASO DO CULTIVO DA CANA-DE-AÇUCAR NO MUNINCÍPIO DE PEDRAS DE FOGO-PB.
  • Data: 09 de Abril de 2012 às 09:00
  • Mostrar Resumo
  • Não disponibilizou

  • Priscila Elida de Medeiros Vasconcelos
  • ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE CONFORTO TÉRMICO E DESEMPENHO DE ESTUDANTES DA ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DA PARAÍBA

  • Data: 30 de Março de 2012 às 15:00
  • Mostrar Resumo
  • Nesta fase do trabalho não tem resumo.

  • ANDRE DE MEDEIROS BRITO
  • CONTRIBUIÇÃO DO MÉTODO DE CUSTEIO ABC COMO FERRAMENTA DE SUPORTE À GESTÃO INTERORGANIZACIONAL DE CUSTOS – UM ESTUDO DE CASO EM UMA CADEIA DE SUPRIMENTOS
  • Data: 30 de Março de 2012 às 14:00
  • Mostrar Resumo
  • Não tem resumo.

  • MATHEUS DAS NEVES ALMEIDA
  • ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DOS FATORES HUMANOS NO DESEMPENHO DOS TRABALHADORES EM UMA FÁBRICA CALÇADISTA NA PARAÍBA

  • Data: 30 de Março de 2012 às 10:00
  • Mostrar Resumo
  • Não tem resumo

  • ERIVALDO LOPES DE SOUZA
  • MODELOS ADITIVOS GENERALIZADOS PARA AVALIAÇÃO DA INTENÇÃO DE COMPRA DE CONSUMIDORES

  • Data: 29 de Março de 2012 às 10:00
  • Mostrar Resumo
  • Faz-se necessário saber com clareza, em um primeiro estágio do planejamento e projeto de um sistema de produção, quais clientes são o “alvo” da organização. Ao escolher esses consumidores que se deseja atender é comum evitar a escolha de consumidores que apresentam uma menor pretensão de comprar um produto, concentrando uma maior atenção sobre aqueles indivíduos que apresentam um perfil mais favorável à compra. Isso ocorre porque se reconhece que a escolha de clientes com um perfil bastante desfavorável a venda de um tipo de produto específico pode requerer um grande esforço para efetuá-la, ou seja, sabe-se que a intenção de compra exerce alguma influência sobre as vendas dos produtos. Essa pesquisa procura indicar formas de relacionar a intenção de compras com fatores que podem estar associados ao consumo de produtos e serviços, de modo a identificar consumidores que apresentem um perfil mais favorável a esse consumo. Para mostrar que é possível obter modelos que auxiliem nessa análise, a pesquisa utiliza um estudo de caso, onde o serviço em questão é o de compra coletiva em websites. As informações relativas aos fatores de interesse serão obtidas por meio de uma pesquisa de mercado realizada na cidade de João Pessoa – Paraíba – Brasil e o método usado para modelar a relação de interesse do estudo é a regressão usando modelos aditivos generalizados.

  • EVERTON CRISTIAN R DE SOUZA
  • Rastreamento das Características de Gerenciamento e Metrificação da Produtividade dos Recursos de Produção das Empresas Componentes do APL Calçadista da Paraíba

  • Data: 27 de Março de 2012 às 10:00
  • Mostrar Resumo
  • Não há resumo

2011
Descrição
  • NADIA PINHEIRO NOBREGA
  • Estoques e Otimização Multiobjetivo.
  • Orientador : LUCIDIO DOS ANJOS FORMIGA CABRAL
  • Data: 18 de Novembro de 2011 às 10:00
  • Mostrar Resumo
  • Não tem.

  • ANDRE DE MEDEIROS BRITO
  • O método de custeio ABC aplicado ao setor de serviços – Um estudo em três casos
  • Data: 26 de Outubro de 2011 às 09:00
  • Mostrar Resumo
  • Não tem resumo.

  • ONILDO RIBEIRO DE ASSIS II
  • ESTUDO DOS REQUISITOS DE SOFTWARE ATRIBUÍDOS AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DE HOSPITAIS PÚBLICOS E PRIVADOS SOB A ÓTICA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO

  • Orientador : MARIA DE LOURDES BARRETO GOMES
  • Data: 22 de Setembro de 2011 às 08:00
  • Mostrar Resumo
  • Os hospitais são organizações em que a informação tem uma importância especial. Boa parte do trabalho dos profissionais de saúde está relacionado a manipulação da informação, onde a confiabilidade, disponibilidade e integridade dos dados vão contribuir para qualidade do atendimento do paciente e para uma melhor gestão do hospital. Desta forma, este estudo analisa o processo de internalização do conhecimento verificando se as informações repassadas, através do uso dos sistemas de informações gerenciais utilizados nos hospitais, são transformadas em conhecimento e se este reflite de fato a realidade da organização. Para atingir os objetivos propostos, seguiu-se uma sistemática de exploração em três segmentos: revisão bibliográfica, pesquisa de campo e análise dos resultados da referida pesquisa. A revisão contempla temas relacionados a Sistemas de Informações Gerenciais e Gestão do Conhecimento. Para realização desta pesquisa, buscou-se a acessibilidade em estabelecimentos localizados na cidade de João Pessoa – PB e com sistemas de informações gerenciais em modo ativo, sendo dois hospitais com característica de organização pública e outros dois com característica privada. A coleta de dados realizou-se através de entrevista e aplicação de questionário estruturado dividido entre os funcionários responsáveis pela parte estratégica, tática e operacional das unidades estudadas. A partir da análise das dimensões relacionadas à qualidade da informação, identificou-se, que apesar de todos os hospitais afirmarem que utilizam das informações geradas pelo sistema para planejamento e avaliação das metas administrativas da unidade de saúde, está informação pode não refletir a realidade ou não a representar por completo. Entre as diversas sugestões para melhoria do processo de internalização, destaca-se como melhorias para o sistema: integração dos diversos módulos existentes no SIG; atuação do sistema como vínculo de comunicação estratégica; e aprimoramento do acesso à informação com interfaces amigáveis. Como sugestão para práticas de uso, destaca-se o incentivo a interações intra e inter equipes; disseminação de uma cultura de comprometimento e harmonia com os funcionários, com o intuito de que compartilhem conhecimento com os demais; além da busca pela sensibilização e compromisso dos profissionais sobre a importância dos sistemas de informação, atuando principalmente em relação à falta de capacitação/treinamento no uso do sistema de informação. É importante salientar também que as solicitações feitas pelos médicos, enfermeiros e por outras pessoas envolvidas no processo de assistência, diagnóstico e tratamento do paciente, assim como os responsáveis pelas funções administrativas, sejam analisadas e inclusas no sistema, pois ao encontrar como positiva as categorias acometidas nos questionários aplicados, a instituição apresentará maiores possibilidades de alcançar os maiores índices de satisfação para cada dimensão de qualidade de informação analisada. Atingindo estes índices, a informação possuirá maior qualidade, tendo maiores chances de ser aplicada corretamente a um trabalho ou a um resultado específico, sendo assim transformada em conhecimento

  • JULIANA MENEZES DA NOBREGA
  • ESTRUTURA DE REFERÊNCIA PARA O PLANEJAMENTO TURÍSTICO COM BASE NA ABORDAGEM SISTÊMICA E NA LÓGICA DA GESTÃO DE OPERAÇÕES
  • Data: 23 de Agosto de 2011 às 14:30
  • Mostrar Resumo
  •  

    Este estudo aborda a importância do processo de planejamento para os sistemas turísticos,
    buscando respeitar a sua organização sistêmica e a lógica complexa. Para tanto, apoiou-se em
    três grandes conceitos: A Teoria de Sistemas/Teoria da Complexidade, a Gestão de Operações
    e o Planejamento Turístico. Por meio de discussões teóricas, buscou-se mostrar que o turismo
    é um sistema complexo e que por isso o seu desenvolvimento precisa ser planejado. Como
    alternativa para tanto, foi construída uma estrutura de referência com base em seis modelos de
    planejamento turístico pré-existentes e nos objetivos do Planejamento, Programação e
    Controle da Produção (PPCP). A estrutura de referência proposta contextualiza os objetivos
    do PPCP no ambiente do turismo, mostrando que é possível estender as atividades da Gestão
    de Operações a ambientes mais complexos, atendendo aos novos desafios impostos à
    Engenharia de Produção.

    Este estudo aborda a importância do processo de planejamento para os sistemas turísticos,buscando respeitar a sua organização sistêmica e a lógica complexa. Para tanto, apoiou-se emtrês grandes conceitos: A Teoria de Sistemas/Teoria da Complexidade, a Gestão de Operaçõese o Planejamento Turístico. Por meio de discussões teóricas, buscou-se mostrar que o turismoé um sistema complexo e que por isso o seu desenvolvimento precisa ser planejado. Comoalternativa para tanto, foi construída uma estrutura de referência com base em seis modelos deplanejamento turístico pré-existentes e nos objetivos do Planejamento, Programação eControle da Produção (PPCP). A estrutura de referência proposta contextualiza os objetivosdo PPCP no ambiente do turismo, mostrando que é possível estender as atividades da Gestãode Operações a ambientes mais complexos, atendendo aos novos desafios impostos àEngenharia de Produção.

     

  • LIDIO LIMA PINHEIRO
  • Avaliação da Sustentabilidade da Produção de Carvão Vegetal no Estado da Paraíba
  • Data: 16 de Agosto de 2011 às 14:30

  • EDUARDO GUIMARAES LIMA BARRETO
  • Avaliação da Qualidade dos Serviços em Academias de Musculação e Ginástica: Uma Aplicação dos Métodos SERVQUAL usando a Análise Fatorial.
  • Data: 22 de Julho de 2011 às 08:00
  • Mostrar Resumo
  • Não foi informado

  • DAISE LOPES PORTO
  • LEVANTAMENTO DO BALANÇO ENERGÉTICO LÍQUIDO NA PRODUÇÃO DE ETANOL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA USINA NA PARAÍBA
  • Orientador : RICARDO MOREIRA DA SILVA
  • Data: 15 de Junho de 2011 às 16:00
  • Mostrar Resumo
  • Não informado

  • FRANCISMILTON TELES
  • Avaliação da Satisfação dos Usuários de Sistemas Integrados de Gestão (ERP) nas Pequenas e Médias Empresas (PME) de Fabricação de Produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos no Estado do Ceará
  • Orientador : RICARDO MOREIRA DA SILVA
  • Data: 07 de Junho de 2011 às 10:00
  • Mostrar Resumo
  • Não foi informado

  • TAIANE KAMEL DE OLIVEIRA
  • "MENSURAÇÃO DOS CUSTOS ASSOCIADOS AOS RISCOS INTERNOS DE DOIS ELOS DE UMA CADEIA DE SUPRIMENTOS DO SETOR SUCROALCOOLEIRO"
  • Data: 06 de Junho de 2011 às 10:00
  • Mostrar Resumo
  • Não tem.

  • VIVIAN APARECIDA LIMA SOUSA
  • Estudo do Comportamento Térmico, Físico e Mecânico de Materiais não Convencionais Utilizados como Revestimento Interno de Paredes Visando á Redução da Carga Térmica
  • Data: 31 de Maio de 2011 às 09:30
  • Mostrar Resumo
  • Não informado

  • ROBERTA RIBEIRO GUEDES PEREIRA
  • SEGMENTAÇÃO DE IMAGENS VIA ANÁLISE DE SENSIBILIDADE TOPOLÓGICA
  • Data: 26 de Maio de 2011 às 14:00
  • Mostrar Resumo
  • Não tem resumo

  • ANA LUCIA MENEZES DE ALMEIDA
  • AVALIAÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO: O CASO DE UMA EMPRESA DO SETOR ELÉTRICO
  • Data: 14 de Abril de 2011 às 11:00
  • Mostrar Resumo
  • Não foi informado

  • DAIANA MARTINS VITORIO
  • AVALIAÇÃO DA CARGA MENTAL NOS TRABALHADORES DE CENTROS DE CONTROLE E OPERAÇÃO DE ENERGIA NO NORDESTE ORIENTAL DO BRASIL
  • Orientador : FRANCISCO SOARES MASCULO
  • Data: 14 de Abril de 2011 às 09:30
  • Mostrar Resumo
  • Não tem resumo

  • ROBERTA DE LOURDES S DOS SANTOS
  • ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA ACÚSTICA NA INTELIGIBILIDADE DA FALA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE JOÃO PESSOA
  • Data: 08 de Abril de 2011 às 09:00
  • Mostrar Resumo
  • Não foi informado.

  • DJALMA ARAUJO RANGEL
  • PROPOSTA DE UMA METODOLOGIA PARA IDENTIFICAR, AVALIAR E PRIORIZAR RISCOS EM CADEIAS DE SUPRIMENTOS

  • Data: 30 de Março de 2011 às 10:00
  • Mostrar Resumo
  • Esta dissertação propõe uma metodologia para a identificação, avaliação e priorização de riscos em cadeia de suprimentos com base em lacunas encontradas na literatura sobre as metodologias propostas até então. O trabalho inicia com uma revisão de literatura sobre cadeia de suprimentos, gestão da cadeia de suprimentos, indicadores de desempenho em cadeia de suprimentos, gerenciamento de riscos em cadeia de suprimentos, métodos de Auxílio Multicritério à Decisão e probabilidade. Os procedimentos metodológicos aplicados para o atingimento do objetivo dessa pesquisa se deram a partir de uma pesquisa de natureza básica, com uma abordagem qualitativa, classificada como exploratória e descritiva quanto a seus objetivos e tendo como procedimento técnico a pesquisa bibliográfica. Com base na literatura pesquisada, construiu-se uma classificação de riscos que serviu de base para todo o restante. Em seguida os tipos de riscos apresentados na classificação proposta foram decompostos em eventos, indicadores, qualitativos e quantitativos, foram estabelecidos para avaliar o impacto do risco e uma equação para cálculo da probabilidade do risco foi desenvolvida. O estabelecimento destes elementos (classificação, eventos do risco, indicadores e equação de probabilidade) tornou possível o desenvolvimento da metodologia proposta nesta pesquisa que pressupõe: 1) Compreender a cadeia de suprimentos conforme apresenta o modelo LCP de gerenciamento da cadeia de suprimentos; 2) Identificar os riscos a partir do registro da ocorrência de algum de seus respectivos eventos que gerar impacto sobre a empresa focal; 3) Dado a ocorrência e impacto de um evento, registrar os indicadores e ocorrências dele, fornecendo ao longo do tempo, dados históricos para avaliação do risco; 4) Avaliar o impacto do risco com o Analytic Hierarchy Network (ANP) que compara os riscos através dos indicadores como forma de critérios; 5) Calcular a probabilidade do risco através dos registros de ocorrência dos eventos com o uso de uma equação baseada na distribuição de Poisson; 6) Combinar os resultados obtidos na avaliação do impacto com o ANP e no cálculo da probabilidade do risco (Impacto x Probabilidade), que resulta em um índice de criticidade do risco e, assim, priorizar os riscos com os maiores índices.

     

     

2010
Descrição
  • JULIANA HOLANDA CORREIA
  • Uma ferramenta Web integrada a métodos híbridos aplicados a problemas de localização.
  • Orientador : ROBERTO QUIRINO DO NASCIMENTO
  • Data: 15 de Dezembro de 2010 às 14:30
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho apresenta um sistema computacional que, integrado com um sistema WebGIS, tem a função de otimizar os problemas de localização de medianas e cobertura. O acesso ao sistema se dar através de um navegador web e conexão com a internet e, se propoe a gerar a matriz de distâncias reais entre clientes e facilitadores. O Sistema foi aplicado ao problema de localização de pontos de coleta e transmissão, enfrentado pelo sistema eleitoral brasileiro, a m de auxilia-lo na tomada de decisao acerca dos melhores locais para instalação de tais pontos. O intuito do tribunal  e minimizar o somatorio das dist ancias totais percorridas, bem como tamb em ter a opçao de minimizar a maxima distância percorrida. Para ilustrar a utilização do Sistema foi feita uma aplicaçao do mesmo no Tribunal Regional Eleitoral da Para ba onde o mesmo conseguiu diminuir em,no m nimo, 23% o somat orio da distância total percorrida dos locais de votação ate os pontos de coleta e transmissão de votos e diminuir em 70% a distância maxima percorrida entre o local de votaçao e seu respectivo PCT. Neste exemplo de aplicabilidade do sistema foi tratado o problema P-mediana com a metaheurtica GRASP que tamb em foi testada em instâncias da biblioteca OR-Library e atingiu a soluçao  otima em mais de 62% dos casos.

  • JULIANA HOLANDA CORREIA
  • Uma ferramenta Web integrada a métodos híbridos aplicados a problemas de localização
  • Orientador : ROBERTO QUIRINO DO NASCIMENTO
  • Data: 15 de Dezembro de 2010 às 14:30
  • Mostrar Resumo
  • Não tem resumo

  • ADRIANA DA SILVA SIMOES
  • Aplicações de Técnicas Construtivistas no ensino de Engenharia de Produção
  • Data: 22 de Setembro de 2010 às 08:00
  • Mostrar Resumo
  • Não resumo

  • FERNANDA MOREIRA LIMA SANTOS
  • A Utilização do Planejamento e Controle da Produção em cinco Empresas de Pequeno Porte do Setor de Confecção do Vestuário em Fortaleza – CE
  • Data: 10 de Setembro de 2010 às 15:00
  • Mostrar Resumo
  • Não informou resumo

  • JEANE DE FATIMA GOMES DE LIMA
  • As ações de sustentabilidade como suporte à gestão de projetos: Busca por competitividade organizacional no setor calçadista
  • Orientador : RICARDO MOREIRA DA SILVA
  • Data: 09 de Julho de 2010 às 10:30
  • Mostrar Resumo
  • não consta

  • CHRISTIANE SOUSA RAMOS
  • Reestruturação Organizacional em Cooperativas de Serviços: Estudo de caso na Controladoria da UNIMED Fortaleza.
  • Orientador : RICARDO MOREIRA DA SILVA
  • Data: 28 de Abril de 2010 às 10:00
  • Mostrar Resumo
  • Não tem.

  • CHRISTIANE SOUSA RAMOS
  • Reestruturação Organizacional em Cooperativas de Serviços: Estudo de caso na controladoria da UNIMED Fortaleza
  • Orientador : RICARDO MOREIRA DA SILVA
  • Data: 28 de Abril de 2010 às 10:00
  • Mostrar Resumo
  • Não tem.

2009
Descrição
  • RAWLLA ERIAM OLIVEIRA COSTA AVERSARI
  • IMPLICAÇÕES DE FATORES AMBIENTAIS E ORGANIZACIONAIS NA CAPACIDADE DE TRABALHO DOS ENFERMEIROS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (UTIs)
  • Data: 22 de Dezembro de 2009 às 15:00
  • Mostrar Resumo
  • Não Informado

  • YLLARA MARIA GOMES DE MATOS BRASIL
  • Iluminação de Vias Públicas: Qualidade Ambiental e Benefício Social.

  • Data: 12 de Dezembro de 2009 às 15:00
  • Mostrar Resumo
  • Este estudo tem o objetivo de analisar o fluxo reverso das lâmpadas utilizadas na iluminação pública na região sul do Estado do Ceará, que trazem consigo como componente fundamental ao seu funcionamento, o mercúrio, metal pesado potencialmente danoso ao meio ambiente e à saúde humana, especialmente quando convertido, junto com estas mesmas lâmpadas, em resíduos de pós-consumo. Os aspectos abordados nesse estudo são: as etapas do sistema de logística reversa de lâmpadas inservíveis realizadas pela empresa Distribuidora de Energia do Ceará, a avaliação do papel desempenhado pelos agentes que atuam neste fluxo reverso de pós-consumo das lâmpadas utilizadas na iluminação pública do sul cearense, a análise das vantagens da descontaminação das lâmpadas realizadas no Centro Logístico, na região metropolitana de Fortaleza e a identificação de necessidades de melhoria no sistema e conseqüentes recomendações. Considerando que a reciclagem seja a destinação final mais adequada a estas lâmpadas oriundas da iluminação pública é que este estudo utiliza-se da logística reversa, por admitir que este conceito esteja focado na reinserção de produtos de pós-consumo na cadeia produtiva, visando diminuir o descarte não controlado e incentivar um consumo sustentável. A metodologia utilizada na pesquisa foi a abordagem qualitativa com realização de estudo de caso a partir de observação direta e de dados fornecidos pela Distribuidora de Energia Elétrica do Ceará. Embora este estudo conclua que o processo de gerenciamento de resíduos da iluminação pública no sul do Estado do Ceará seja uma realidade, cumprindo inclusive todas as etapas previstas no processo de logística reversa, constata ainda que considerável montante de lâmpadas de pós-consumo, sejam elas oriundas da iluminação de espaços públicos ou privados, estejam ainda à margem deste processo, não contribuindo, portanto, para que o preocupante volume de mercúrio que transportam tenha adequada destinação final.

  • FRANCISCO KERMEDY PINHEIRO
  • Avaliação dos Sistemas de Produção Apícolas no Sertão Central do Ceará
  • Orientador : PAULO JOSE ADISSI
  • Data: 11 de Dezembro de 2009 às 10:00
  • Mostrar Resumo
  • Não tem.

  • PLINIO ROBERTO BORGES LIMA
  • GERENCIAMENTO DE RISCOS DE ACIDENTES NAS PARADAS PROGRAMADAS PARA MANUTENÇÃO DOS ALTOS FORNOS DE USINAS SIDERÚRGICAS - UM ESTUDO DE CASO.
  • Data: 04 de Dezembro de 2009 às 10:00
  • Mostrar Resumo
  • NÃO TEM RESUMO.

  • ROBSON JACINTO COELHO
  • Modelo de simulação operacional do manuseio de matérias-primas de uma usina siderúrgica integrada.
  • Orientador : LUIZ BUENO DA SILVA
  • Data: 03 de Dezembro de 2009 às 14:00
  • Mostrar Resumo
  • Não tem.

  • LUIZ ROBERTO ZORZANELLI
  • AVALIAÇÃO DE CENÁRIOS DE MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM DE BOBINAS LAMINADAS A QUENTE EM UM PÁTIO DE DESPACHO DE UMA SIDERÚRGICA – estudo de caso
  • Data: 03 de Dezembro de 2009 às 10:00
  • Mostrar Resumo
  • Não foi informdo

  • RUI SANT'ANA JUNIOR
  • "ANÁLISE DE INTERFACE DE DUAS PLANTAS INDUSTRIAIS VISANDO À MAXIMIZAÇÃO DO LUCRO DA CADEIA - ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA SIDERÚRGICA".
  • Orientador : LUIZ BUENO DA SILVA
  • Data: 03 de Dezembro de 2009 às 10:00
  • Mostrar Resumo
  • Não tem.

  • TAKEO FUGIWARA SANTOS
  • Uma Aplicação de Operações Reais e Simulação de Monte Carlo para Análise de Investimentos.
  • Orientador : ROBERTO QUIRINO DO NASCIMENTO
  • Data: 03 de Dezembro de 2009 às 10:00
  • Mostrar Resumo
  • Não tem.

  • RODRIGO AUGUSTO COSTA DESLANDES
  • Sistemática para gestão de Estoques com foco em custo e produtividade.
  • Data: 03 de Dezembro de 2009 às 09:00
  • Mostrar Resumo
  • Não informado
  • MANUEL EDERVALDO SOUTO ARAUJO
  • O Uso da Ferramenta P3TECH para Auxiliar a Mudança do Modelo de Gestão por função para o orientado por processo: O caso COELCE.
  • Data: 18 de Novembro de 2009 às 15:00
  • Mostrar Resumo
  • Nessa fase não tem resumo

  • TARCISIO FERREIRA GRILO JUNIOR
  • “APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE DATA MINING PARA O AUMENTO DA FISCALIZAÇÃO NO ÂMBITO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA PARAÍBA”
  • Data: 22 de Setembro de 2009 às 09:00
  • Mostrar Resumo
  • Não informado

  • HILTON FREIRE DO NASCIMENTO
  • Estudo da Produtividade em uma Rede de Empresas do tipo Top Down atuante na fabricação de Vestuário
  • Data: 14 de Setembro de 2009 às 10:00
  • Mostrar Resumo
  • Não foi informado.

  • UMARAC DA NOBREGA BORGES
  • Avaliação dos Resultados das Ações do Projeto PROMOS no APL de Calçados de Patos- PB Estudo de caso
  • Data: 08 de Setembro de 2009 às 14:30
  • Mostrar Resumo
  • Não informado

     

    O desenvolvimento de empresas caracterizadas como integrantes de Arranjos Produtivos
    Locais (APLs) tem se mostrado, em várias partes do mundo, como uma alternativa para o
    desenvolvimento econômico da região onde estão inseridas. Não obstante, é importante
    observar que o sucesso desse desenvolvimento está associado aos benefícios oriundos do alto
    grau de cooperação entre as empresas que compõem tais arranjos. Esta dissertação trata de
    uma análise dos resultados da implantação da Metodologia de Desenvolvimento de Arranjos
    Produtivos Locais, desenvolvida pelo Projeto Promos/Sebrae e aplicada no APL de calçados
    da cidade de Patos, localizada no interior da Paraíba. O estudo buscou verificar quais os
    fatores críticos de sucessos e insucessos na implantação do referido projeto, bem como,
    identificar na literatura qual o conceito mais apropriado para definir concentrações
    geográficas como a do APL estudado. Para tal, desenvolveu uma pesquisa de natureza
    exploratória e descritiva, na forma de um estudo de caso com as vinte empresas que
    compunham o grupo de vanguarda do projeto. Como variáveis da pesquisa foram definidas:
    as ações desenvolvidas pelo Projeto Promos, os fatores determinantes para a formação de
    APL, e a sustentabilidade do próprio projeto. Nesse contexto, a pesquisa se apropriou de
    indicadores utilizados pela metodologia do Projeto Promos, comparando-os em momentos
    distintos. Os resultados mostram de forma bastante clara quais os fatores que contribuíram
    positiva e negativamente, concluindo que não houve sustentabilidade das ações, o que
    caracteriza o insucesso do projeto quando analisado os seus resultados em âmbito geral.
    Palavras-chave: Desenvolvimento regional. Arranjo produtivo local. Projeto Promos/Sebrae,
    Indústria calçadista.

     

     

  • THARSIS CIDALIA DE SA BARRETO DIAZ ALENCAR
  • Empreendedorismo e Gestão do Conhecimento: Estudo de Caso das Incubadoras de Empresas do Instituto CENTEC - Estado do Ceará.
  • Data: 03 de Setembro de 2009 às 09:00
  • Mostrar Resumo


  • LUSE BORGES FRANÇA
  • Os tipos de competências e suas contribuições no processo de definição e viabilização das estratégias empresariais de uma concessionária de automóveis da FIAT X na cidade de Juazeiro do Norte-CE: Um estudo de caso
  • Data: 02 de Setembro de 2009 às 10:00
  • Mostrar Resumo
  • Não há registro
  • HALINE CORDEIRO RODRIGUES
  • A COMPOSIÇÃO DO FATOR COMPETÊNCIASNO MODELO DA INTERNACIONAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS (ISP) DE AVALIAÇÃO DE POSTOS DE TRABALHO: ANÁLISE DA ADEQUAÇÃO EM SISTEMA DE REMUNERAÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL BRASILEIRO
  • Data: 09 de Agosto de 2009 às 09:00
  • Mostrar Resumo
  • O estudo estabelece uma discussão analítico-comparativa entre as vertentes de tratamento e significação da Internacional dos Serviços Públicos (ISP) e as contribuições de Le Boterf quanto aos parâmetros de Competências como uma potencialidade presente e necessária ao Cargo e/ou Posto de Trabalho no Setor Público, além de elemento de avaliação do valor deste num sistema de remuneração. O trabalho está dividido em cinco capítulos contemplando discussões teóricas relacionadas à concepção de competências, remuneração no serviço público, equidade de gênero e ideias presentes no conceito de profissionalismo. Tratou-se, ainda, da avaliação de cargos no âmbito municipal como metodologia de concepção de sistema de remuneração. Objetivou-se em termos gerais analisar a composição do Fator Competências definida no Modelo de Avaliação de Postos de Trabalho proposto pela ISP, na perspectiva de sua adequação ao sistema de remuneração do serviço público municipal brasileiro, tendo como base o Plano de Cargos e Salários da Educação da Prefeitura de Quixadá (CE). Foram estabelecidos como procedimentos metodológicos quanti-qualitativos, a fim de respaldar a revisão de literatura, o estudo de caso único relativo ao processo de avaliação de postos pelo Comitê Bipartite de Equidade de Remuneração (governo municipal e sindicato), bem como pesquisa de campo. A aplicação de formulários de entrevista deu-se junto a servidores da Secretaria Municipal de Educação, ocupantes dos 8 (oito) cargos de provimento efetivo de agente administrativo auxiliar de serviços gerais, vigia municipal, maestro, motorista, professor de educação básica (nível médio superior) e supervisor de ensino. Deu-se o enfoque sobre o nível de concordância dos ocupantes em relação à pontuação recebida por seu cargo em cada subfator (Educação e Experiência, Capacidades de Raciocínio e Análise, Competências Interpessoais e Destreza Física) do Fator Competências do Modelo ISP. A pesquisa permitiu verificar a aplicabilidade do processo de avaliação de postos de trabalho num governo municipal, bem como perceber que o profissionalismo pode trazer suporte teórico ao processo de discussão de estrutura de cargos no serviço público. Aponta-se como restrição à pesquisa a ausência de lei municipal com estrutura de salários definida a partir dos resultados de pontuação obtidos pelos cargos. Futuros trabalhos podem envolver os demais fatores avaliativos de postos além de Competências, como Esforço, Responsabilidades e Condições de Trabalho.
  • SHEYLA RODRIGUES DE RESENDE
  • Avaliação de desempenho de materiais não convencionais empregados como isolantes térmicos nas edificações das subestações do nordeste brasileiro
  • Data: 04 de Maio de 2009 às 16:00
  • Mostrar Resumo
  • Não foi informado

  • SHEYLA RODRIGUES DE RESENDE
  • Avaliação de desempenho de materiais não convencionais empregados como isolantes térmicos nas edificações das subestações do nordeste brasileiro
  • Data: 04 de Maio de 2009 às 16:00
  • Mostrar Resumo
  • Não foi informado

2008
Descrição
  • ANA CLAUDIA DE QUEIROZ LIRA
  • Modelo de Alinhamento Estratégico de Produção - MAP: Estudo Aplicado em Pequenas e Médias Empresas do Setor Metal-Mecânico
  • Data: 28 de Dezembro de 2008 às 15:00
  • Mostrar Resumo
  • Não disponível
2007
Descrição
  • CIDALIA DE LOURDES DE MOURA SANTOS
  • Adaptação OHSAS18001 para o gerenciamento do estresse em médicos em hospitais.
  • Data: 18 de Dezembro de 2007 às 14:00
  • Mostrar Resumo
  • nao disponivel
  • ROSANGELA MARIA VILAR
  • Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva Aplicadas ao Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação na Paraíba - Um Modelo para Elevar o Desempenho do Projeto Farol Digital.
  • Orientador : MARCELO ALVES DE BARROS
  • Data: 18 de Dezembro de 2007 às 13:30
  • Mostrar Resumo
  • Não disponibilizamos dessa informação
  • KATIA ELIZABETE GALDINO
  • Métodos de pontos interiores aplicados a solução de problemas de planejamento financeiro.
  • Data: 19 de Julho de 2007 às 10:00
  • Mostrar Resumo
  • Não disponibilizou
  • ARISTOTELES LOBO DE MAGALHAES CORDEIRO
  • O Projeto de Edifícios em Ambientes Informatizados: Uma abordagem macroergonômica.
  • Data: 25 de Maio de 2007 às 15:00
  • Mostrar Resumo
  •  
2006
Descrição
  • JOÃO TERCIO FONTENELE RIBEIRO
  • O Potencial de Redução do Consumo de Energia Elétrica na Industria Manufatureira do Cariri Cearense Resultante do Planejamento da Produção.
  • Data: 24 de Outubro de 2006 às 09:00
  • Mostrar Resumo
  • Não foi informado
  • FRANCISCO ALEUDINEY MONTE CUNHA
  • Avaliação Ergonômica dos postos de trabalho do setor de pesagem da Unidade 4 da Grendene S/A: Estudos de Caso
  • Data: 17 de Outubro de 2006 às 10:00
  • Mostrar Resumo
  • Não

  • RENATA PATRICIA LIMA JERONYMO MOREIRA PINTO
  • Análise e Implementação de Modelos de Seleção de Portfolios com Hedge de Opções
  • Data: 19 de Abril de 2006 às 15:00
  • Mostrar Resumo
  • Nao disponibilizamos
  • GIVANILDO ANTONIO FREIRE
  • Data: 31 de Março de 2006 às 00:00

2005
Descrição
  • GERMANA LAURA HELENA DA SILVA
  • As dimensões de qualidade exploradas nos serviços aos usuários da Biblioteca Central da UFPB
  • Data: 21 de Março de 2005 às 09:30
  • Mostrar Resumo
  • Não foi informado
2004
Descrição
  • RICARDO MOREIRA DA SILVA
  • Data: 02 de Dezembro de 2004 às 00:00

  • ANDREA MARIA ALVES DA SILVA
  • Construção do mapa cognitivo de profissionais de tecnologia da informação acerca das dificuldades de alocação de recursos computacionais a partir das representações sociais dos seus clientes- Um Estudo de caso no CEFET-AL
  • Data: 08 de Outubro de 2004 às 10:00
  • Mostrar Resumo
  • Não apresentou resumo

2003
Descrição
  • LIVIO JOSE DA SILVA
  • Gerenciamento da produção na microempresa de móveis residenciais de madeira na cidade de Campina Grande.
  • Data: 27 de Maio de 2003 às 15:00
  • Mostrar Resumo
  • Gerenciamento da produção na microempresa de móveis residenciais de madeira na cidade de Campina Grande.
1997
Descrição
  • JOSÉ LEONARDO DA SILVEIRA GUIMARÃES
  • avaliação da aplicação de um modelo de organização
  • Data: 05 de Fevereiro de 1997 às 14:00
  • Mostrar Resumo
  • avaliação da aplicação de um modelo de organização
1996
Descrição
  • ROBERT GUIMARAES SILVA
  • Análise da Metodologia para Estudos e Projetos em Higiene e Segurança do Trabalho MEPHISTO, quando aplicado em uma empresa prestadora de serviços de saneamento - o caso da CAEMA
  • Data: 19 de Março de 1996 às 14:30
  • Mostrar Resumo
  • HJFHDTRDTRDGHGH
1979
Descrição
  • RICARDO ZACCARA BARBOSA
  • INVESTIGAÇÃO EXPLORATÓRIA SOBRE A SEGURANÇA DO TRABALHO DA CONSTRUÇÃO CIVIL
  • Data: 01 de Março de 1979 às 00:00
  • Mostrar Resumo
  • INVESTIGACAO EXPLORATORIA SOBRE A SEGURANCA DO TRABALHO DA CONSTRUCAO CIVIL