PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (CCA - PPGA)

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CCA)

Banca de DEFESA: ÂNDERSON RODRIGO LUCIANO DA SILVA

DISCENTE: ÂNDERSON RODRIGO LUCIANO DA SILVA
DATA: 29/07/2020
LOCAL: Via remota
TÍTULO: ESTRATÉGIA PARA REDUÇÃO DE ESTRESSE ABIÓTICO EM MANGUEIRA NO SEMIÁRIDO
PALAVRAS-CHAVES: Mangifera indica L. Proteção de aparato fotossintético. Película protetora. Protetor solar. Fotoassimilados.
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitotecnia
ESPECIALIDADE: Manejo e Tratos Culturais
RESUMO: O cultivo da mangueira (Mangifera indica L.) no Submédio do Vale do Rio São Francisco é um dos mais tecnificados do Brasil. As condições edafoclimáticas e o sistema manejo utilizado possibilitam a produção de frutos durante todo o ano. Todavia, as elevadas temperaturas, associada à redução de lâmina hídrica na fase de maturação dos ramos tem provocado estresse excessivo às mangueiras. Quando expostas à estresses, as plantas ativam diferentes mecanismos de proteção dentre os quais está o acúmulo de solutos orgânicos de baixo peso molecular nos tecidos. Diante disto, objetivou-se com esta pesquisa avaliar a efetividade de película protetora a base de silício associada a carbonato de cálcio na redução de estresse abiótico da mangueira cv. Palmer no semiárido pernambucano. O experimento foi desenvolvido em pomar comercial com dez anos de idade na cidade de Petrolina, estado de Pernambuco, localizado no semiárido brasileiro. Foram avaliados os seguintes tratamentos: T1- Controle T2- carbonato de cálcio (5 kg/100 L); T3- Humigel Plus A (500 ml/100 L); T4- Humigel Plus A (500 ml/100 L) + carbonato de cálcio (5 kg/100 L); T5- Humigel Plus A (500 ml/100 L) + Humigel Plus Si (2000ml/100 L) e T6- Humigel Plus A (2000 ml/100 L) que correspondeu a dose recomendada pelo fabricante para localidades com temperaturas acima de 30 °C. As películas protetoras de cada tratamento foram aplicadas via foliar uma única após a indução floral. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, avaliado em parcelas subdivididas. Foram avaliados: Metabolismo de carboidratos (Carboidratos solúveis totais e amido); atividade das enzimas antioxidantes (ascorbato peroxidase, catalase, superóxido dismutase -SOD e α-amilase); atividade fotossintética (condutância estomática, transpiração,taxas de fotossíntese líquida, e concentração interna de CO2); componentes de produção diâmetro longitudinal e transversal, temperatura foliar, produção(kg planta-1), produtividade (t ha-1); pós-colheita (qualidade pós-colheita). Os dados foram submetidos a análise de variância e as médias comparadas entre si pelo teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade usando o software ‘R’. O conteúdo de carboidratos totais apresentaram diferença apenas aos 5 DAA e 46 DAA e aos 4 DAA todos os tratamentos apresentaram os maiores conteúdos de carboidratos. Para os teores foliares de amido o pico para T1, T2, T3 e T4 foi registrado aos 3 DAA, enquanto T5 e T6 apresentaram baixo incremento nessa data. Os resultados de α-amilase não demonstraram diferenças estatísticas entre os tratamentos nas datas avaliada percebe-se que para todos os tratamentos apresentaram elevação até 4 DAA, com comportamento distinto nas avaliações posterior. Em relação à fotossíntese liquida observa-se incremento significativo para todos os tratamentos aos três dias após a aplicação, com exceção para a testemunha, que se manteve praticamente estável. A atividade da enzima ascorbato peroxidase (APX) foi significativamente afetada pela aplicação dos tratamentos apenas em duas datas de avaliação (3 e 5 dias após a aplicação dos tratamentos). A atividade a enzima superóxido dismutase (SOD) apresentou oscilação bastante significativa basicamente para dois tratamentos (T1 – testemunha, e T2 - carbonato de cálcio na dose de 5 kg/100 L). Os resultados indicam uma clara atuação da película protetora na atenuação do estresse vegetal da mangueira, inclusive com efeito persistente em função do tempo, considerando o intervalo avaliado.
Interno - 034.871.574-97 - ITALO HERBERT LUCENA CAVALCANTE - UNIVASF
Interno - 1347774 - WALTER ESFRAIN PEREIRA