PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA (PPGQ)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: ELAINE DA SILVA VASCONCELOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELAINE DA SILVA VASCONCELOS
DATA: 29/04/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Link: https://meet.google.com/ehg-gjfy-ukh
TÍTULO: SOBRE AS DIFERENÇAS NAS PROPRIEDADES FOTOLUMINESCENTES DOS COMPLEXOS MONONUCLEARES E BINUCLEARES Eu/Tb-2-HIDROXIBENZOATO COM 1,10-FENANTROLINA: UM ESTUDO TEÓRICO-EXPERIMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: carboxilatos aromático; estrutura cristalina; transferência de energia; propriedades fotoluminescentes.
PÁGINAS: 123
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Inorgânica
RESUMO: Este estudo apresenta uma investigação abrangente sobre as propriedades estruturais e luminescentes de compostos de íons lantanídeos com ligantes 2-hidroxibenzoato e 1,10- fenantrolina, com foco nos íons Eu3+ e Tb3+ em sistemas simples e mistos. As estruturas de raio-X do composto (Hphen)2[Eu2(2-OHBz)8(H2O)2]·2H2O (1a·2H2O) e do composto [Eu(2-OHBz)3(phen)2]·PhMe (2a·PhMe) foram determinadas, em que 2-OHBz refere-se ao 2-hidroxibenzoato e phen à 1,10-fenantrolina, apresentando ambos estruturas cristalinas triclínicas, mas com geometria de coordenação distintas. O composto 1a·2H2O apresentou um ânion dinuclear centrossimétrico com um número de coordenação oito para cada centro do íon Eu3+, enquanto o composto 2a·PhMe apresentou um complexo mononuclear neutro com o centro do íon Eu3+ decacoordenado. Uma análise comparativa das propriedades luminescentes entre estes compostos revelou diferenças significativas nas taxas de decaimento não radiativo do nível 5 D0 do íon Eu3+, sugerindo potenciais canais de supressão de luminescência. A investigação estendeu-se a sistemas mistos contendo os íons Eu3+ e Tb3+, tendo sido observado transferência de energia eficiente do íon Tb3+ para o íon Eu3+, especialmente em temperatura ambiente. Três modelos, incluindo dois novos propostos neste trabalho de tese, foram considerados para modelar a transferência de energia nos sistemas mistos. Uma investigação teórico-experimental revelou que variações nos tempos de vida do nível emissor 5D0 do íon Eu3+ nos compostos 1a e 2a, assim como nos seus análogos mistos, contendo os íons Eu3+ e Tb3+, resultam principalmente de processos de decaimento multifônon. No entanto, os estados de transferência de carga ligante-metal (TCLM) de baixa energia desempenham um papel fundamental na supressão da luminescência no complexo binuclear (1a) e seus análogos mistos, em comparação com o mononuclear (2a) e seus análogos mistos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1348826 - WAGNER DE MENDONCA FAUSTINO
Interno - 377634 - ARY DA SILVA MAIA
Interno - 1681078 - RENALDO TENORIO DE MOURA JUNIOR
Externo à Instituição - HERMI FELINTO DE BRITO
Externo à Instituição - SEVERINO ALVES JÚNIOR