PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: IZABEL CRISTINA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IZABEL CRISTINA DA SILVA
DATA: 05/10/2022
LOCAL: Google/meet
TÍTULO: VOLTA AO MUNDO COM LIVROS PARADIDÁTICOS: AVALIAÇÃO CONSTRUTIVA DA APRENDIZAGEM A PARTIR DAS INSTALAÇÕES GEOGRÁFICAS
PALAVRAS-CHAVES: PALAVRAS-CHAVES: Livros paradidáticos. Geografia. Instalação Geográfica.
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
RESUMO: o presente trabalho tem como objetivo compreender como os livros paradidáticos do gênero narrativo, atrelados à avaliação construtiva da aprendizagem, que se desenvolve a partir da metodologia da instalação geográfica, contribui com o processo de ensino e aprendizagem dos alunos do 6º ano A, da Escola Municipal Arthéphio Bezerra da Cunha, localizada no município de Serra Negra do Norte/RN, no ano de 2021. Foi necessário selecionar e avaliar livros paradidáticos que dessem suporte para trabalhar os conteúdos estabelecidos para o 6º ano do ensino fundamental. Além disso, realizamos a avalição construtiva da aprendizagem, instalação geográfica. A pesquisa . A proposta deste trabalho se insere em uma abordagem qualitativa. Quanto ao tipo de pesquisa, este estudo se desenha no campo da pesquisa-ação, partindo do entendimento de Thiollent (2011) quando aponta que a pesquisa-ação, além da participação, supõe uma forma de ação planejada de caráter social, educacional e técnico. Devido a pandemia causada pelo Covid-19 o primeiro momento da pesquisa de campo foi realizada através de aulas virtuais. Os primeiros dados apontam que os alunos estão passando a olhar a Geografia de maneira diferente. Começaram a percebê-la no seu cotidiano e, principalmente, estão (re)aprendendo a questionar. Os educandos aprendendo a perguntar, a duvidar daquilo que está posto como verdade absoluta, a observar o que o outro fala, a emitir uma opinião sem medo de passar por constrangimento, a usar sua criatividade para expressar o que aprenderam, mostrando que a Geografia não serve apenas para fazer a guerra, ela serve para evitá-la. Todavia, temos consciência de que muito ainda precisa ser feito, os educandos precisam avançar na escrita e na leitura para que possam articular melhor o conhecimento adquirido a partir dos livros paradidáticos e da avaliação construtiva da aprendizagem.
Interno - 338016 - CARLOS AUGUSTO DE AMORIM CARDOSO
Interno - 122.895.168-30 - EMERSON RIBEIRO - URCA