PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

Banca de DEFESA: DÁRIO XAVIER DE LIMA JÚNIOR

DISCENTE: DÁRIO XAVIER DE LIMA JÚNIOR
DATA: 31/05/2021
LOCAL: Sala virtual (os interessados deverão solicitar o link ao professor orientador)
TÍTULO: COMPETÊNCIAS GERENCIAIS DO GESTOR ESCOLAR MUNICIPAL: HISTÓRIAS, TRAJETÓRIAS E AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE NA PERSPECTIVA DA LIDERANÇA EDUCATIVA
PALAVRAS-CHAVES: Competências Gerenciais. Liderança Sustentável Educativa. Gestão Escolar. Ensino Público. Educação Básica.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: No contexto das escolas públicas da educação básica, os cargos de gestão, a exemplo dos gestores escolares, são ocupados por profissionais do magistério, o que sugere que para ocupar tais cargos, esses profissionais, ao longo da sua trajetória, escolheram ou foram direcionados para a área da educação. Todavia, as atividades gerenciais demandam a esse profissional competências que visem facilitar as suas atuações frente as ações pedagógicas, administrativas, e de coletividade. Soma-se a isso, a ideia de que as escolas públicas municipais, objeto de estudo dessa pesquisa, são responsáveis pela formação inicial do indivíduo, ou seja, os instrumentos pedagógicos e de gestão devem estar alinhados para que essa formação seja sustentável. Pelo exposto, este estudo teve como objetivo geral compreender as competências gerenciais desenvolvidas pelos gestores escolares de escolas municipais de João Pessoa/PB a partir da perspectiva da liderança sustentável educativa. Dessa forma, o caminho traçado envolveu etapas de pesquisa de natureza qualitativa e caráter exploratório, em que foi utilizado o método da história oral e aplicação de entrevistas com onze gestores escolares de escolas municipais de João Pessoa/PB. Os achados foram tratados e analisados a partir da análise narrativa, em que se conseguiu alcançar as dezesseis categorias de análise, sendo algumas previamente estabelecidas e outras que foram observadas ao longo observação dos dados, e, assim, verificar quais sejam os elementos impulsionadores para o desenvolvimento das competências gerenciais dos gestores escolares municipais. Os achados mostraram que os gestores escolares desenvolvem competências técnica, social, comportamental e ambiental, e que as suas experiências pessoais e profissionais são levadas em consideração quando das suas ações. Dessa maneira, foi evidenciado que os gestores se valem da melhoria do processo de ensino-aprendizagem, desenvolvimento e fortalecimento da cidadania, confiança na equipe e um estilo de liderança compartilhada, promoção da integração entre família e escola, estabelecem critérios para que as suas propostas de mudança sejam conservadas e perpétuas, ações que promovam empatia pelas questões ambientais, sociais, éticas, de diversidade e de inclusão. Desse modo, o panorama apresentado permitiu concluir que as competências ambientais desenvolvidas estão diretamente atreladas ao atributo da liderança sustentável educativa, e que essa articulação promove uma sustentabilidade educacional.
Interno - 1671678 - ANA CAROLINA KRUTA DE ARAUJO BISPO
Presidente - 1346570 - ANA LUCIA DE ARAUJO LIMA COELHO