PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

Banca de DEFESA: PAULA PANTOJA LOUREIRO MARINHO

DISCENTE: PAULA PANTOJA LOUREIRO MARINHO
DATA: 30/08/2021
LOCAL: https://us02web.zoom.us/j/83485442174?pwd=TmVSMERZbHRmK0NBeTJSK1NpcUd2dz09
TÍTULO: COMPETÊNCIAS GERENCIAIS DO GESTOR ESCOLAR EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS DE ENSINO FRENTE À LIDERANÇA SUSTENTÁVEL EDUCATIVA
PALAVRAS-CHAVES: Competências Gerenciais. Liderança Sustentável Educativa. Gestão Escolar. Ensino Privado. Educação Básica.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: A gestão escolar está intimamente ligada à prática educativa por manter um estreito compromisso com as transformações vivenciadas pela sociedade ao longo dos anos. Sendo assim, os gestores escolares necessitam buscar uma visão ampla dentro do ambiente educacional, essencialmente no que diz respeito ao desenvolvimento de uma liderança sustentável, em que se estabeleça um compromisso com a escola a longo prazo, baseado nos pilares econômico, ambiental e social. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo compreender o desenvolvimento de competências gerenciais de gestores escolares de instituições privadas de ensino básico, em Campina Grande – PB, a partir da perspectiva da liderança sustentável educativa. Trata-se de um trabalho de natureza aplicada, exploratória e descritiva, de caráter qualitativo, apoiada em um paradigma interpretativista. O estudo foi realizado na cidade de Campina Grande – PB e os dados obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas. Assim, realizou-se 10 entrevistas com gestores(as) de 4 escolas particulares, que possuem mais de 500 alunos matriculados e, tomou-se o cuidado das instituições participantes terem um perfil semelhante, oferecendo desde Educação Infantil ao Ensino Médio, bem como o nível socioeconômico do seu alunado. Após a coleta dos dados, as entrevistas foram transcritas na íntegra, a partir das gravações, e aplicada a análise de conteúdo temático-categorial, com categorias obtidas a priori, a partir da literatura, e a posteriori, com base nos dados coletados por meio das narrativas dos gestores. No auxílio do processo de análise dos dados, em busca de inferir conhecimentos relativos ao conteúdo das informações obtidas, foi utilizado Atlas.ti versão 9, um software de análise de dados qualitativos. Ao analisar os dados, foi possível observar que as experiências e vivências profissionais e pessoais dos gestores são fundamentais para o desenvolvimento das competências gerenciais nas dimensões técnica, social e comportamental. Competências estas, embasadas nos pilares democráticos da gestão participativa e pautada nos princípios da liderança sustentável. Apesar dos desafios diários enfrentados na gestão escolar, pôde-se constatar que os gestores possuem, como norte, uma gestão democrática e participativa para sua atuação como líderes ao buscarem promover o seu desenvolvimento e a melhoria de suas ações pedagógicas. Esse tipo de gestão é evidenciada como um dos melhores caminhos a serem seguidos em busca da escola “ideal”, já que abrange a articulação com corpo docente, colaboradores, alunos, família, comunidade e meio ambiente. Assim, nos resultados ficou demonstrado que os gestores se importam com a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, possuem confiança em sua equipe, buscam o desenvolvimento e fortalecimento da cidadania por meio de suas ações e almejam um estilo de liderança compartilhada. Desse modo, pode-se inferir, com o estudo, que as mudanças ao longo dos anos vêm transformando a gestão escolar e demonstrando a sua preocupação com o desempenho escolar, com a qualidade do ensino, com a formação do cidadão e, consequentemente, a busca por uma sociedade mais justa, igualitária, inclusiva e com respeito à diversidade. E, o gestor, apesar de não ser o único responsável pelos resultados, é o principal articulador nesse processo, ao fomentar um ambiente colaborativo.
Interno - 1671678 - ANA CAROLINA KRUTA DE ARAUJO BISPO
Presidente - 1346570 - ANA LUCIA DE ARAUJO LIMA COELHO