PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: ISABELA NATHÁLIA NUNES TRISTÃO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISABELA NATHÁLIA NUNES TRISTÃO
DATA: 31/08/2020
HORA: 00:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO: ENTRE QUEIXAS E PROCESSOS DISCIPLINARES: QUEM ERA O (A) BOM/ BOA PROFESSOR (A) EM PERNAMBUCO? (1889 – 1911)
PALAVRAS-CHAVES: Processos Disciplinares. Bom Professor. República. Pernambuco.
PÁGINAS: 81
RESUMO: Esta investigação está inserida no campo de estudo da História da Educação. Com um olhar mais específico sobre a situação educacional no estado de Pernambuco, objetivamos analisar, de modo geral, a construção do (a) “bom professor/ boa professora”, no final da segunda metade do século XIX e início do Século XX (1889 – 1911). Especificamente, nos inclinamos a examinar as queixas envolvendo docentes, os quais se tornavam motivos de reclamações e processos disciplinares gerados nas instâncias dos poderes públicos; compreender o desenvolvimento dos processos disciplinares por meio de situações específicas vivenciadas por professores (as); e, por fim, a identificar e compreender os discursos e ações governamentais relativos ao “bom/boa professor/a”. Buscando contemplar as análises das possíveis transformações na transição entre o Império e a República brasileira, balizada pelo “longo século XIX” (HOBSBAWM, 1989; 1994) as fontes focalizadas são os códices da Instrução Pública (IP), a série Câmaras Municipais (CM), os relatórios dos Inspetores da Instrução Pública e Regulamentos disponibilizados para o período delimitado. Também recorremos aos jornais digitalizados na Hemeroteca Digital do Site da Biblioteca Nacional como fontes subsidiárias. Ao utilizar o Paradigma Indiciário (GINZBURG, 1989) como postura investigativa e, através das análises de discursos (FOUCAULT, 1971; 1986; 2019), buscamos identificar e investigar as falas veiculados pelos agentes governamentais a respeito dos critérios estabelecidos para o ingresso no magistério e o exercício “do bom professor/ boa professora”, articulando-os com dados relativos aos casos de denúncias e processos disciplinares contra os docentes públicos primários de Pernambuco. Evidenciamos nossas análises em docentes específicos, montando todo o quadro investigativo que fora levantado antes e/ ou durante a instauração de um processo disciplinar, e tecemos algumas considerações sobre um caso específico – direcionadas ao Professor Francisco Marques da Trindade. Até o momento, percebemos que os casos de denúncias e processos disciplinares contra docentes públicos em Pernambuco poderiam envolver sujeitos tanto internos como também externos à Instrução Pública, por meio das redes de sociabilidades e ou aliados. E é neste contexto, com a articulação entre vínculos formais e informais, que o perfil de “docente ideal” pode ser percebido.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2583808 - FABIANA SENA DA SILVA
Interno - 1330406 - MARIA ELIZETE GUIMARAES CARVALHO
Externo à Instituição - Adriana Maria Paulo da Silva
Externo à Instituição - OLÍVIA MORAIS DE MEDEIROS NETA