PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: SAWANA ARAÚJO LOPES DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAWANA ARAÚJO LOPES DE SOUZA
DATA: 16/02/2022
LOCAL: meet.google.com/bqr-grte-qpq
TÍTULO: Os Diálogos Interculturais e as Relações Étnico-Raciais na Formação Inicial de Professores: da obrigatoriedade a sua implementação nos cursos de licenciatura da UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Diálogo Intercultural. Relações étnico-raciais. Formação de Professores. UFPB
ÁREA: Educação
RESUMO: O diálogo intercultural e as relações étnico-raciais na formação inicial de professores vêm sendo incorporado nas políticas educacionais. Diante dessa reflexão, a presente pesquisa apresenta como objetivo geral analisar a obrigatoriedade e a implementação dos diálogos interculturais e das relações étnico-raciais na formação inicial de professores e nos cursos de licenciatura da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Os objetivos específicos são: identificar, nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs), como está estabelecida a obrigatoriedade das relações étnico-raciais e do diálogo intercultural nas políticas educacionais; analisar como os coordenadores e os professores dos cursos de licenciatura da UFPB estão implementando as relações étnico-raciais e do diálogo intercultural na formação inicial de professores; avaliar sobre como os estudantes estão compreendendo os processos de inserção e de implementação das relações étnico-raciais e da interculturalidade dos cursos de licenciatura da UFPB. O estudo apresenta como questão norteadora: como a interculturalidade e as relações étnico-raciais estão sendo inseridas e implementadas nos cursos de licenciaturas da UFPB? Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, pesquisa documental e de uma pesquisa de campo realizada com coordenadores de curso, professores que lecionam os componentes curriculares que discorrem sobre as relações étnico-raciais e o diálogo intercultural e estudantes dos seguintes cursos: Letras (Português, Espanhol, Inglês, Francês), Letras Clássicas, Pedagogia com área de aprofundamento na Educação do Campo e Dança, localizados no campus I, e Pedagogia, no campus IV. O instrumento utilizado nessa investigação foram a entrevista semiestruturada, carta pedagógica e o questionário. Os dados foram analisados com base na análise de conteúdo de Bardin (2011) e no método estatístico da análise fatorial. Além disso, fundamentamo-nos na pedagogia de Paulo Freire. Os resultados obtidos foram: uma caracterização da legislação existente que orienta sobre a obrigatoriedade da temática das relações étnico-raciais e do diálogo intercultural na formação inicial de professores; a identificação de práticas pedagógica exitosas dos docentes, a exemplo das atividades pedagógicas, como o inventário, a confecção de bonecas de Abayomis e exposições de ações desenvolvidas no Hall da Reitoria da UFPB; uma avaliação baseada em três dimensões (motivações para trabalhar com a temática do diálogo intercultural e das relações étnico-raciais, os subsídios fornecidos pelos cursos investigados e a importância atribuída à temática) do processo de implementação do diálogo intercultural e das relações étnico-raciais sob a perspectiva dos estudantes das licenciaturas; e outros. Esses resultados contribuíram para perceber que as relações étnico-raciais e o diálogo intercultural precisam ser expandidos nos cursos de formação de professores por meio da incorporação de mais componentes curriculares, para que a implementação dessa temática possa colaborar para a formação dos futuros docentes. Além disso, quanto mais intensificarmos esse debate, maior será a probabilidade de termos uma educação antirracista e intercultural.
Presidente - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO
Interno - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES