PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA JOSÉ SOARES DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA JOSÉ SOARES DE LIMA
DATA: 30/09/2022
LOCAL: meet.google.com/ptp-tyfk-oef
TÍTULO: AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR PARA OS LIVROS DIDÁTICOS
PALAVRAS-CHAVES: Ambientalização Curricular. Ensino de Ciências. Educação Ambiental. Livro Didático. Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
RESUMO: A ambientalização curricular é a inserção da temática ambiental nos currículos escolares. É um processo contínuo de produção cultural voltado para a formação de sujeitos implicados em melhores relações entre a sociedade e a natureza utilizando os valores da solidariedade, justiça e equidade e ampliando os princípios éticos e o respeito às diversidades. Nessa perspectiva, o presente trabalho objetiva-se analisar como a temática ambiental vem se inserindo em livros didáticos de ciências utilizados nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, correspondente ao quadriênio 2019-2022 do Programa Nacional do Livro e do Material Didático, em particular trazendo esta análise para os livros adotados pela rede municipal de ensino de Conceição – PB. Trata-se de uma pesquisa de mestrado em andamento, com a intenção de relacionar os estudos sobre ambientalização curricular e o livro didático de ciências como material instrutivo educacional fundamental para o desenvolvimento de práticas pedagógicas relacionadas à educação ambiental. Pode-se considerar que a aliança de práticas pedagógicas de uma disciplina específica (Ciências) para com a educação ambiental tem relação direta com a necessidade pedagógica de tratar sobre a crise ambiental a qual presenciamos atualmente. Na busca desse enfrentamento, unir práticas em educação ambiental a um componente curricular, ou a um grupo de disciplinas da mesma área, é procurar estreitar os elos entre os campos teórico-conceituais relacionados ao meio ambiente com as práticas pedagógicas desenvolvidas nos espaços escolares.
Presidente - 338390 - MARSILVIO GONCALVES PEREIRA
Interno - 1372844 - FRANCISCO JOSE PEGADO ABILIO