PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: ANGELICA RITA DE ARAUJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANGELICA RITA DE ARAUJO
DATA: 31/03/2023
HORA: 14:30
LOCAL: PPGE-CE-UFPB
TÍTULO: O DISCURSO DA BNCC ACERCA DO MEME NA EDUCAÇÃO BÁSICA
PALAVRAS-CHAVES: Meme. Cultura digital. Análise Arqueológica do Discurso. BNCC. Educação Básica.
PÁGINAS: 99
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa situada na linha dos Estudos Culturais da Educação (ECE) teve como objetivo geral analisar e descrever a ordem do discurso da BNCC acerca do meme na Educação Básica, com fins de responder a seguinte questão problema: quais regras tecem as condições de possibilidade enunciativas que constituem a ordem discursiva da BNCC acerca da especificidade do meme na EB?. De natureza qualitativa, esta pesquisa utilizou como referencial teórico-metodológico a Análise Arqueológica do Discurso (AAD) de Michel Foucault (2019) em sua obra Arqueologia do Saber. Para tal, seguimos as seguintes etapas: mapeamento do documento do texto fonte da pesquisa; análise da zona enunciativa e descrição dos enunciados, conforme Alcântara e Carlos (2013). Como fonte, utilizamos a Base Nacional Comum Curricular (2018). Dentre as justificativas para esta empreitada, destacamos a originalidade acadêmica, constatada por meio de mapeamento temático nos repositórios da UFPB, CAPES e BDTD, uma vez que nos ancoramos em uma abordagem de análise do discurso de cunho arqueológico em uma política educacional de caráter regulador dos currículos da Educação Básica Brasileira. Social e culturalmente quando discutimos e problematizamos o artefato cultural meme em diversos formatos, que é consumido, compartilhado, produzido e produtor de subjetividades por e entre discentes da EB. Sendo assim, através da análise descritiva realizada, identificamos oito séries enunciativas que funcionam como regras que organizam a ordem acerca do meme na EB, a saber: o meme enquanto um gênero da cultura digital e da cultura visual; próprio da cultura juvenil; presente no campo jornalístico-midiático; correlacionado ao domínio semiótico; que apresenta características multissemióticas; inserido nos componentes de Língua Portuguesa, no EF anos finais e no EM, e de Língua Inglesa apenas no EF anos finais; correlacionado ao letramento digital, e que exige competências e habilidades singulares, próprias do ambiente digital.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1024809 - ERENILDO JOAO CARLOS
Interno - 2117521 - ANA CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES
Externo ao Programa - 1320536 - EVELYN FERNANDES AZEVEDO FAHEINA
Externo à Instituição - VICENTE DE LIMA-NETO