PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: SANYA TELES BARBOSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SANYA TELES BARBOSA
DATA: 23/03/2023
LOCAL: Presencial Centro de Educação - UFPB
TÍTULO: TRAJETÓRIAS DE EGRESSOS : A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO POPULAR NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA
PALAVRAS-CHAVES: Educação Popular. Educação de adultos ao longo da via. Formação de Doutores. Egressos da Pós-graduação.
RESUMO: Esta investigação apresenta o planejamento e desenvolvimento preliminar da pesquisa: As trajetórias de egressos do curso de doutorado da pós-graduação em Educação da UFPB, linha de pesquisa Educação Popular. Nela se questiona Como se apresenta a trajetória do egresso do curso de doutorado, da linha educação popular do PPGE, em suas atuações educacionais, sociais e profissionais e Como essa população avalia a qualidade da formação para a aquisição de novas aprendizagens, além dos aspectos mais e menos destacados dessa formação para a aquisição de benefícios materiais e imateriais. Essas questões serão tratadas teórica e metodologicamente pelos objetivos: (i) conhecer as narrativas dos egressos do curso de Educação Popular do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba sobre as suas trajetórias sociais, educacionais e profissionais (ii) averiguar o contributo dessa formação relacionadas a benefícios materiais e imateriais(iii) averiguar se as atuações sociais, educacionais e profissionais se relacionam – ou não – com as proposta da linha de E. Popular;( iv) Conceber formação dessa população adulta, através do paradigma ao longo da vida. Trata-se de uma investigação situada na linha da educação de adultos na perspectiva ao longo da vida e seus principais conceitos básicos situam-se em torno das concepções de educação, formação e cidadania. A ideia central que acompanha a investigação é a de que a formação doutoral possibilita benefícios materiais e imateriais aos seus egressos, tidos como ampliação dos processos socais/de sociabilidade e preparação para o mundo do trabalho. O método de investigação e analise das informações será o qualitativo adotando-se o tipo de análise descritiva. Em se tratando de um trabalho ainda em processo, se tem como proposta inicial a realização de um grupo focal, que servirá como pré-teste para a organização das questões que comporão o/s instrumentos finais da coleta de dados empíricos.
Interno - 330693 - EMILIA MARIA DA TRINDADE PRESTES
Interno - 338352 - SEVERINO BEZERRA DA SILVA