PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAYFFI GUMERCINDO PEREIRA DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAYFFI GUMERCINDO PEREIRA DE SOUZA
DATA: 27/02/2024
LOCAL: Sala virtual Google Meet
TÍTULO: PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: perspectivas de crianças
PALAVRAS-CHAVES: Educação Infantil; Homens professores; Crianças; Relações de gênero.
RESUMO: Qual a perspectiva das crianças sobre a presença de homens professores na Educação Infantil? Com base em aportes dos Estudos de Gênero, Sociologia da Infância, Pedagogia da Infância, Estudos Culturais da Educação e na legislação educacional vigente, o objetivo desta pesquisa de doutorado é analisar a percepção de crianças de cinco anos de idade sobre a presença masculina no exercício da docência em uma turma da Pré-Escola de uma instituição pública do município de Campina Grande, Paraíba. A pesquisa de campo, do tipo estudo de caso, com abordagem qualitativa e etnográfica, conta com a colaboração do professor, de professoras, da gestora escolar, demais funcionários/as da instituição, das famílias e das próprias crianças. Aplicaram-se as seguintes técnicas e instrumentos de produção de dados: observação, incluindo conversas informais, com registro em diário de campo e fotografias; entrevistas, especificamente com os adultos envolvidos; rodas de conversas e desenhos com as crianças. O projeto de pesquisa foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa e preservam-se as identidades dos sujeitos e da instituição lócus da investigação. O trabalho de campo foi concluído em dezembro de 2022 e as notas de campo foram sistematizadas continuamente durante seu decorrer. As entrevistas e rodas de conversa foram transcritas em 2023. A análise utilizará a triangulação de fontes de dados. Considera-se que as crianças, como sujeitos ativos e de cultura, percebem, interpretam e produzem significados sobre o tema investigado a partir de sua relação com o professor em meio às relações escolares, destacando-se algumas dimensões: as construções afetivas, o educar, o cuidar e o brincar.
Presidente - 333019 - MARIA EULINA PESSOA DE CARVALHO
Interno - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA