PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: DANIEL GUILLERMO GORDILLO SÁNCHEZ

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIEL GUILLERMO GORDILLO SÁNCHEZ
DATA: 25/03/2024
LOCAL: Sala virtual Google Meet
TÍTULO: "Aún mejorando el mundo": Experiências de estudantes venezuelanos/as em escolas paraibanas
PALAVRAS-CHAVES: migrantes venezuelanos/as; educação e migração; estudos culturais da educação; educação intercultural.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
RESUMO: Com mais de oito milhões de migrantes forçados/as ao redor do mundo, o fenômeno migratório venezuelano se destaca como um dos movimentos populacionais mais expressivos e sem precedentes nas Américas, impondo uma série de desafios complexos às sociedades receptoras. Por meio de um arcabouço teórico-metodológico interdisciplinar, que congrega contribuições dos estudos culturais da educação, dos estudos linguísticos e da antropologia, esta Tese investiga as experiências de quatro jovens migrantes venezuelanos/as que se estabeleceram no estado da Paraíba entre 2018 e 2021, matriculados/as em escolas públicas da região. Trata-se de um estudo etnográfico que foca em dois irmãos de 14 anos cursando o oitavo ano do ensino fundamental em João Pessoa, uma estudante de 15 anos, estudando o nono ano de forma remota na mesma cidade, e uma quarta participante de 16 anos, no último ano do ensino médio no Conde (PB), município da região metropolitana de João Pessoa. O objetivo central da pesquisa é desvendar os significados e percepções que esses/as jovens atribuem ao seu processo de adaptação e integração nas escolas públicas paraibanas, explorando os principais obstáculos e desafios educacionais que enfrentam nas instituições escolares. De modo semelhante, a Tese analisa as estratégias que os/as estudantes migrantes empregam para superar barreiras e assegurar oportunidades de escolarização, aprendizagem e socialização. O estudo evidencia que as dificuldades enfrentadas por esses/as jovens estão relacionadas, principalmente, à aprendizagem e ao domínio da língua portuguesa, ao período da pandemia da COVID-19, bem como a sua invisibilização no espaço escolar. Contudo, longe de assumirem uma posição passiva diante das adversidades, foi possível registrar a resiliência, os investimentos, os talentos e a criatividade dos/as jovens venezuelanos/as. Estas qualidades não só facilitam a superação de desafios e barreiras cotidianas, dentro e fora do espaço escolar, mas também abrem caminho para o desenvolvimento de propostas educacionais interculturais e decoloniais, visando aprimorar o acolhimento desta população no sistema escolar brasileiro.
Presidente - 333019 - MARIA EULINA PESSOA DE CARVALHO
Interno - 330693 - EMILIA MARIA DA TRINDADE PRESTES