PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: JOÃO PAULO GUERREIRO DE ALMEIDA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOÃO PAULO GUERREIRO DE ALMEIDA
DATA: 22/03/2024
LOCAL: Híbrido
TÍTULO: Escola Família Agrícola Jaguaribana Zé Maria do Tomé: Educação do Campo e territorialização da Agroecologia
PALAVRAS-CHAVES: Educação Popular. Educação do Campo. Pedagogia da Alternância. Territorialização da Agroecologia. Comunidade Camponesa.
ÁREA: Educação
RESUMO: A Escola Família Agrícola Jaguaribana Zé Maria do Tomé, localizada na comunidade Olho D’água dos Currais, município de Tabuleiro do Norte-Ceará, é uma das oito EFAs desse estado. Sua atuação é ampla e se expande para além das dinâmicas municipais, por se tratar de uma escola engajada e articulada a instituições, coletivos e movimentos sociais ligados à resistência em defesa da Agroecologia. Além da oferta de um Curso Técnico Agropecuária, a EFA Jaguaribana, por meio de sua Associação, desenvolve projetos agroecológicos junto a camponeses da região jaguaribana. Nesta pesquisa, vinculada à linha de Educação Popular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba, perseguimos a seguinte questão: Como a EFA Jaguaribana Zé Maria do Tomé, por meio de diversas frentes de atuação, constroi estratégias comunitárias de resistência ao Agronegócio, na perspectiva da Educação do Campo e da Educação Popular, com vistas à territorialização da Agroecologia no Vale do Jaguaribe? Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi analisar a atuação educativa e comunitária da Escola Família Agrícola (EFA) Jaguaribana Zé Maria do Tomé, no que respeita às estratégias de formação da população do campo para a convivência com o semiárido cearense, ao passo em que interroga suas possíveis contribuições à organização e à participação sociopolítica camponesa, construída por meio da territorialização da Agroecologia no Vale do Jaguaribe. Para o desenvolvimento da pesquisa, realizamos análise de referenciais pertinentes à Educação do Campo (Silva, 2020; Molina, 2010; Caldart, 2008; Carvalho, 2006), à Pedagogia da Alternância (Gimonet, 2007; Begnami, 2003 e 2019) e à Agroecologia (Caporal, 2011; Caporal e Costabeber, 2004; Machado e Machado Filho, 2017; Guhur e Silva, 2022), seguidos das suas interfaces com a Educação Popular. Os documentos institucionais da Escola e da Associação, tais como o Projeto Político Pedagógico e Memórias Institucionais e não institucionais (fotografias, boletins, cards e outros) também foram consultados, a fim de compreender a sua identidade e sistematizar as principais atividades desenvolvidas. Na pesquisa de campo, realizamos observações in loco, na própria EFA Jaguaribana e em comunidades camponesas onde são desenvolvidos os projetos agroecológicos, visando perceber as estratégias e contribuições dessa instituição de ensino para a organização e a participação sociopolítica camponesa. Nestes momentos, também foram entrevistados os diversos sujeitos que compõem a EFA Jaguaribana, como forma de conhecer as suas dinâmicas de atuação e o processo de territorialização da Agroecologia no Vale do Jaguaribe. A partir dessa pesquisa, identificamos que tal atuação voltada ao desenvolvimento dos territórios camponeses e à transição agroecológica promove a territorialização da Agroecologia, a qual é precedida por uma inserção comunitária e por processos educativo-políticos, atravessados pela Educação Popular e pela Educação do Campo, consequentemente, formas de educação libertadora que impulsionam à organização e à participação popular. Concluímos que a EFA Jaguaribana, por meio de suas ações, ratifica a função social de uma escola do campo, diminuindo a distância escola-comunidade, mediante a sua expansão às comunidades camponesas com o Curso Técnico e com os Projetos desenvolvidos, numa perspectiva agroecológica. Não obstante, essa dinâmica de inserção nos territórios camponeses implica numa forma de ampliar as possibilidades de atuação/formação na Pedagogia da Alternância, conferindo características e demandas particulares do semiárido e do Vale do Jaguaribe.
Presidente - 338352 - SEVERINO BEZERRA DA SILVA
Interno - 2413160 - ALINE MARIA BATISTA MACHADO