PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: LILIANE SANTOS TOBIAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LILIANE SANTOS TOBIAS
DATA: 26/03/2025
HORA: 10:00
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: IDEOLOGIA E POLÍTICA EDUCACIONAL NO BRASIL: TENDÊNCIAS HISTÓRICAS E CONTEMPORÂNEAS
PALAVRAS-CHAVES: Política educacional, ideologia, história da educação, neoliberalismo, neoconservadorismo.
PÁGINAS: 250
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: No atual estágio do desenvolvimento capitalista a ressignificação da crise estrutural, que vem se arrastando desde 2008, pautou-se na propaganda de “crise ético-moral”: transmutando os determinantes sócio-econômicos para uma perspectiva subjetiva/individual. A moralização do debate público foi alçada como medida de justificação e consertação do contexto de crise, decretando falência do modelo de Estado socialdemocrata/social-liberal de “terceira-via” e da ampliação de direitos e pautas progressistas. Como resultante, a aliança neoliberalismo e (neo)conservadorismo redimensionou o sentido ideológico-político dos espaços sociais e de lutas de classe. A face do exposto, partimos da hipótese de que em contextos de crise a educação, enquanto categoria ontológica, é utilizada como uma ferramenta estratégica para a construção de consensos, aspecto que justifica o premente interesse e a necessidade de controle ideocultural pelas classes dominantes, tornando-se campo de disputas. Diante disto, a temática central que orienta o presente trabalho de tese é ideologia e educação, tendo por objetivo geral analisar as tendências ideológicas presentes no desenvolvimento da política educacional brasileira e seus desdobramentos contemporâneos. Como objetivos específicos buscamos: identificar em cada momento histórico os principais instrumentos formulados para a política educacional, situando as disputas ideoculturais envoltas nos debates para aprovação e as repercussões dos cenários econômico-políticos; compreender qual/quais tendências da política de educação repercute em cada estágio de desenvolvimento, identificando os avanços e recuos; e apontar as tendências contemporâneas e seus significados. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental, a partir de documentos públicos das principais políticas elencadas. Também tomamos por subsídio informações disponíveis em sites e páginas oficiais do governo. A abordagem foi qualitativa, tendo como método de análise o materialismo histórico-dialético. Os principais resultados identificados nos permite situar quatro macro-tendências que se estabeleceram historicamente na política de educação: a ideologia colonizadora; a ideologia liberal-conservadora, a ideologia modernizadora-reformista e a ideologia progressista-democrática. A modernização conservadora, característica do “desenvolvimento desigual e combinado” brasileiro, tem reatualizado e incorporado novos elementos, considerando o silogismo imposto pelo ideário ultra-conservador que veio se espraiando nos últimos anos, congregando demandas inéditas, como a plataformização e algoritmização do cotidiano. Assim, algumas frentes e blocos de poder tem se mobilizado, pautando suas demandas e fazendo com que a educação mantenha e incorpore novos instrumentos, reatualizando o seu papel na construção-manutenção-reprodução do consenso. Analisar as determinações ideológicas que se estabelecem na política de educação nos permite compreender quais as requisições impostas para formação da classe trabalhadora no atual cenário de crise e como isto reverbera no consenso estabelecido para reprodução da sociabilidade burguesa brasileira e seu modus operandi.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO
Interno - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES
Interno - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Interno - 2117521 - ANA CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES
Interno - 1456736 - RHOBERTA SANTANA DE ARAUJO
Externo ao Programa - 2664659 - MARIA DA CONCEICAO GOMES DE MIRANDA
Externo à Instituição - MÁRCIA ANGELA DA SILVA AGUIAR
Externo à Instituição - FLAVIO ROMERO GUIMARÃES