PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA (PPGA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MILENA MATIAS FONSECA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MILENA MATIAS FONSECA
DATA: 13/11/2020
LOCAL: via remota por plataforma de videoconferência
TÍTULO: As batalhas de passinho em João Pessoa: Espaços de convivência e práticas culturais juvenis
PALAVRAS-CHAVES: Brega funk, batalhas de passinho, juventude, periferia, lazer.
RESUMO: Esta dissertação aborda as batalhas de passinho que acontecem na cidade de João Pessoa-PB no período de 2019 e 2020. As batalhas de passinho surgiram após a ascensão do Brega funk, um ritmo pernambucano. Para observar essa prática juvenil, escolhi duas batalhas que acontecem em bairros diferentes, a Batalha de Mangabeira 7 e a Batalha do Busto. Utilizei a observação participante e análise dos discursos das/dos jovens que frequentam as batalhas. Dialoguei de forma presencial e online devido à pandemia de Covid-19, e também observei a utilização das mídias e das redes sociais pelas/os jovens que consomem o Brega Funk. A discussão teórica norteadora foi baseada em estudos da antropologia urbana (Magnani 2005), (Velho 1978), culturas juvenis, (Souza 2007), (Pereira 2017), música (Fontanella 2005), (Vianna 1987) e comunicação (Janotti 2011) e (Soares 2017). Os resultados preliminares revelam que, a partir das batalhas as/os jovens criam redes de sociabilidade, a música e a dançam se mostram como pilares importantes na sociabilidade juvenil e que as batalhas de passinho se tornaram um momento de lazer. Apontam ainda que, através das batalhas as/os jovens ressignificam espaços da cidade que são utilizados por outros grupos com diferenças geracionais, de classe e econômica. A partir da preferência musical os jovens moldam-se a estilos e consumos em comum, criam uma estética norteada pelo consumo da música e dão visibilidade à sua criatividade em torno deste gênero musical, que também reverbera em popularidade nas redes sociais.
Externo à Instituição - DANIELA SALES DE SOUZA LEÃO
Presidente - 1525788 - LUCIANA MARIA RIBEIRO DE OLIVEIRA