PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA (PPGA)

Banca de DEFESA: JÁRDINA KELLY DA SILVA

DISCENTE: JÁRDINA KELLY DA SILVA
DATA: 28/02/2024
LOCAL: Remota por videoconferência Google meet
TÍTULO: Suicídio e racismo: uma reflexão antropológica acerca da ideação e de tentativas de suicídios realizadas por mulheres negras acolhidas pelo Cerir João Balula, João Pessoa/PB
PALAVRAS-CHAVES: Suicídio; Racismo; Ideação e Tentativas de Suicídio; Mulheres Negras, CERIR João Balula.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Antropologia
RESUMO: Este estudo aborda as relações entre as práticas do racismo e o suicídio na população negra, com ênfase em mulheres negras a partir de pesquisa realizada no Centro Estadual de Referência da Igualdade Racial João Balula, vinculado à Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana – SEMDH. A problematização das relações entre esses termos – racismo e suicídio – é central para exercer a crítica sobre os processos de colonização e racialização das práticas cotidianas, assim como compreender o impacto desses processos na trajetória de vida de mulheres negras. Antropologicamente, essas relações são consideradas histórica e socialmente construídas, produzindo desigualdades sociais, raciais e de gênero. A escolha pelo CERIR João Balula buscou focar nos processos de transformação de políticas públicas em práticas quando se trata de racismo, enfatizando a perspectiva multidisciplinar da equipe do serviço. O objetivo foi identificar os impactos causados às mulheres negras a partir da experiência da injúria racial, envolvendo as relações pessoais, sociais e a existência de ideação ou tentativas de suicídio relatados por elas. Inicialmente, buscou-se informações epidemiológicas acerca do suicídio e práticas tentantes consolidadas pela Secretaria de Saúde do Município de João Pessoa, levando-se em consideração o quesito raça/cor. Em seguida, além da observação de campo, foram realizadas seis entrevistas com mulheres negras e quatro entrevistas com profissionais do referido Centro. Confirmou-se a informação de que as mulheres realizam tentativas de suicídio em relação aos homens, em João Pessoa. A partir das entrevistas, os profissionais afirmam que o serviço é uma forma de combater o racismo estrutural e institucional, que permeiam as relações sociais. Já elas narram as experiências pessoais da mulher negra na sociedade brasileira, trazendo episódios relacionados às suas vivências desde a infância, marcadas pelo crime de racismo e outras formas de violações e violências, como gatilhos para ideação e tentativas de suicídio. As narrativas registram o sofrimento e a dor causada pelas práticas de racismo, investindo sobre corpo – cabelo, magreza, cor da pele – às ideações e tentativas de suicídio.
Externo ao Programa - 1023440 - AINA GUIMARAES AZEVEDO
Presidente - 1177988 - EDNALVA MACIEL NEVES